Pular para o conteúdo

Meta está desenvolvendo um novo concorrente para o Twitter

Em um futuro próximo, a Meta pode fornecer uma alternativa semelhante ao Mastodon para o Twitter com o nome P92. O gigante da rede social aparentemente está nos estágios iniciais de criação de um aplicativo com o codinome P92 que suportará o protocolo de rede social ActivityPub do Mastodon e permitirá que os usuários publiquem atualizações baseadas em texto.

O aplicativo estaria sendo desenvolvido pela empresa sob o codinome P92, terá a marca do Instagram e permitirá que os usuários façam login com suas credenciais da rede social de fotos e vídeos curtos, de acordo com uma reportagem do site TechCrunch.7

A equipe do P92 planeja seguir a abordagem de “fork” na versão inicial do produto, com os perfis dos usuários sendo preenchidos a partir das informações de suas contas do Instagram, incuindo nome, nome de usuário, biografia, foto do perfil e número de seguidores.

De acordo com uma breve apresentação do produto, o aplicativo seguirá a política de privacidade em vigor nas outras redes sociais da empresa, mas também terá uma política de privacidade complementar e termos de serviço que abordam especificamente o compartilhamento de dados entre diferentes aplicativos.

Empresas de tecnologia e startups têm buscado aproveitar a tendência crescente de busca de plataformas alternativas entre os usuários do Twitter. Nos últimos meses, várias plataformas rivais, como Mastodon, Post.news, Koo e T2 ganharam espaço e têm atraído novos usuários.

O aplicativo deve ter os seguintes recursos, de acordo com a Meta: imagens e vídeos compartilháveis, links tocáveis ​​para postagens com visualizações e crachás de verificação.  A opção para os usuários postarem comentários e enviarem mensagens privadas estará presente, embora possa não estar na versão inicial do aplicativo. Neste momento, a Meta está debatendo se deve permitir que os usuários compartilhem postagens em outras plataformas como o Twitter.

Gostou de saber da novidade? Compartilhe!