Chat Bot – Conversacional

You are here:
← All Topics
Table of Contents

Neste tutorial, iremos aprender o passo a passo de como realizar a configuração do Chatbot Chat2Desk, o qual é bastante importante e fundamental para o atendimento online dos seus clientes.

Palavras Chaves do Chatbot Chat2Desk

A partir disto, para iniciar, clicamos em “configurações” e entramos na sessão de chatbot, onde o painel de configuração é aberto e podemos dar início a todas as modificações.

ChatBot
Painel de visualização dos chatbots

É importante ressaltar que, com o Chatbot Chat2Desk, nós trabalhamos com palavras-chave selecionadas onde definimos o conjunto de palavras chaves com base nas quais o cliente irá receber as respostas apropriadas, sem o envolvimento do operador. A resposta especificada no conjunto será enviada se a mensagem do cliente tiver pelo menos uma palavra de cada grupo de palavras chaves que colocaremos a seguir.

ChatBot
Criação de um set de resposta

Para iniciarmos esta configuração Chat2Desk, inicialmente poderemos criar um Set, como você pode ver acima, sendo que logo depois nós podemos nomear o mesmo e colocar o grupo de palavras chaves especificadas, uma vez que, se o cliente entrar em contato e digitar aquela palavra chave nós poderemos responder ela com texto já pronto, podendo ser editado em “responder o texto”. Podemos, também, colocar opção de palavras de parada dentro do Set e nesse caso essas palavras de parada irão impedir que a conversa prossiga, finalizando o atendimento Chat2Desk.

ChatBot
Exemplo de um set de resposta

Na imagem acima podemos perceber que o grupo de palavras chave são, obrigado obrigada, grato, etc.. Além disso, se o cliente responder alguma dessas palavras chaves nós iremos responder com o texto que estará editado para ser enviado a ele, utilizando o “%client” para sempre ao mesmo pelo nome. Outra opcionalidade Chat2Desk importante, é que podemos, também, selecionar arquivos para mandar para o nosso cliente assim, com simples passos e cliques visando uma praticidade gigantesca.

ChatBot
Escolhendo a quem vai ser atribuído o set do chatbot

Além disso, é possível atribuir o chat a algum grupo algum operador específico, como você pode visualizar acima, clicando em “atribuir chat para” e selecionando o o operador que quisermos para aquele atendimento Chat2Desk. Por outro lado, uma das opções adicionais é utilizar tags, assim como, podemos adicionar tags aos clientes, nas quais temos opções de escolha como “tags comercial”, bem como o requisito “tags financeiro” com o nome do cliente.

ChatBot
Escolhendo as tags associadas ao set de resposta

Abaixo desta aba, percebemos no pop-up, que existe e podemos realizar a função do script, facilitando todo o processo e entregando opcionalidade, pois podemos remover as tags e chamar a função script.

Configurações do Chatbot Chat2Desk

Logo depois de entender mais sobre as palavras chaves e os ajustes iniciais necessários, iremos avançar para mais uma parte essencial dentro do Chatbot Chat2Desk. Dentro das “configurações” que está dentro do painel do chatbot, percebemos apenas duas opções de marcação, como você pode visualizar abaixo.

ChatBot
Configurações do ChatBot

Na primeira opção, temos “não responda se o chat estiver atribuído à um operador”, ou seja, se a conversa tiver aberta ele não vai responder mesmo se o cliente enviar alguma mensagem, como por exemplo, obrigado,sendo que neste caso, somente se a conversa estiver fechada o robô vai responder. A outra opção é “fechar o chat depois de cada resposta do Chatbot”, a qual não é o recomendado.

ChatBot
Definindo o mensagem do TRIG

Logo depois desta aba de edição, podemos encontrar a aba “se nenhum Set for trigado” – como você pode ver na imagem acima –  ou seja, se ele não tiver nenhuma palavra-chave que nós configuramos nas tags, dentro das palavras, a ferramenta irá enviar um texto para o cliente, o qual podemos editar, avisando os horários de funcionamento, sendo que, neste caso, o texto será enviado se o chat não for atribuído ao operador – isto irá acontecer quando o serviço estiver offline.

Testando Chatbot Chat2Desk

Para finalizar nosso tutorial Chat2Desk, depois de passar por cada detalhe de configuração, nós iremos entender mais sobre uma possibilidade interessante: testar o Chatbot depois de configurado – podendo revisar todo o trabalho já feito.

ChatBot
Testando o chatbot

Para realizar o teste do Chatbot, basta apenas colocar o texto da mensagem do cliente e clicar em checar, onde nos será mostrado a resposta do Chatbot.

Veja também como funciona nosso atendimento digital Chat2Desk acessando um dos canais ⬇

Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 1Chat Bot - Conversacional 1Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 3   Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 4 Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 5

Um grande abraço e muito sucesso!