Live Chat

You are here:
← All Topics
Table of Contents

Neste tutorial Chat2Desk, conheceremos mais sobre as configurações de Live Chat, pois é uma ferramenta bastante interessante. Inicialmente, clicamos em configurações e logo depois em Live Chat, aparecendo todo o painel para configurarmos.

Configurar Aparência do Live Chat Chat2Desk

Live Chat
Escobilhando o canal a ser customizado

Logo depois disso, escolhemos o canal correspondente para podermos começar as edições. A primeira edição vai ser a da logo no bate papo, esta que vai aparecer quando iniciar a conversa com o cliente. Além disso, existe a opção de mostrar o avatar do operador de bate-papo, onde cada operador pode definir o seu. Outra coisa, dentro desta ferramenta da Chat2Desk, que é possível configurar, é a visualização do nome do operador no chat, fazendo com que seja possível visualizar este nome com um simples deslize sobre o ícone do avatar do operador, assim como podemos ocultar essas opções.

Live Chat
Painel de configuração

Logo depois de configurar esta etapa, nós podemos editar o background do chat de atendimento Chat2Desk, ou seja, vamos escolher o plano de fundo do chat. Quando aberto o chat ao vivo, é possível perceber inicialmente o background do chat – ou plano de fundo – onde podemos escolher um template pronto ou uma figura específica que podemos realizar o upload, sendo possível até mesmo colocar imagens customizadas.

Live Chat
Escolhendo o plano de fundo

Outra opção adicional sobre a aparência do Live Chat Chat2Desk, se trata da customização das cores das mensagens enviadas pelos clientes e operador, além de poder escolher a opção de mostrar o cabeçalho do chat ou não. Existem outras opções como mostrar footer do chat, editar a cor das bolhas do chat correspondentes a mensagem dos clientes e respostas do operador e sistema, tudo com bastante simplicidade e através de um clique.

Live Chat
Cabeçalho do Chat

Um ponto bastante importante é que existe uma área chamada “outras configurações”, como você pode visualizar abaixo, onde temos a oportunidade de iniciar automaticamente o bate-papo com os visitantes ao entrar no atendimento, podendo também, retirar essa opção com um simples clique para desmarcar a caixinha de escolha.

Live Chat
Configurando o Live Chat

Dentro destas configurações da Chat2Desk, é interessante notar que também existe a possibilidade de começar bate-papo após o carregamento da página de acordo com um determinado tempo que pode ser editado com um simples clique no lápis referente a esta opção. Além disso, existem mais duas opções interessantes: não iniciar o chat até a mensagem do cliente e/ou excluir conversas vazias do Live Chat com mais de um dia.

Live Chat
Ofertando campos e colocando-os como obrigatório no Live Chat

Dentro dos “campos para apresentação customizada” da Chat2Desk, podemos especificar nos seguintes campos, apresentados na imagem acima, que seu cliente terá que preencher antes do chat iniciar. Essas informações enviadas serão mostradas em chats no cartão de informação do cliente. Seguindo nesta etapa, podemos fazer a marcação da “oferta para preenchimento”, assim como a marcação do campo onde tem detalhes com nome, telefone, CPF ou CNPJ, endereço, e-mail, entre outros, preenchendo esta lacuna caso seja preciso o cliente preencher os mesmos antes de inciar a conversa, ou seja, tudo isso para termos as informações das pessoas que entram em contato através do Live Chat Chat2Desk, como no print abaixo.

Live Chat
Exemplo de como fica os campos obrigatórios no chat

Configurar Widget Chat2Desk

Widget
Escolhendo o canal a ser configurado

Seguindo nosso tutorial, clicamos em configurações, e clicamos em “widget no site” onde será aberto este painel que está sendo mostrado acima. Dentro desse painel, em configurações do Widget, temos que selecionar, inicialmente o canal a ser configurado e o  botão para que o widget fique ligado, como nas setas indicativa abaixo.

Widget
Ligando o Widget

Então, ao instalar o Widget Chat2Desk no site podemos convidar os visitantes a escrever-lhe através do Messenger ou chat online. Sendo que ele funciona no desktop, assim como na versão mobile. Depois disso, temos a opção de configurar o texto de boas-vindas, editando através de um clique em cada lápis correspondente a cada tópico, a fonte de comprimento, o recuo para desktop, nome do contato para o livro de endereços, onde mostrar o widget, a posição que ele vai aparecer – na direita ou na esquerda – a posição da altura, bem como a posição dos ícones, entre outros tópicos editáveis.

Widget
Compactando o widget

Nosso próximo passo, se trata da possibilidade de compactar widgets sendo que, caso a vista esteja ligada, ele será mostrado como um botão e quando clicado, ele vai ser expandido para vista cheia. Podemos colocar em duas opções se quisermos mostrar ele em forma compactada com um botão: desktop ou mobile, além de poder customizar a imagem para o determinado botão de widget, sendo que também é possível escolher imagens pré-definidas.

Depois de realizar essas etapas, podemos configurar um recurso Chat2Desk, bastante importante, que são os mensageiros instantâneos. Com esta ferramenta, podemos escolher os mensageiros instantâneos que serão exibidos no Widget (WhatsApp, Facebook, Email…) e ele é recomendado principalmente para o posicionamento no Telegram e Facebook – se estiver conectado a eles, sendo possível editar os posicionamentos na tabela apresentada abaixo.

Widget
Configurando os mensageiros do widget

Além disso, temos a opção de chamada de voz onde podemos colocar o número de chamada caso eles queiram realizar ligações. Basta clicar em editar, no lápis, abrir a seção de “ação por clicar no ícone” e adicionar o número.

Se o caso for de ter uma central Chat2Desk, basta colocar a URL na janela abaixo do número, entregando ao cliente uma nova possibilidade de atendimento, através da ligação.

Depois disso, podemos realizar o teste do widget, onde temos a opção de ver a demo do mesmo no canto do painel, tanto para versão desktop, como para versão mobile. Finalizando o nosso tutorial, percebemos que qualquer configuração é bem simples e prática para realizar.

Widget
Código fonte do widget a ser copiado

No caso do código-fonte, não vai ser diferente. Esta ferramenta entrega a opção de instalar o código fonte do widget na página do seu site, de forma bastante simples. Basta apenas selecionar o script que já está na aba para ser copiado e transferir para o body, sistema PHP ou outros.

Veja também como funciona nosso atendimento digital Chat2Desk acessando um dos canais ⬇

Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 1Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 2Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 3   Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 4 Atendimento Omnichannel - 8 Motivos que fazem seu negócio precisar de um 5

Um grande abraço e muito sucesso!