Omnichannel deixou de ser uma ferramenta adicional faz tempo. Quem tem um negócio profissional mesmo sabe da importância de um bom canal de atendimento ao cliente.
O atendimento que antes era extremamente limitado contando só com canais de telefone, ou até mesmo de cartas, hoje ganhou possibilidades como e-mail, whatsapp, chatbots, telegram e vários outros. Acredite, se você não julgar ter um atendimento em vários canais importantes, pode estar perdendo muitas vendas para o seu concorrente.
Hoje um atendimento em todos os canais permite uma facilidade bem maior na entrega de resposta a problemas simples enquanto se fazem vendas recorrentes e se entregam maior valor à sua marca.
Então hoje resolvi trazer alguns motivos bem básicos para te ajudar a escolher um Omnichannel. Afinal de contas você quer ter melhores resultados, não é?
A MultiSAC tem a melhor variedade em funções de atendimento Omnichannel para você fidelizar o seu cliente e aumentar as vendas, inclusive as vendas recorrentes. Aproveite para ver uma demonstração totalmente de graça e sem compromisso ao vivo através deste link.
8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um atendimento Omnichannel
Tabela de conteúdo
1 – Integração de diversos canais em um só lugar
O principal diferencial de um sistema como este é a possibilidade de agrupar todos os canais de comunicação no mesmo sistema. Assim você ganha agilidade e foco na hora de trabalhar. Até porque seria bem difícil tentar administrar várias abas no computador com vários sons de alerta toda hora.
Mas em um Omnichannel você ganha tudo o que precisa em uma aba só, isso garante velocidade e capacidade para resolver cada um dos seus empreendimentos.
2 – Relatórios e Gráficos
Nem todo mundo se atenta à essa necessidade. Entretanto é bem útil que você entenda o comportamento dos seus clientes e suas ações enquanto navegam no seu site. Sendo assim a geração de relatórios e gráficos vão facilitar bastante sua análise.
Porém é claro que isto só seria possível se você utilizasse a ferramenta correta. Como seria possível analisar as métricas de pedidos e ações do Whatsapp por exemplo? Isso iria requerer uma vistoria manual, gastando tempo, recursos financeiros e humanos.
3 – Atendimento em tempo real
Atendimento em tempo real é o básico que você precisa ter para não deixar metade dos seus clientes bastante irritados. Afinal de contas eles pagaram ou pretendem pagar por um serviço que não demore 24 horas inteiras para atender às suas necessidades.
Então invariavelmente é importante escolher sempre um serviço de Omnichannel que permita facilitar o envio de respostas em uma alta velocidade. Se o seu colaborador responsável pelo suporte tiver que ficar trocando de aba para atender diferentes canais toda hora, dificilmente você vai ficar isento de reclamações.
4 – Chatbot 24 horas e URA Digital
Claro que principalmente no início não dá para deixar alguém encarregado de responder perguntas 24 horas por dia e 7 dias na semana. Você precisa ter uma opção automatizada que vá resolver problemas mais simples ou tirar dúvida caso se cliente queira por exemplo saber o preço do seu produto às 2 da manhã de domingo.
Os chatbots já são itens básicos e normalmente fazem vendas sozinhos. Eles acabam economizando vários recursos já que você não precisa pagar uma operação de marketing inteira sentada para ler o que os clientes perguntam. Como muitas destas perguntas são comuns várias respostas automáticas podem ser programadas respondendo a solicitação do cliente sem a necessidade de um atendente real.
Assim você reduz sua equipe para até uma pessoa só que vai receber as demandas que não foram automaticamente respondidas.
A URA (Unidade de Resposta Audível) também pode facilitar tanto o encaminhamento do cliente ao setor certo, como pode resolver a questão por si só. Você acaba ganhando ainda mais agilidade e não sofre com a lotação do seu sistema.
Outra opção interessante é deixar pronto um menu de autoatendimento onde o cliente pode achar suas soluções de maneira rápida e fácil.
O ROI (Retorno Sobre o Investimento) pode ser notado em pouquíssimo tempo. Assim você não só recupera mais do que o seu investimento, mas fideliza clientes para a vida toda. Entenda que temos já uma legião de clientes bem satisfeitos com o produto, que só mantém a estrutura por que ela se paga praticamente sozinha!
5 – Multiusuário
Você pode também facilitar e muito atendimentos em canais como o Whatsapp e Facebook Messenger que normalmente ficam lotados com várias pessoas ao mesmo tempo. Isso acontece porque um Omnichannel de qualidade dá suporte para um atendimento multiusuário. Assim mais de uma pessoa tem acesso ao mesmo aplicativo de mensagens.
Enquanto um atende 1 ou 2 clientes o outro vai atender o próximo. Isso evita filas de espera gigantescas além de transformar todo o seu atendimento em algo muito mais eficaz e personalizado.
Entenda que às vezes um cliente pode não te recomendar pelo serviço de boa qualidade, porém pode te recomendar se você resolver um problema de maneira rápida e eficaz.
6 – Mensagens de boas vindas
Um Omnichannel nunca vai estar completo sem uma mensagem de boas vindas. Mas em geral o serviço é adaptável para várias outras mensagens automatizadas. Isto acaba transformando a experiência do cliente além de passar um ar extremamente profissional.
Seja criativo e coloque mensagens descontraídas que podem ir melhorando o humor de quem contratou seu serviço ou deseja ser um cliente de longa data. Todo detalhe é pouco na hora de fidelizar o cliente.
7 – Campanha de Marketing
Realmente se você quer uma ferramenta de Omnichannel perfeita, vai ter que saber se ela possibilita toda uma criação de campanha de marketing.
Na verdade não são todas as ferramentas do ramo que possuem esta habilidade. Uma campanha de marketing automatizada serve para fazer disparos de mensagens aos clientes e leads corretos. Tudo é programado com antecedência onde e-mails e outras mídias são encaminhadas para quem está acessando determinado produto ou serviço.
Deste modo você consegue fazer vendas para toda uma base de clientes já existentes. Aumentando seu ROI drasticamente.
8 – AutoAtendimento
O autoatendimento funciona como uma URA Digital na qual o cliente ao entrar em contato em um dos canais automaticamente recebe a resposta de boas vindas e um menu de autoatendimento com submenus onde pode digitar números e receber respostas instantâneas como links de pagamento, contas bancárias, datas disponíveis para agendamentos ou reservas, entre outros.
Também é possível auto atribuir tags conforme cada número e transferir a conversa para o departamento ou usuário correspondente aquele número, agilizando e facilitando a ligação entre o cliente e seus atendentes.
Qual a melhor plataforma para Omnichannel?
Então, eu não poderia deixar você ir embora sem antes dar uma dica incrível sobre a melhor escolha possível de um Omnichannel. E no caso vamos recomendar a nossa plataforma aqui da MultiSAC.
Primeiramente porque ele possui integração com todas as principais plataformas de comunicação do mercado. Em um só serviço você vai poder gerenciar e responder comentários no Whatsapp, Facebook Messenger, IG Direct, Skype, Twitter, SMS e vários outros.
Mas nossa ferramenta não fica só como um agregado de chats, ela vai bastante além. Você pode por exemplo criar um Chatbot criativo e que ajude bastante na solução de dúvidas ou mesmo para resolver agendamentos de serviços mais complexos.
Sabe todas esses pontos fortes listados no texto? Então, aqui conseguimos reunir cada um deles.
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