WhatsApp Business API Deixa de Cobrar Conversas Iniciadas por Usuários: Entenda as Mudanças

WhatsApp Deixa de Cobrar Conversas Iniciadas por Usuários: Entenda as Mudanças

A partir de 1º de novembro, o WhatsApp implementará uma mudança significativa em sua política de cobrança, impactando empresas que utilizam o WhatsApp Business API. Agora, conversas iniciadas por usuários com empresas não terão mais cobrança, o que representa uma transformação importante na forma como empresas utilizam o aplicativo para atendimento ao cliente.

Novo Modelo de Cobrança: Conversas Iniciadas por Empresas

Além das conversas de clientes com empresas, as mensagens iniciadas pelas próprias empresas também passarão por modificações. Hoje, a Meta categoriza as mensagens enviadas pelas empresas em três tipos:

  1. Marketing
  2. Utilidade
  3. Autenticação

Atualmente, as empresas pagam por conversa de 24 horas com preços variados conforme a categoria da mensagem. No Brasil, esses valores são:

  • Conversas de marketing: US$ 0,0625 por 24 horas
  • Conversas de utilidade: US$ 0,008 por 24 horas
  • Conversas de autenticação: US$ 0,0315 por 24 horas

Contudo, a partir de 1º de abril de 2025, o modelo de cobrança será alterado para um sistema baseado em mensagens individuais, oferecendo uma adaptação ao padrão de cobrança de mensagens por unidade, familiar para muitas empresas.

Isenção para Mensagens de Utilidade em Conversas Ativas

Mensagens de utilidade, como atualizações de status de pedidos ou confirmações de agendamento, enviadas dentro de uma janela de 24 horas em uma conversa em andamento, não terão cobrança. Essa medida busca facilitar o atendimento eficiente sem onerar empresas.

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Fases de Implementação do Novo Modelo de Cobrança

A transição para o novo modelo de cobrança acontecerá em duas etapas:

  • Primeira fase: Empresas do primeiro grupo começarão a ser cobradas por mensagem individual a partir de 1º de abril de 2025.
  • Segunda fase: Um segundo grupo adotará o novo sistema a partir de 1º de julho de 2025.

Essa divisão em fases permitirá que o WhatsApp ajuste e otimize a experiência das empresas conforme elas se adaptam ao novo modelo.

Expansão do Serviço de Autenticação de Dois Fatores

Em um esforço para aumentar a segurança dos usuários, a Meta expandirá o serviço de autenticação de dois fatores do WhatsApp para mais sete mercados na Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África. A mudança entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025, e, atualmente, essa funcionalidade é exclusiva para usuários da Índia e Indonésia.

Declaração da Meta Sobre as Novas Tarifas

Em seu comunicado oficial, a Meta explicou que o novo modelo de preços foi desenvolvido para simplificar o uso da plataforma, tornando-o mais alinhado com as práticas do setor. A empresa reforça que o objetivo é oferecer uma experiência de maior qualidade para usuários e empresas:

“Estamos atualizando os preços na plataforma WhatsApp Business para que sejam mais simples e consistentes com as práticas do setor, incentivem experiências de mensagens de maior qualidade para as pessoas e se alinhem melhor com o valor entregue às pessoas e às empresas.”

Impacto das Mudanças para as Empresas: Uma Nova Oportunidade de Crescimento

Com o fim da cobrança por conversas iniciadas por consumidores, a expectativa é que mais empresas invistam no WhatsApp como canal de atendimento e suporte. O custo de “conversas de serviço”, antes um limitador para a promoção do canal, poderá ser redirecionado para campanhas de mídia e otimização de atendimento. Pietro Bujaldon, CEO do Smarters, BSP do WhatsApp no Brasil, reforça:

“As empresas vão poder investir mais em mídia paga em formatos de anúncio como click para WhatsApp da Meta ou do Google ou de outras plataformas, como TikTok. Ou vão poder melhorar a experiência no canal, investindo em treinamento do time de atendimento, ou em IA para o canal ficar mais poderoso.”

Benefícios da Cobrança por Mensagem: Uma Abordagem Familiar para o Mercado

A cobrança por mensagem individualizada a partir de 2025 foi bem recebida pelo mercado, pois simplifica o sistema e se aproxima do modelo usado para SMS, consolidado há décadas.

Concorrência com o RCS: O WhatsApp Está Reagindo?

A mudança do WhatsApp ocorre em um momento de expansão do RCS (Rich Communication Services), impulsionado pela recente adesão da Apple. Contudo, Pietro Bujaldon acredita que essa adaptação de preços no WhatsApp não visa competir com o RCS:

“Não acho que seja uma reação ao RCS. O RCS é competidor do SMS.”

Conclusão

As atualizações no modelo de preços e funcionalidades de segurança do WhatsApp refletem um movimento estratégico da Meta para aumentar a adesão empresarial à plataforma e melhorar a experiência dos usuários. Essa mudança, ao isentar a cobrança de conversas iniciadas pelo usuário, promete tornar o WhatsApp uma opção ainda mais viável e popular para atendimento e engajamento com clientes em escala global.

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