WhatsApp Pay: Saiba como a ferramenta pode ajudar a alavancar suas vendas. 1

Já utilizamos o Whatsapp para conversas com amigos, família e negócios todos os dias. Agora, também podemos usá-lo para fazer e receber pagamentos.

 

O Whatsapp, cada vez mais, é uma ferramenta para alavancar os negócios. Sua empresa só precisa definir como ele pode ser usado para melhorar o atendimento, marketing e vendas.

 

Hoje, sua empresa já deveria estar usando o Whatsapp Business, até mesmo com os recursos da API, que possibilitam chatbots e múltiplos atendentes no mesmo número.

 

Mas afinal, como utilizar o WhatsApp para alavancar as suas vendas? Veja a seguir: 

 

O WhatsApp é uma ótima forma dos clientes se conectarem com empresas, a partir de uma plataforma familiar, rápida e confiável. 

 

Agora, mais do que nunca, usar o WhatsApp como um dos canais de comunicação da sua empresa é uma necessidade. Isso porque:

 

O app se tornou, nos últimos anos, uma das plataformas mais acessadas do mundo, com 2 bilhões de usuários, em 180 países, (mais de 120 milhões só no Brasil) e um volume de 65 bilhões de mensagens por dia. 

Comprar num ambiente em que os usuários e empresas já estão acostumados a se comunicar, com clientes e amigos, é uma grande facilidade. 

É bom para os usuários, que já dominam a ferramenta e é ótimo para as empresas, que podem enviar o pedido e receber pelo produto ou serviço na mesma hora e com simplicidade, facilitando a comunicação e os negócios.

Possui fácil usabilidade e comunicação fluida

Já que nossas conversas pessoais e de trabalho estão concentradas nesse aplicativo, parece óbvio manter nossas compras no mesmo ambiente, tornando tudo mais simples, prático e rápido.

A plataforma facilita o envio de links, fotos, vídeos e qualquer outra informação que seja necessária na hora da venda. É um canal de comunicação bastante importante para garantir vendas e fidelização dos clientes atualmente.

Empresas podem usar a agilidade do WhatsApp Business e a segurança dos parceiros para fomentar novos negócios

O WhatsApp já vem sendo amplamente usado para o marketing e vendas de muitas empresas. Mas, com a novidade anunciada pelo Banco Central a partir do dia 4 de julho, é possível ir além. 

 

Com a transformação digital, os atendentes virtuais se popularizaram entre as empresas, aprimorando a qualidade dos serviços de atendimento e agilizando o trabalho dos setores técnicos. 

 

Há anos, pesquisas apontam que as pessoas preferem se comunicar com empresas por meio de textos, geralmente por meio de plataformas e redes sociais, como Facebook Messenger ou WhatsApp. Com isso, houve o aumento de chatbot, por exemplo. 

 

Segundo os economistas, o pagamento via WhatsApp é mais um canal de conveniência para o cliente e a oportunidade de fomentar negócios para a instituição que entrar como parceira, sendo ela bancos, cartões de crédito e empresas que oferecem os serviços aos seus clientes. Para isso:

 

Basta que o usuário cadastre seu cartão de débito, pré-pago ou combo de um dos bancos parceiros para fazer seus pagamentos pelo aplicativo. 

O cartão de crédito poderá ser usado para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay, configurado para receber pagamentos por vendas.

As instituições financeiras parceiras, no momento, são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, nas bandeiras Visa e Mastercard. Lembrando que, para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, é preciso ter um número de telefone do Brasil. 

 

O Whatsapp também pode funcionar como um canal de entrada, para todos que quiserem operar com a ferramenta. O que poderá representar um ganho enorme para muitas empresas. Trata-se de um novo jeito de fazer negócios, resultando em mudanças no mercado financeiro. Afinal, mais de 120 milhões de brasileiros estão no aplicativo e as chances são enormes de atrair novos parceiros. 

A funcionalidade além de rápida, segura e sem taxas de  comprar pelo WhatsApp parece contar com total segurança.

Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay, que garante que as transações sejam protegidas por diversas camadas de segurança e criptografia, como PIN do Facebook Pay ou biometria|face id, nos dispositivos compatíveis. As compras são processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Os novos benefícios divulgados pelos parceiros são:

Agilidade do WhatsApp para as transações;

Segurança em todo o processo;

Pagamento ou transferência em 30 minutos, sem taxas.

Como funcionam os pagamentos no WhatsApp?

O usuário pode adicionar um cartão com a função débito ou crédito, emitido por um dos bancos participantes, para enviar e receber dinheiro pelo aplicativo.

O cartão de crédito só pode ser usado, no momento, para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay, configurado para receber pagamentos por vendas.

O serviço de Pagamentos no WhatsApp possibilita o envio e recebimento de dinheiro para qualquer contato de um usuário, desde que seja de um banco participante da solução. 

Após a aprovação da operação, o dinheiro estará disponível em até 30 minutos na conta destino.

