Fornecer soluções para os problemas do cliente e responder às suas perguntas é uma prioridade para garantir a satisfação do cliente. No entanto, a velocidade com que você oferece esses serviços é mais importante, sobretudo, hoje, com a internet que faz com que tudo seja mais veloz, sabemos: clientes odeiam esperar. No momento em que um cliente entra em contato com a sua empresa em busca de suporte de atendimento, ela precisa do atendimento ao cliente rápido.
Imagine perguntar sobre um produto que você deseja comprar com urgência e receber feedback somente 24 horas depois. Isso irrita e são grandes as chances de você ter mudado para outra empresa com respostas mais rápidas.
O portal Mercado & Consumo, fez uma pesquisa sobre como um atendimento ao cliente rápido e eficiente é fundamental para 94% dos entrevistados. Porém, somente 11% dos brasileiros estão completamente satisfeitos com o serviço de atendimento prestado. Cada vez mais existentes, 96,7% dos consumidores entrevistados dizem que o atendimento ao cliente só é satisfatório quando são ouvidos por um atendente.
Para 96,5%, é o atendente saber explicar claramente o que foi questionado. Outras questões foram citadas: mostrar clareza sobre as vantagens e desvantagens de um produto (94,3%); agilidade (91,3%); apresentar sugestões pertinentes ao que está sendo procurado (73,3%).
Você precisa estar em posição de fornecer atendimento rápido aos seus clientes sempre que eles solicitarem, usando o canal mais rápido. É por isso que você precisa otimizar seu processo e oferecer um atendimento ao cliente rápido.
5 motivos para ter um atendimento ao cliente rápido
Tabela de conteúdo
Aumenta sua vantagem competitiva
Um atendimento ao cliente rápido ajuda sua empresa a se destacar no seu mercado. Por quê? Porque a maioria das empresas demora muito para responder às solicitações dos seus clientes. E se o seu atendimento ao cliente for mais rápido do que o deles, a maioria dos clientes terá de recorrer à sua empresa para obter assistência.
Por exemplo:
De acordo com uma pesquisa da Havard Business Review, com dados coletados após auditoria de 2.241 empresas americanas, mede quanto tempo cada empresa leva para responder aos clientes. O seguinte foi descoberto:
- · 37% das empresas responderam em uma hora,
- · 16% responderam dentro de uma e 24 horas,
- · 24% responderam dentro de 24 horas,
- · 23% nunca responderam.
Assim, em média, as empresas que responderam em até 30 dias tiveram um tempo de resposta de 42 horas, o que é muito lento.
Oferecer aos seus clientes um atendimento ao cliente rápido eleva seu nível em relação aos concorrentes. Isso ajuda a construir um bom posicionamento de marca e de longo prazo para sua empresa no mercado, que é a chave para ser líder de mercado.
Fideliza os seus clientes
Os clientes sempre voltam a comprar das empresas que oferecem a melhor experiência do cliente. Assim, fornecer aos consumidores um atendimento ao cliente rápido faz com que eles se sintam confortáveis em comprar sempre com sua empresa. A marca impressiona seus clientes e os mantém entre os clientes fiéis de forma que os consumidores não precisem procurar outra empresa, pois as marcas que os atendem conseguem resolver seus problemas a tempo.
O melhor de tudo é que esses clientes também indicam sua empresa a terceiros devido à ótima experiência que tiveram com ela. Adivinha? Isso impulsiona mais vendas para sua empresa, pois os clientes indicados nem mesmo demoram muito em seu funil de vendas. Quer saber por quê? A confiança deles já foi construída por suas referências.
O lead vira cliente mais rápido
Se a sua empresa responder às perguntas de seus clientes e resolver seus problemas a tempo enquanto ele ainda está no funil de vendas, uma venda pode ser feita rapidamente. Porque a sua empresa ajuda seus clientes / leads a superar objeções a tempo, antes que percam o interesse e fiquem inativos. Também ajuda a manter os clientes envolvidos com a sua empresa em todas as fases do funil de vendas. E não lhes dá a oportunidade de migrar para seus concorrentes ou sair do seu funil de vendas até que uma venda seja fechada.
Por exemplo, de acordo com estudos da Inside Sales, foi revelado que de 35% a 50% da maioria das vendas são feitas no primeiro contato com os clientes. Entrar em contato com seus leads primeiro dá a você a oportunidade de ouro de estabelecer uma primeira impressão com os clientes, ganham uma venda e faz com que o seu lead passe mais rápido pelo seu funil de vendas.
Aumenta a satisfação do cliente
Um suporte de atendimento ao cliente rápido é uma das maneiras de ouro de aumentar a satisfação do cliente. Como? Ao coletar o feedback de seu cliente e resolver seus problemas rapidamente, você proporciona a eles uma experiência de cliente memorável. Sempre é o sonho da maioria das empresas satisfazer seus clientes, pois isso traz vários benefícios.
E é a razão da sua sobrevivência no longo prazo em um mercado altamente competitivo. Porque se os clientes não estiverem satisfeitos com seus serviços / produtos, ninguém se converterá em comprar de você. Lembre-se de que os clientes também estão mais do que dispostos a pagar mais por uma experiência satisfatória com o seu negócio.
Estabelece a confiança do cliente
Um atendimento ao cliente rápido estabelece a confiança de seus clientes de que seu negócio é confiável. Aqui está o porquê: eles têm garantia de acesso a ajuda na hora certa. Os clientes precisam de assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana e quando você o fornece; eles sempre irão confiar em sua empresa.
Quer saber como conseguir isso? É imprescindível ter uma equipe bem treinada, que saiba atender os clientes bem, que possuam autonomia para poder resolver os problemas e que saibam e tenham em mãos ferramentas que otimizem os seus trabalhos.
O ideal, por exemplo, são sistemas de CRM como os da Chat2Desk, que possuem sistemas SaaS, inteligência artificial e machine learning. Otimizando o trabalho dos atendentes, pois os chatbots atendem as solicitações simples, para que os colaboradores possam se dedicar às questões mais complexas.
Além disso, toda essa inteligência artificial faz com que a comunicação seja mais personalizada e com que a equipe tenha informações o suficiente para poder criar uma comunicação mais pessoal e utilizar, também, esses dados de forma estratégica.