O CRM (Customer Relationship Management) que em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um sistema de gestão completo para as áreas de atendimento, marketing e vendas. Se você já ouviu falar sobre a ferramenta, mas ainda não sabe ao certo de que se trata e como usar o CRM para Pet Shop, este post é para você.
Nesse post você encontrará informações sobre o que é um CRM, qual a sua importância dentro da gestão e das estratégias de Marketing de um pet shop. Quer saber mais? Continue conosco.
Por qual motivo utilizar um CRM?
Tabela de conteúdo
A experiência do cliente tem sido o foco da atenção na dinâmica dos negócios. Porém, ela não começa a partir do momento em que o consumidor adquire um produto ou serviço da empresa. Todos os pontos de interação que o usuário estabelece com uma marca, direta ou indiretamente, antes e depois de concluída a venda, influencia e faz parte da experiência do cliente.
O CRM, então, é um recurso que permite acompanhar o relacionamento do consumidor com o negócio ao longo dessa jornada. Isso porque a ferramenta armazena informações do cliente a fim de facilitar o gerenciamento de contatos, as oportunidades de vendas e o acesso ao histórico de relacionamentos.
Portanto, trata-se de um sistema inteligente para gerenciar em um único local as vendas, o marketing e o atendimento de uma empresa.
Quais os benefícios da automação para o negócio?
A automação comercial resume-se a todos os processos manuais que foram transformados pela tecnologia. Com ela, é possível utilizar as máquinas como grandes aliadas ao trabalho realizado por seres humanos, proporcionando agilidade e economia.
Atualmente, a maioria das empresas aposta em softwares e tecnologias para melhorar o trabalho, a organização e a comunicação com os clientes. Afinal, quais são todos os benefícios da automação comercial?
- Redução de custos: os softwares permitem que um maior controle de processos internos, a fiscalização de maneira minuciosa dos erros e para onde está sendo enviado o dinheiro. Assim, evita-se o retrabalho por parte dos funcionários;
- Organização das informações dos clientes: com a automação, é possível armazenar todos os dados relativos aos clientes, além de estarem todos guardados em apenas um lugar, facilitando a busca por informações;
- Fidelização de clientes;
- Redução de erros: os erros humanos são causados por diversos motivos, como desatenção, cansaço ou outras perturbações existentes no cotidiano. Assim, a automação comercial é eficiente para evitar erros, possibilitando maior produtividade por parte dos funcionários;
- Logística: possibilita maior controle do estoque, evitando perda ou vencimento de produtos. Com o sistema, há o registro de entrada e de saída de todos os produtos, evitando confusões no momento da venda;
- Automação de atividades secundárias: algumas atividades são necessárias em uma empresa, como a apuração de impostos, mas elas não estão diretamente ligadas ao cliente, que é o foco principal de qualquer estabelecimento. Assim, atividades como essa podem ser delegadas a um sistema de automação, acarretando em maior distribuição de tarefas primárias aos funcionários;
- Portabilidade de informações: através dos sistemas de automação, as informações podem ser acessadas mais facilmente e de qualquer aparelho que conte com o software instalado. Além disso, os diversos setores da empresa conseguem acessá-los, fazendo com que a integração entre os setores seja mais eficiente;
- Controle sobre as vendas: com a automação comercial, é possível controlar as vendas e monitorar suas características, como a lucratividade e o desempenho. Também, como abordado anteriormente, dá para analisar a entrada e a saída das mercadorias, tendo maior controle e organização;
- Gestão do caixa: com a automação comercial, é mais fácil organizar a entrada e a saída de capital no estabelecimento. Uma gestão de caixa eficiente promove maior organização do faturamento da empresa, podendo, assim, traçar planos eficientes para o futuro do negócio;
- Melhoria das vendas: a automação comercial auxilia a empresa a conhecer melhor o seu público-alvo, podendo, dessa forma, criar estratégias específicas para que as vendas ocorram da melhor maneira;
- Agilidade: ao utilizar a automação, pode haver maior agilidade no atendimento dos clientes e, também, no momento do pagamento das compras, evitando filas desnecessárias;
- Atendimento ao cliente: através da automação, é possível que o foco da empresa seja direcionado ao que mais importa: a satisfação do cliente.
Para que serve o CRM para Pet Shop
O CRM é o responsável por coletar e armazenar as informações de potenciais e atuais clientes da empresa. Mas não funciona somente como uma grande lista de contatos. Pelo contrário, sua principal funcionalidade é mapear não só leads, mas relacioná-los a todos os pontos de contato com o negócio: ligações telefônicas, e-mail, visitas a site, data de compra, entre outras informações.
O propósito do CRM para pet shop, por exemplo, é potencializar o processo de venda ao fornecer dados dos contatos sempre atualizados e organizados com poucos cliques.
Por exemplo, é possível armazenar dados como o perfil do cachorro do cliente, a recorrência de visitas ao petshop para compras, podendo auxiliar também na compra, como por exemplo: avisar o cliente que o pacote de ração com maior quantidade pode ser mais vantajoso. Há também a opção de fazer promoções especiais para quem compra mais de um produto na loja, ou compra com frequência.
Nesse cenário, a venda se torna mais eficiente e o cliente se sente bem atendido, através de um atendimento personalizado. Além disso, há uma grande chance de aumentar o ticket médio de compras.
Sem um CRM para Pet Shop, o atendente jamais conseguiria ter acesso rapidamente às informações do cliente.
Portanto, ele sairia da loja com seu produto, sem a sensação de ser reconhecido nas suas necessidades.