O que é preciso fazer para começar a usar o serviço de pagamento no WhatsApp?

Como o novo serviço de pagamento pelo WhatsApp está sendo implementado aos poucos no Brasil, quem tiver a função ativada, pode convidar amigos e familiares para usar os pagamentos, já que uma conta habilita o serviço para a outra automaticamente, após o envio de uma transferência de qualquer valor.

Para efetuar as transferências e recebimentos usando o WhatsApp é importante que esteja instalado no celular a versão do aplicativo com com a funcionalidade de “Pagamentos” e um cartão de débito de um banco cadastrado da bandeira Visa ou Mastercard.

No processo de cadastro das informações é preciso criar um PIN (senha) de pagamento de 6 caracteres. Esse código será usado em cada transferência, envio e retirada de dinheiro.

A funcionalidade é bem simples:

WhatsApp Business passo a passo:

Basta cadastrar um cartão das instituições parceiras no Facebook Pay. 

O usuário escolhe a conversa da pessoa para quem deseja mandar o dinheiro, clica no ícone de clipe de papel e, em seguida, clica em pagamento. 

Coloca o valor da transferência, a senha do Facebook Pay e o valor será transferido.

Existe limite de valor para as transferências? 

Atualmente, sim. Podem ser enviados o valor de até R$ 1 mil por transação e cada pessoa pode receber 20 transferências por dia, desde que seja até o limite de R$ 5 mil por mês. O aplicativo garante que as informações sobre os pagamentos são protegidas.

Como oferecer o serviço de pagamentos para a sua empresa  utilizando o WhatsApp Business?

Talvez você já utilize chatbots e fluxos automatizados na sua empresa ou precise implementar um chatbot para seus clientes com o WhatsApp para responder as perguntas frequentes mais rápido e até desafogar sua equipe de suporte ao cliente. Para todas as estratégias, há um único objetivo: proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente. 

 

Para isso, você pode, inclusive, automatizar o atendimento da sua equipe usando o WhatsApp Business API, ferramenta que permite às empresas escalar o atendimento por meio da integração com plataformas de atendimento digital. Essa integração também permitiu que fosse possível automatizar procedimentos corriqueiros no app via chatbots.

 

O WhatsApp não é apenas um dos aplicativos populares do momento, mas um ótimo canal para ajudar as empresas a melhorarem seus resultados de vendas e reforçarem suas marcas.

Sabemos que introduzir um novo canal de comunicação nem sempre é fácil, mas há diversos recursos disponíveis para facilitar esse processo.

 

Pense que a oportunidade criada com o pagamento via WhatsApp abre portas para que a comunicação da sua empresa melhore, proporcionando um maior engajamento com seus clientes, aumentando a confiança e reforçando relacionamentos em um prazo maior.

 

Para começar, basta adicionar uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. Assim, você vai proporcionar um melhor atendimento ao seu cliente com a API WhatsApp Business.

 

como usar o Whatsapp Business na sua empresa

Antes conhecido como WhatsApp Enterprise, essa solução foi desenvolvida pelo WhatsApp para ajudar as empresas que querem escalar o atendimento, de forma automatizada, nos seus negócios, aumentando as vendas e melhorando o atendimento.

 

O desenvolvimento da API (Application Programming Interface) ou, em português, “Interface de Programação de Aplicações” do WhatsApp permitiu que o mensageiro fosse integrado à plataformas de gestão de atendimento, possibilitando o envio e recebimento de mensagens entre a plataforma de atendimento e usuários do aplicativo. 

 

Ao invés de designar um atendente para atender via WhatsApp, com o Whatsapp Business API é possível que sua empresa realize o atendimento com vários atendentes, ao mesmo tempo, utilizando a mesma conta comercial.

Diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Assim, sua empresa não precisa mais manter e fornecer vários números de WhatsApp para os seus clientes, com um atendente em cada número, mas um atendimento centralizado. Soluções, como a descrita anteriormente, é ruim para a percepção de sua marca e torna mais fácil a ocorrência de erros humanos.

 

Como obter uma conta do WhatsApp Business API?

Para obter uma conta do WhatsApp Business API é preciso buscar um Solution Partner ou Solution Provider, empresas especializadas em disponibilizar a infraestrutura necessária para o funcionamento dos canais, como servidores, redes e a tecnologia fundamental para o desempenho do serviço.

Portanto, logo, para que todos sejam atendidos rapidamente, será preciso ampliar esse acesso. O ideal é contratar um serviço de CRM omnichannel, podendo atender clientes em todos os canais de vendas, empresas como a Chat2Desk, que tem sistema em SaaS, oferece comunicação híbrida.

 

Com chatbots que respondem de forma personalizada a casos simples, graças à inteligência artificial e ao machine learning. Além disso, ainda oferece relatórios com informações estratégicas que podem ser utilizados nos planejamentos futuros.

 

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