A chave para o sucesso em qualquer negócio é construir um bom gerenciamento de relacionamentos com o cliente. Mas o que acontece quando o gerenciamento de relacionamentos com o cliente ocupa muito do seu tempo e energia? A melhor maneira de cultivar e desenvolver seus relacionamentos com cada cliente quando sua equipe está sem tempo, é ter boas práticas de gerenciamento de relacionamentos com o cliente eficiente e eficaz.
Praticar habilidades eficazes de gerenciamento de clientes certamente irá melhorar as experiências de seus clientes com sua empresa, mas o que exatamente é gerenciamento de relacionamentos com o cliente?
Essencialmente, é a maneira como o seu negócio gerencia o relacionamento com um cliente para garantir a mais alta qualidade de serviço e satisfação. Inclui descobrir o que o cliente precisa que a sua empresa solucione e medir o quão bem o seu negócio atende a essas necessidades. Usando uma combinação de boa comunicação e tecnologia moderna, uma excelente gerenciamento de relacionamentos com o cliente irá estar bem ao seu alcance.
Aqui estão oito habilidades simples e eficazes de gerenciamento de relacionamentos com o cliente para praticar:
Tabela de conteúdo
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Estabeleça comunicação preferencial
O primeiro passo para aprender como é o gerenciamento de relacionamentos com o cliente de forma eficiente é estabelecer o método de comunicação preferido do cliente. Faça sempre pesquisa com seus clientes, certifique-se de perguntar qual canal de comunicação ele prefere e o melhor momento para fazer contato. Seu cliente apreciará se a empresa demonstrar preocupação com suas preferências e interesses.
Além disso, é mais provável que sua empresa obtenha uma resposta oportuna e não precise ficar pedindo as mesmas informações aos clientes. Por que continuar mandando e-mails para um cliente, várias vezes por semana, se ele provavelmente irá interagir somente pelo WhatsApp? É tudo uma questão de comunicação proativa e antecipação das necessidades do seu cliente desde o início.
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Investir em software de gerenciamento de relacionamentos com o cliente
Um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) com boas práticas inclui recursos. Desde a organização das informações do cliente até a automação do acompanhamento com os clientes, obter o software certo é crucial para construir o relacionamento com o cliente. As ferramentas de CRM rastreiam o que está acontecendo com cada cliente, quando os clientes precisam ser contatados e o que está por vir no caso de um cliente.
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Sempre acompanhe
O gerenciamento de relacionamentos com o cliente, é importante tornar o acompanhamento dos clientes parte de uma rotina, em vez de algo que só é feito ao tentar fechar um cliente. Por qualquer motivo que sua empresa esteja fazendo um acompanhamento, certifique-se de que seja automatizado. Leva tempo para criar e enviar novas mensagens sempre que sua empresa precisa fazer o acompanhamento de um cliente. Se o seu negócio usa uma ferramenta de CRM, pode automatizar o acompanhamento para que o software faça isso pela sua equipe. A equipe poderia potencialmente agendar todo o acompanhamento de um cliente de uma vez e não ter que revisitar novamente durante a semana.
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Gerenciar as expectativas do cliente de forma transparente
Ao gerenciar as expectativas do cliente, quanto mais o consumidor souber o que esperar do trabalho que sua empresa irá oferecer para ele. Menos ele irá se preocupar em entrar em contato apenas para verificar qual serviço ou produto seu negócio vende. Quanto mais pró-ativo sua equipe for ao definir as expectativas, menos seus clientes tentarão se safar com comportamentos que extrapolam os limites do que é aceitável conforme o gerenciamento de relacionamentos com o cliente da sua empresa.
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Agende tarefas de gerenciamento de relacionamentos com o cliente semanalmente
Permanecer organizado e eficiente economiza tempo, reserve um período todas as semanas para programar suas tarefas de gerenciamento de relacionamentos com o cliente para a semana. Durante esse tempo ininterrupto, concentre-se no que cada cliente precisa da sua empresa naquela semana. Ao ter um sistema de gerenciamento de relacionamentos com o cliente, sua equipe terá o acompanhamento para conduzir ou há vários clientes para os quais sua empresa precisa fazer follow up. Essas e outras tarefas podem ser planejadas para a semana, dessa forma, sua equipe se manterá organizada e eficiente.
Além disso, depois de implementar o gerenciamento de relacionamentos com o cliente em sua programação, trate-o como uma deadline importante. Quando chegar a hora de concluir as tarefas que a liderança agendou, não as deixe de lado para executar outra tarefa. Nutrir seus relacionamentos com os clientes é tão importante quanto outras tarefas que a equipe de venda e marketing fazem e ajudará a gerenciar as expectativas do cliente para futuras interações.
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Utilize portais de clientes
Os clientes adoram empresas que se comunicam com eles, e as empresas, também. A colaboração do cliente é a função mais significativa de um bom sistema de gerenciamento de relacionamentos com o cliente. Ao usar canais de comunicação, a empresa e seu cliente podem enviar um ao outro mensagens com segurança, seja arquivos, notas, solicitações e perguntas com o clique de um botão.
Chega de e-mails não respondidos perdidos na caixa de entrada do seu cliente, não precisa mais esperar que seu cliente visite seu escritório e lhe entregue papéis importantes diretamente. Ao ter o seu próprio chat ou mesmo um número de WhatsApp para a sua empresa, seu cliente pode simplesmente enviar à sua equipe todos os documentos necessários de qualquer lugar que tenha acesso à Internet.
Além disso, usar canais integrados com um sistema de gerenciamento de relacionamentos com o cliente geralmente oferecem funcionalidade de pagamento, e os clientes estarão mais propensos a pagar em tempo hábil se puderem pagar online.
A transparência que acompanha os canais integrados com os sistemas de gerenciamento de relacionamentos com o cliente leva a uma melhor gestão do cliente. Quanto mais um cliente pode ver o que sua equipe está fazendo para atender as necessidades dele, menos sua equipe precisa ligar, enviar mensagens e abordá-lo. Isso deixa a sua equipe com mais tempo para se dedicar a entrega de uma boa experiência aos clientes, em vez de tentar gerenciar as expectativas do cliente.
Empresas como aa Chat2desk, oferece um sistema completo de gerenciamento de relacionamentos com o cliente, com coleta e organização de dados, gerencia tarefas da equipe. Disponibiliza o atendimento 24h por dia com os chatbots, possibilitando a comunicação híbrida, sendo assim: humanos podem se dedicar as questões mais complexas, e os chatbots em questões mais simples. Melhorando assim, a produtividade da sua equipe e otimização do tempo.