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Mensagens de catálogo e carrinho no WhatsApp Business API Oficial

O Grupo Facebook vem investindo cada vez mais em melhorias no WhatsApp Business API, tornando o aplicativo mais completo e com melhor usabilidade tanto para seus parceiros quanto para o cliente final.

O WhatsApp Business API Oficial está aproveitando a maturação do mercado e a grande oportunidade que encontrou com a pandemia de fazer da sua plataforma, uma grande ferramenta para qualquer empresa que busca investir em um bom atendimento ao cliente.

No mês passado mesmo, foi anunciada a permissão para enviar mensagens promocionais através do mensageiro, porém, sabemos que apesar disso ser um bom avanço. Poder enviar mensagens promocionais sem o cliente ter em mãos de forma acessível todas as informações necessárias sobre o produto, facilitando sua tomada de decisão sobre a compra.

 

WhatsApp Business API Oficial focando em vendas pelo aplicativo

Sabemos que muitos usuários e leads deixam de fazer a compra quando não possuem informações sobre o produto ou mesmo quando precisam visitar uma nova página ou um novo aplicativo para obter as informações complementares que precisam. Além disso, sabemos que toda plataforma de mensagem ou mesmo rede social, busca fazer com que o usuário fique cada vez mais em sua plataforma, pois quanto mais ele consome seu produto, mais a empresa lucra com isso.

Pensando nisso, o WhatsApp Business API Oficial trouxe mais uma novidade, com a sua versão 2.37.1, o Commerce Messages, Catálogos e Carrinho de Compras. Todos os seus parceiros e clientes finais já receberam a atualização e podem começar a experimentar esse recurso. Vamos falar nesse artigo um pouco mais desses recursos novos e como o WhatsApp pode ajudar a sua empresa a melhorar suas vendas e experiência do cliente.

Quais são os novos recursos que veio nessa atualização do WhatsApp Business API Oficial:

  •  Mensagens promocionais e de vendas, utilizando o catálogos e carrinhos de compras
  •  Possibilidade de precificar e descrever melhor os produtos oferecidos;
  •  Colocar catálogo com até 30 produtos que sejam ou que o usuário possa vir a ter interesse;
  •  O usuário pode fazer seu carrinho de compra e adquirir o seu produto sem sair da plataforma.

 

Mensagens promocionais e de ofertas de produtos

O WhatsApp Business API Oficial permite, agora, seus parceiros e clientes finais usarem mensagens promocionais ou catálogos com vários produtos ou com um único produto. Sendo possível por preço, descrição e inclusive ter carrinho de compras. É um novo tipo de mensagem que ajuda as empresas a oferecerem de uma forma profissional, personalizada e humanizada seus produtos e serviços. 

Possibilitando seus clientes a fazerem compras sem sair do WhatsApp Business API Oficial, além disso, ainda é possível verificar o estoque do produto quando a mensagem promocional é sobre um único produto. Já nos casos dos catálogos é permitido até 30 produtos, com descrição e valor do produto.

É possível compartilhar os produtos em tempo real para que os clientes possam adicionar os produtos que querem em seu carrinho de compras, direto pelo WhatsApp Business API Oficial. Assim, o sistema identificando produtos no carrinho, será feito as próximas etapas automaticamente com as informações para pagamento que, agora, é possível ser diretamente pelo WhatsApp Business API Oficial!

A seleção dos produtos acontecem, também, conforme a percepção dos gostos do usuário, assim como o funcionamento do algoritmo do Instagram, Facebook e a seleção de catálogo da Netflix, o catálogo do WhatsApp Business API Oficial funciona levando em consideração as preferências do usuário. Pois a experiência de guiar o cliente com produtos que são identificados como mais relevantes para eles é bem melhor, do que a de navegar em um catálogo completo.

A usabilidade de qualquer plataforma de venda funciona melhor quando combinados com ferramentas de navegação com inteligência artificial. Ao ponto de, poder identificar pelas pesquisas de texto ou listas mensagens e botões de resposta o que o cliente está procurando rapidamente, e enviar o produto procurado e os semelhantes.

Por exemplo, disponibilizar as informações mais recentes sobre um determinado produto que um cliente esteja procurando ou que pode ser do interesse dele, pode ser obtido em tempo real. Assim, o cliente pode atualizar o seu carrinho de compra.

No entanto, é sempre prudente ler as políticas do WhatsApp Business API Oficial com relação à publicidade e vendas, pois sabemos que em caso de qualquer inflação seu “lead score” cai na plataforma. E isso gera limitações e punições de uso da plataforma. Outro ponto importante é na quantidade de mensagens promocionais e de venda que irá enviar aos seus clientes, pois sempre pondere para que não estresse sua audiência, ao somente entrar em contato com ela para fazer oferta e de forma muito frequente.

Novidades WhatsApp Business API Oficial
Novidades WhatsApp Business API Oficial

 

Vantagens do WhatsApp Business API Oficial

Projetado para negócios em crescimento e grandes empresas, o WhatsApp Business API Oficial tem muitas outras ferramentas a oferecer. Alguns de seus benefícios incluem:

  • Um painel centralizado e uma caixa de entrada compartilhada entre a equipe para facilitar o bate-papo e o gerenciamento de clientes;
  • Possibilidade de vários usuários utilizarem o sistema de uma única vez;
  • Permite a integração com outras ferramentas de API aberta e permitida pela Facebook;
  • Envio de mensagens programadas ou padrões aos clientes;
  • Possibilidade de ter a conta da sua empresa verificada pelo WhatsApp Business API Oficial com selo verde;
  • Acompanhamento de desempenho e métricas de atendimento da equipe.

E muito mais, nos últimos meses tem saído inúmeras atualizações do WhatsApp Business API Oficial como podemos ver nos artigos anteriores, que vêm buscando sempre atender a demanda das empresas que estão se adaptando a essa nova realidade.

 

WhatsApp Business API Oficial integrado com sistema de CRM

E, justamente por isso, mais e mais empresas em todo o mundo estão recorrendo ao WhatsApp Business API como ferramenta de suporte e atendimento aos clientes.

O atendimento em larga escala que o WhatsApp Business API Oficial oferece, através de um dos aplicativos mais usados no mundo. Com a facilidade de ter, ali, a conversão do lead em cliente, processo de venda, pós venda, suporte e atendimento fez dessa ferramenta incansavelmente utilizada nos últimos meses com a disseminação da pandemia do coronavírus.

Além da possibilidade de gerenciar as informações de todos os leads e clientes ao integrar com um sistema de CRM. Dessa forma, é possível ter as informações coletadas, organizadas e aparecer a cada nova interação do cliente com a sua empresa.

Além de ter relatórios gerados facilitando a tomada de decisão estratégicas com relação ao marketing. E ainda é possível realizar campanhas de marketing e ter um funil de vendas pelo próprio sistema de CRM.

Empresas como a Chat2Desk, possui integração do WhatsApp Business API Oficial com o sistema de CRM Bitrix24, que além de deixar a base de dados dos seus clientes mais segura, centralizada e organizada. A sua empresa pode gerar tarefas, grupos de trabalho e ainda acompanhar a performance da equipe. Facilitando toda a gestão de equipe e clientes, estando somente em um lugar.

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