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Instagram: as atualizações do mês de agosto

Já não é mais uma novidade, que o mercado digital vive em constante mudança. Sabemos, também, que fica difícil acompanhar tantas atualizações do Instagram, e entender qual a finalidade dele, no momento atual, e qual é a melhor forma de utilizar a ferramenta para alcançar o máximo de performance. Pensando nisso, a Chat2Desk resolveu reunir nesse texto as principais atualizações no Instagram ao decorrer do mês de agosto. 

 

1. O Instagram abraçou os vídeos.

No penúltimo dia do mês de julho, Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou em seu perfil pessoal que a plataforma não é mais uma rede que se resume apenas em compartilhamento de fotos, mas também entretenimento e negócios. Sobretudo o Instagram é uma rede de compartilhamento de vídeo, sendo uma estratégia para ultrapassar o seu atual principal concorrente, TikTok. E que mudanças seriam feitas com relação a usabilidade de vídeos. Já no mês de agosto vimos que elas realmente ocorreram.

 

  • Reels:

1- Para o reels, uma atualização bem aguardada do Instagram: A possibilidade de promover os vídeos dentro do feed infinito, através do Facebook Ads.

Essa atualização ajuda a alcançar novos públicos e aumentar engajamento. E, nas contas comerciais, ajuda a encontrar compradores em potencial. Essa estratégia vem para facilitar os criadores de conteúdos e a popularizar seus perfis.

Anúncio do Reels do Instagram
Anúncio do Reels do Instagram

2- Outra conquista do Instagram, no mês de agosto, foi a chegada do reels de 60 segundos para a maior parte dos usuários do Instagram, anteriormente só era possível gravar vídeos com até 30 segundos.

Já na plataforma concorrente (o Tiktok), essa funcionalidade já estava inserida há bastante tempo, o que poderia fazer com que algumas pessoas optarem por criar conteúdos apenas lá, já que não iam precisar dividir os vídeos em várias partes. 

Temporizador do Reels do Instagram
Temporizador do Reels do Instagram

3- A seleção de efeitos do reels, também, ganhou um upgrade, com as tags “em alta”, “reels” e “aparência” que foram adicionadas à ferramenta.

Além dos seus efeitos que o usuário salva, o Instagram passa a indicar alguns efeitos que são mais utilizados, e, também, a possibilidade de encontrar com maior facilidade novos efeitos para fazer o seu reels.

Efeitos do Reels do Instagram
Efeitos do Reels do Instagram

4- O Instagram, também, testou algumas funcionalidades de áudio ao decorrer do mês. Para alguns usuários apareceu a função de “áudios populares” no canto esquerdo do reels, mas que logo foi substituída por uma funcionalidade de áudio que aparece junto à pesquisa no explorar. Essa aba é bem parecida com a do Tiktok.

 

Áudios em alta no Reels
Áudios em alta no Reels

 

  • IGTV:

Todos os vídeos postados no feed do Instagram, seja IGTV, reels ou no feed mesmo, passam a constar na parte de “mídia” do perfil do usuário. Independente, se são vídeos mais curtos, ou maiores. Antigamente, só iam para essa aba, àqueles com um tempo que ultrapassassem a marca de 1 minuto.

 

Vídeo do feed no instagram
Vídeo do feed no Instagram

 

2. Relatórios assertivos

 

  • Insigths:

1-As métricas de alcance, também, foram alteradas em todas as contas do Instagram. A função começou a ser testada em julho para alguns usuários, mas, em agosto, foi atualizada em todos os perfis

Agora, é possível verificar suas métricas em um gráfico pizza, como por ex: qual a porcentagem de seguidores e não seguidores que você alcançou. Além disso, um gráfico de conteúdo vai mostrar como esses seguidores chegaram na sua conta do Instagram.

Insights do Instagram
Insights do Instagram

2- Logo, agora, é possível verificar suas métricas de maneira personalizada. Um calendário fica disponível para que os usuários consigam identificar quais foram seus insigths naquele período de tempo que desejam.  Dessa maneira, seus relatórios ficam mais completos.

Métricas personalizadas
Métricas personalizadas

 

3. Seu shopping virtual

  • Insta shop:

Com essa nova atualização, a loja virtual do Instagram possibilita inúmeras funcionalidades para as contas comerciais. Através do Instagram Shops é possível observar coleções, rolar o feed de lojas, encontrar sugestões de acordo com a sua preferência, consumir conteúdos de lojas, como dicas extras sobre os produtos, como funcionam e como usá-los. Além disso, também é possível salvar seus interesses de compra.

 

Instagram Shops
Instagram Shops

 

4. Contas comerciais

  • Painel profissional:

Atualmente, as marcas têm acesso a um painel profissional que indica o desempenho geral dos últimos 30 dias, facilitando os relatórios de desempenho mensal. Além disso, essa funcionalidade possui um blog para criadores de conteúdo, a ferramenta guia, ferramentas de conteúdo de marca, e indicações de configurações do Instagram Shop.

Métricas das contas do Instagram
Métricas das contas do Instagram

 

5. Criadores de conteúdo

  • Monetização:

As lives, também, podem ser monetizadas, agora. Essa atualização ainda está em andamento em alguns perfis. Já que o Instagram faz testes em lotes, antes de implementar em todas as contas, alguma funcionalidade, no caso da monetização das lives, será feita através de selos e metas. E os ganhos estão relacionados ao apoio de seus seguidores, que podem ajudar a monetizar a ação das lives.

Uma das formas de converter mais clientes, ganhar seguidores fiéis, fechar negócios e tirar todas as dúvidas dos seus lead é pelo direct! Uma ferramenta incrível de alta conversão, na qual o usuário não precisa sair da plataforma. Além de ser uma comunicação mais rápida em que pode ser enviado os posts com o produto e tudo mais.

O direct é o fundo do funil, os seguidores que você mais se comunica, que te seguem assiduamente e é, também, a métrica mais importante que o algoritmo avalia em questão do quanto um usuário gosta do seu conteúdo. Por isso, por mais que você utilize as atualizações e deve usá-las mesmo, porque as novas feature tendem a entregar mais que as outras funções. Porém, em todas as estratégias, o seu objetivo principal tem que ser a conversão. Leve sempre o seu lead para o direct.

Em empresas com quantidades massivas de mensagens ou que desejam ofertar aos seus leads, o ideal é ter um sistema de CRM, como os da Chat2Desk, em que sua equipe tem em um único dashboard integrado todos os principais canais de comunicação e redes sociais. Além de sermos parceiros oficiais do WhatsApp. Com um atendimento híbrido, que funciona 24h por dia, em tempo integral. E ainda coleta e organiza dados para fins estratégicos.

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