No cenário hipotético, ao invés de consultar diversas planilhas e buscar manualmente os dados sobre o cliente, o colaborador identifica rapidamente o cliente atendido e, com auxílio do CRM para Pet Shop, já obteve dados relevantes ali, na tela do computador. Coube somente ao vendedor a utilização das informações para o direcionamento e conclusão da venda
Logo, pode-se afirmar que a grande função do CRM é ser um recurso de gestão que permite a aceleração e simplificação da venda por meio da captura e armazenamento de dados valiosos sobre o lead.
Saiba sobre Integração do CRM ao ERP
Enquanto uma ferramenta é voltada para a reunião de informações sobre leads e a jornada do consumidor, que é o caso do CRM; um ERP padroniza e organiza o fluxo de processos da empresa, diminuindo a burocracia e retornando dados estratégicos para a tomada de decisões.
Então, se por um lado a funcionalidade do CRM para Pet Shop é impulsionar as vendas, ao integrá-lo a uma plataforma de ERP, a performance do negócio tende a alavancar também.
Isso porque a integração funcionaria como um grande centralizador de informações relevantes para a empresa: ficariam reunidos em um local só tanto os dados sobre os leads e clientes quanto questões que envolvem a gestão do pet shop, como contas a pagar, produtos com maior rotatividade.
Quando CRM para Pet Shop e ERP não estão integrados, os dados sobre planejamento, fornecedores, vendas e clientes ficam separados, inviabilizando um fluxo contínuo e fluído de informações. Então, na prática, é mais difícil obter insigths sobre o negócio, cruzar dados entre estoque e vendas para a redução de custos ou fazer análises financeiras mais eficientes, por exemplo. Logo, a tomada de decisões estratégicas também fica comprometida quando os dois sistemas não se comunicam. Veja a seguir outras vantagens de implementar um CRM no seu negócio e alavancar as vendas
O CRM otimiza o seu tempo
Imagina como suas vendas seriam mais rápidas se o processo de pesquisa inicial fosse realizado por um software seguro, que te entregasse as informações principais sobre seu lead? Sua única função seria interpretar esses dados, e usá-los como estratégia durante sua venda. Você consegue ter uma abordagem mais assertiva, consegue ter mais argumentos para qualificá-lo, sabe tocar melhor na sua dor e no seu desejo. Além de poder automatizar cada etapa desde a prospecção até o pós venda, com uma comunicação híbrida e personalizada.
O CRM faz com que a empresa não gaste tantos investimentos executando processos cansativos no modo manual. Com ele, é possível trabalhar com dados atualizados fornecidos pelos próprios leads através do Inbound Marketing e/ou outbound marketing.
Assim, a equipe pode dedicar sua energia a encontrar novas formas de prospectar mais leads, ter uma abordagem mais pessoal, e por fim, fechar mais negócios. Nessa etapa o CRM direciona a comunicação para que você possa abordar os leads corretos, através de um filtro de informações.
O CRM soluciona problemas com assertividade
O processo de oferta é de dar medo a muitos vendedores, mas essa sensação se dá pelo fato de sentirem que não conhecem a fundo as dores do cliente em potencial, ou não entendem qual necessidade o lead tem e que precisamos solucionar.
Através do direcionamento do CRM, é possível criar ofertas que possam transformar a experiência do cliente de maneira personalizada que acerte exatamente seus questionamentos e demandas. E as argumentações do vendedor ficam mais estratégicas e assertivas.
Ao montar uma oferta para o cliente, utilizando o banco de dados do CRM, é possível acertar exatamente a dor daquele lead que receberá a oferta, aumentando, assim, as suas chances de fechar o negócio. Levando em consideração, que se você monta algo dentro das características do cliente, isso aumenta sua chance de conversão, de quebrar as objeções dele e a confiabilidade que o cliente deposita na sua empresa.
O CRM torna o fechamento rápido.
Não existe nada mais gratificante para o vendedor que a sensação de um negócio fechado. Mas, às vezes, essa é a etapa mais demorada de uma negociação. Pois envolve muitas decisões importantes que o cliente deve analisar com calma.
Porém, o CRM pode ajudar nesse momento, através das informações colhidas, que podem ser utilizadas para verificar, se o cliente em potencial possui todos os atributos necessários para que o fechamento ocorra. Dessa forma, não fica nenhuma objeção ou mesmo alguma característica que não é da sua persona, que pode fazer com que o lead questione sua oferta.
Além disso, os dados podem orientar o vendedor sobre a otimização do processo de fechamento, indicando melhor forma de abordagem sobre o orçamento, poder de decisão e o perfil potencial do cliente em questão. Dados de consumo que costumam ser determinantes para o fechamento do negócio.
O CRM ajuda até depois do fim
E muito se engana quem pensa que o sistema só serve para o processo de negociação. O uso dele na manutenção do cliente é essencial para que a experiência seja completa. Com o software é possível realizar um pós-venda preciso, que possibilita a personalização do atendimento e além de oferecer um suporte ao cliente de excelência.
A meta é garantir que o cliente tenha uma boa experiência com o serviço contratado. Juntamente ao CRM, o Customer Success é uma alternativa que ajuda no direcionamento do pós venda do cliente.
O uso da tecnologia CRM, como as da Chat2desk, pode alavancar os negócios e ainda auxiliar na organização do processo de venda, de maneira a possibilitar melhora no relacionamento com cliente, melhora na gestão de negócios, organização interna, e por fim, agregar valor ao seu pet shop. É a experiência da inteligência artificial, agregando potencial à inteligência humana. Venha com a Chat2desk e conheça um mundo de inovação!
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