Configuração do Funil de Vendas – Primeiros passos

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Funil de Vendas – Introdução

O Funil de Vendas é uma ferramenta muito poderosa e que nos ajudará a realizar importantes automações dentro do nosso sistema.
Nesse breve tutorial , iremos aprender como configurar um simples funil de vendas para automatizar o processo de entrar novamente em contato com um lead que não terminou o orçamento.

Basicamente, o funil inicia por meio de ações pré-definidas e tem o seu término também determinado por ações pré-definidas..

Por exemplo, é possível determinarmos que um funil se inicie quando uma etiqueta é colocada em um cliente e que termine assim que essa etiqueta é retirada do cliente.

Para este tutorial, utilizaremos as seguintes etiquetas:

VDA – O lead entrou em contato interessado em adquirir os nossos serviços.

ORCF – O orçamento do lead foi feito.

ENGANO – O contato foi realizado por engano.

LOST – Perdemos o lead.

SI – O lead não interage conosco pelo chat.

Criando um simples funil para entrar em contato com o lead 1 dia depois para fechar um orçamento:

Passo 1: 

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 1

 Clicamos na opção “Funil de Vendas”
Nessa janela poderemos ver quais os funis de vendas que estão ativos na nossa plataforma.

Passo 2:

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 2

Selecionamos a aba “funis”.

Passo 3:

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 3Clicamos em “Adicionar funil”.

Passo 4:

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 4

Agora podemos escolher um nome para o nosso funil de vendas.

Note que ele já vem pré-configurado com uma etapa e uma ação.

Etapa: Etapa inicial.
Ação: Enviar uma mensagem ao lead com o texto “Primeira Mensagem”.

Mas o que seriam ações ?

Ações são as automações que iremos realizar em nosso sistema, temos muitas possibilidades, desde adicionar uma etiqueta ao cliente a até mesmo enviar arquivos em PDF automaticamente para ele.

Por sua vez, as etapas são um conjunto de ações que irão ser realizadas em um mesmo momento.
Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em “Etapa inicial”.

Passo 5:

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 5

Em “Nome da etapa” podemos definir um nome para a nossa etapa, deixaremos como etapa inicial, neste tutorial.

Em “Atraso antes do envio” podemos definir um intervalo antes que a nossa mensagem seja enviada ao nosso cliente, no caso, queremos entrar em contato com o cliente 1 dia depois do primeiro contato, portanto definimos esse atraso como 1 dia.


Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em “Mensagem”.

Passo 6:

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 6

Agora definimos a mensagem automática que enviaremos ao nosso lead.
Note que é possível estabelecermos condições para o envio dessa mensagem em “ativar condições”.

Perceba também que em nosso texto utilizamos uma variável “{name}” essa variável contém o nome do lead como está cadastrado na nossa plataforma. Temos variáveis para datas, campos do cadastro do cliente e muito mais, no nosso manual em pdf, disponibilizamos um guia sobre o uso das variáveis.

Em imagens, podemos escolher uma imagem para enviarmos ao cliente acompanhando a mensagem.
A opção “Open dialog (if closed)” deverá ser marcada.
Ela irá nos permitir enviar mensagens ao nosso lead mesmo que não estejamos com o chat aberto com esse lead.
O que é muito útil no nosso caso, pois iremos entrar em contato apenas 24 horas depois do início do chat com o lead.
Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em “Salvar”.

Passo 7: 

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 7

 

Agora precisamos definir as situações de início e parada do funil.

Em “Iniciar funil”, escolhemos que o funil inicie quando a etiqueta VDA (Vendas) é atribuída ao cliente.
Ou seja, quando o nosso lead receber a etiqueta de vendas e não receber um orçamento, entraremos em contato com ele no dia seguinte, perguntando se deseja prosseguir o atendimento e todo esse processo ocorrerá de forma automatizada.

Em “Parar funil”, definimos as condições de parada do funil, que no nosso caso serão quando o lead receber qualquer uma das seguintes etiquetas: ORCF(orçamento) , ENGANO(engano), SI (sem interação), LOST(cliente perdido).
Note que poderíamos definir diferentes condições de início e parada para o nosso funil conforme selecionamos as caixas de opção.

Passo 8: 

Configuração do Funil de Vendas - Primeiros passos 8

Agora  verificamos se o nosso funil está ativado.

Podemos filtrar as contas em que esse funil será aplicado (em “Filtro de Contas”) e também podemos definir um cronograma, para evitarmos o envio de mensagens em dias que possam incomodar o nosso lead.
No nosso caso definimos um cronograma de segunda-feira a sábado de 8:00 – 18:00.

Por fim, clicamos em “Criar” e o nosso funil estará configurado e em pleno funcionamento.

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