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As maiores redes sociais do mundo, e o porquê você deve vender nelas

Vender produtos ou serviços através das redes sociais oferece diversas possibilidades ao proprietário de uma empresa, incluindo ampliar o alcance das divulgações e converter ainda mais clientes.

Outros benefícios da venda através das redes sociais são:

  • Agilidade para encontrar o público-alvo: Geralmente o público-alvo é um dos pontos mais complexos de se determinar durante a realização de um projeto. Quando se vende produtos pelas redes sociais, é dispensada a necessidade de planejamento constante para então descobrir o público-alvo.

    Os próprios usuários da rede se encarregam, indiretamente, de manifestar seus interesses através de seu comportamento na web.
    Desta forma é possível identificar os produtos buscados com mais frequência, o sexo e a idade média destes consumidores, bem como sua localização e poder aquisitivo.
  • Torna a marca muito mais conhecida: Além de permitir que muito mais pessoas tenham conhecimento da sua marca, é possível criar conteúdo personalizado com imagens, vídeos e outras mídias, que tornam o conteúdo ainda mais interessante.

    Além do uso das mídias também é possível atribuir hashtags ao seu conteúdo, para que sejam vinculadas a conteúdos de assuntos semelhantes, aumentando ainda mais o alcance.
  • Anúncios: As redes sociais possuem diversos recursos que podem facilitar muito a vida do proprietário de uma marca. Um desses recursos é a plataforma de anúncios, onde é possível criar e gerenciar campanhas de anúncios segmentados de acordo com o seu público-alvo ou de acordo com públicos que você ainda não conseguiu alcançar.
  • Acelera o processo de compra: Quase 100% das pessoas usam as redes sociais para conferir resenhas de produtos e avaliações por parte dos consumidores. Além disso, boa parte das redes sociais agora possuem botões que direcionam o usuário para o site de compra do produto, permitindo que ele economize tempo.

Quais as melhores redes sociais para vender produtos em 2023?

Facebook: Por mais que muitas pessoas tenham abandonado o Facebook como a principal rede social para uso pessoal, ele ainda sim possui o maior número de usuários ativos e é o melhor lugar para quem quer vender ou divulgar algo.

Por ser uma rede muito completa, o Facebook permite inclusive que você exponha um catálogo dos seus produtos com fotos e descrições. Para vender através do Facebook é necessário que você habilite uma página vinculada a sua loja e então só cadastrar suas mercadorias.

No Facebook pessoas de todo mundo vendem diversos tipos de coisas, desde carros a casas, materiais escolares, roupas, produtos alimentícios, serviços e etc.

Instagram: O Instagram tem se destacado como uma das melhores redes sociais para vendas da atualidade, principalmente por ser uma plataforma muito dinâmica. 

Diferente do Facebook, as publicações feitas no Instagram são expostas através de vídeos e imagens, que podem ser acompanhadas de descrições que chamem a atenção do público. Desta forma, você pode fazer com que seu produto se torne muito mais atraente aos olhos do consumidor.

O Instagram também possui um recurso chamado Lojas que permite expor seus produtos e informações relevantes sobre ele, como preço, categoria e outros detalhes, como numa vitrine virtual. Através deste recurso, o usuário pode ser direcionado ao site onde poderá finalizar a compra.

TikTok: O TikTok é a sensação do momento e tem ajudado empresas de todos os setores a divulgar e alcançar pessoas de todos os lugares através de vídeos curtos e criativos. 

Há quem desacredite do potencial desta rede social, porém a crescente busca por vídeos de produtos na internet tem feito com que ele se torne uma ferramenta importante para vendas. Através dela, é possível que o consumidor não só tenha uma visão mais abrangente sobre o produto como também possa visualizar a opinião de outros consumidores na plataforma, encontrar diferentes marcas que o produzem, e também poder acessar a loja oficial do produto de forma rápida.

Se você é criativo e está buscando por uma forma dinâmica de divulgação, está é uma ótima maneira.

Linkedin: Por mais que o Linkedin seja uma rede social voltada para o mundo corporativo, é muito comum que as pessoas divulguem seus produtos através dela. Os produtos digitais como e-books, cursos, treinamentos e outros, são os mais comuns na plataforma.

Porém, a abordagem utilizada no Linkedin é um pouco diferente das outras redes sociais. Você terá de usar os recursos patrocinados da plataforma para divulgar e alcançar seus potenciais clientes como anúncios patrocinados, mensagens patrocinadas e anúncios em texto.

Como vender produtos através das redes sociais?

Hoje, não basta ter presença online e offline, tudo deve estar interligado. Seu objetivo final não deve ser gerar vendas em um canal de atendimento e vendas específico, mas permitir que as compras ocorram de forma natural e fluente no canal de atendimento e vendas que seu cliente escolher.

Algumas cadeias de fast food, como McDonald’s ou Bob’ s, oferecem descontos e promoções para seus clientes por meio de seus aplicativos, dos quais eles podem usar em suas lojas físicas, simplesmente mostrando-os em seus smartphones para a equipe de vendas. Esse tipo de interação em todos os níveis melhora o relacionamento com o cliente e faz com que ele participe e interaja com sua empresa voluntariamente

Uma interação é um sinal de que esse cliente irá percorrer seu pipeline de vendas da seguinte maneira: de cliente potencial para cliente, de cliente único para cliente recorrente, de cliente recorrente para cliente que o recomenda ativamente para seus conhecidos.

Por isso, toda empresa deve investir em sistema de CRM como os da Chat2desk, que além de ser omnichannel, permitem o uso de chatbots com inteligência artificial, facilitando e acelerando o atendimento de casos simples. Fazendo com que sua equipe se dedique aos casos que realmente demandam atenção, além disso, ajudam a personalizar todas as mensagens. E ainda geram relatórios com as informações estratégicas e importantes para criação de campanhas de marketing e boa comunicação com o cliente. E relatório de performance da equipe.

 

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