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Chatbots X email marketing: qual é o melhor?

chatbots x email marketing:: conheça melhor as características de cada um

O marketing digital oferece muitos benefícios que não existiam décadas atrás. Naquela época, a maioria das empresas anunciava no jornal, no rádio ou na TV. Felizmente, as coisas mudaram. As empresas, agora, podem direcionar suas mensagens de marketing para atender aos interesses dos clientes. E, no processo, atrair clientes em potencial e ainda otimizar o tempo dos colaboradores, já que é possível escalar as mensagens.

Existem pontos fortes e fracos associados ao email marketing e chatbots, por isso é crucial examinar cuidadosamente os benefícios e desvantagens que o uso (ou negligência de uso) de cada canal de comunicação pode apresentar para sua empresa. Embora exista diversas estratégias de marketing diferentes disponíveis, muitas empresas ainda estão lutando para responder à pergunta

 

Qual é melhor: chatbots ou email marketing?

Analise qual é a melhor estratégia para a sua empresa

Muitas empresas optam por escolher apenas uma dessas estratégias e mantê-las, o que pode funcionar em alguns casos. Por exemplo, empresas que preferem entregar suas ações de marketing em um formato “curto, porém personalizado” podem optar pelo chatbots, como o WhatsApp.

Por outro lado, empresas que pretendem incluir muitas informações em mensagens menos frequentes preferem enviar email marketing. Embora independente da preferência, as empresas tem boas razões para utilizar o chatbots e o email marketing e podem descobrir que estão prestando um péssimo serviço aos seus negócios ao escolher apenas um método de comunicação.

Ao examinar os prós e os contras de diferentes estratégias de marketing, você pode ter uma ideia melhor de onde sua empresa pode estar lutando e qual canal de comunicação poderia melhorar suas conversões.

Embora os e-mail não sejam abertos com a mesma frequência que as mensagens de um chatbots, como o WhatsApp ou o Messenger, isso não significa que o marketing por e-mail não possui vantagens claras. Você vai saber identificar se tem para sua empresa ou não, conhecendo o seu público-alvo e quais são os objetivos gerais de marketing da sua empresa.

Construção de relacionamento com o cliente com chatbots

Na verdade, quando se trata de conquistar novos leads, o e-mail tem um desempenho incrivelmente bom. Embora os chatbots sejam ótimos para usar quando seus clientes estiverem navegando em seu site, além de ajudar a manter seus clientes em potencial interessados ​​mesmo depois de acessarem o seu site.

Por exemplo, se você tiver clientes que possuem interesse em algum produto ou ferramenta que você tem disponível, é uma boa ideia enviar conteúdos educativos para  leads pelo WhatsApp. Dessa forma, você pode dar as boas-vindas ao seu lead, oferecer dicas sobre como usar o produto e falar sobre as opções disponíveis se o cliente realmente quiser comprar.

O WhatsApp também oferece uma sensação de permanência. Se você tiver boletins informativos, recibos, confirmações e novos recursos disponíveis, a melhor maneira de informar seus clientes é por WhatsApp, se possível, também por email. Dessa forma, eles podem salvar a mensagem depois de lê-la, caso precise revisar as informações que lhe foram enviadas.

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Taxa de abertura

Embora o e-mail seja ótimo para mensagens um pouco mais aprofundadas do que as conversas do Messenger ou por WhatsApp, as taxas de abertura e cliques para e-mails são significativamente menores do que as do Messenger ou WhatsApp.

Como resultado, as empresas frequentemente se veem tentando desenvolver e-mails mais envolventes na esperança de que isso aumente as taxas de abertura de e-mail e as taxas de cliques melhorem organicamente.

Normalmente, o marketing por meio de chats, WhatsApp ou Messenger tende a resultar em taxas de abertura e cliques muito mais altas do que os e-mails marketing. As taxas de cliques (CTR) de ações de marketing caem entre 15% quando baixas e 60% para as altas, enquanto as taxas de cliques padrão para e-mails ficam em cerca de 4%.

 

Mensagem curtas e com respostas rápidas

Mensagens rápidas e fáceis de digerir também oferecem aos clientes individuais uma abordagem personalizada. Como os chatbots sendo integrados no WhatsApp, projetados para se comportar como humanos, os clientes ficam mais inclinados a interagir quando as mensagens os atraem socialmente, sem a necessidade de ter que separar um tempo para ler uma longa mensagem de e-mail.

O conteúdo é entregue em mensagens rápidas e simples que permitem aos clientes visualizar e aproveitar as ofertas e promoções sem ter que sacrificar seu tempo. Quando se trata dos pontos fracos dos chatbots e WhatsApp, um considerável são as pessoas que tendem a olhar mais o email para questões corporativas e ter o WhatsApp somente para contatos pessoais. Mas com a pandemia, isso vem acabando rapidamente.

Além disso, embora o WhatsApp ofereça aos usuários uma experiência mais personalizada, as empresas precisam desenvolver a voz de sua marca individual com criatividade.

 

Facilidade de acesso

Talvez o maior motivo do chatbots e do WhatsApp ser tão bom para os consumidores – e, portanto, para sua empresa – seja porque é extremamente conveniente de usar. Pense nisso do ponto de vista do consumidor: se você tem uma pergunta a fazer, não precisa ir até o e-mail, ter que esperar uma resposta, ficar olhando se recebeu um email novo ou não.

Em vez disso, tudo o que você precisa fazer é abrir um aplicativo e fazer uma pergunta a uma conversa que já foi iniciada. Normalmente, a resposta vem em segundos ou minutos, em vez de dias. E enquanto você espera, você pode simplesmente falar com outras pessoas e ver outros aplicativos. Infelizmente, ninguém espera o mesmo do e-mail. Porque, com o e-mail, isso nunca acontece.

Na verdade, os principais motivos pelos quais as pessoas preferem os chatbots a outras opções de suporte ao cliente são:

  • Obter perguntas respondidas mais rapidamente
  • Capacidade multitarefa
  • Eficiência de comunicação (mais rápido e fácil)
  • Aproveitando a usabilidade do chat ao vivo

E como o chatbots é tão fácil de usar, também aumenta a probabilidade de as pessoas comprarem de você. Cerca de 62% das pessoas têm maior probabilidade de comprar em um site novamente que possui um suporte ao cliente que funcione e seja rápido. E 38% das pessoas fazem uma compra simplesmente por causa de um suporte ao cliente eficiente.

E eles fazem isso por um motivo simples: eles ficam mais felizes com o WhatsApp e o chatbots do que com outros canais de comunicação. Em termos de satisfação do cliente, o chatbots vence dos demais canais de comunicação, com uma média de satisfação do cliente de 73%. Você pode personalizar e manter vários colaboradores trabalhando em uma única conta do WhatsApp ou no seu suporte com um bom sistema de CRM.

Empresas como a Chat2Desk, possui dashboard integrado, sistema SaaS, onde, também, coleta, organiza as informações de forma inteligente, sendo usado nos chatbots de forma personalizada. Além de gerar relatórios com informações estratégicas que podem ajudar a sua empresa nos planejamentos futuros.

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