É possível realizar um bom atendimento ao cliente de forma online?

 

Cada vez mais a internet influencia e transforma o comportamento e os hábitos de compras do consumidor. A concorrência cresceu e com ela a necessidade de encontrar meios de chamar a atenção para que possa conquistar o cliente em potencial e consequentemente vender mais.

Neste post, você vai conhecer 5 boas práticas de vendas de atendimento ao cliente online que podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital para e-commerce e fortalecer a marca e alcançar o crescimento desejado do seu negócio!

 

1. Manter a equipe de atendimento bem treinada

A equipe de atendimento ao cliente online deve ser treinada continuamente para atender bem ao cliente virtual. As ferramentas mudam e se atualizam o tempo todo e acompanhar as tendências é essencial para fechar boas vendas.

Treine a equipe para ser ainda mais ágil que o cliente, pois é possível que ele, mesmo gostando do produto da sua loja, esteja pesquisando em outro site. Para garantir que no checkout de pagamento ele finalize a compra, mostre a ele alguma vantagem diferenciada.

O bom atendimento ao cliente e vendas estão diretamente relacionados, por isso, as dúvidas geradas pelo cliente precisam ser sanadas por completo para que ele não oscile na hora de efetivar a compra.

Seja por telefone, chat ou redes sociais, mantenha a equipe de atendimento ao cliente online padronizada, com o tom humanizado, de quem entende a dor do cliente e está disposto a dar todo o suporte durante o fechamento da compra.

2. Utilizar as ferramentas adequadas

Quando um cliente decide pela compra online, certamente, imagina que não vai perder muito tempo com processos lentos e burocráticos, caso contrário, optaria por um atendimento físico.

Use a automação para disponibilizar tantos recursos quanto forem possíveis e para oferecer uma experiência agradável de compras aos seus clientes. Disponibiliza diversos canais de atendimento ao cliente online:

  • Telefone
  • Site
  • SMS
  • E-mail
  • Redes sociais
  • Chat

Muitas lojas estão apostando em vendas através do mobile, e implementando sua versão mobile ou m-commerce para facilitar ainda mais a vida do consumidor. Esse tipo de solução vem ganhando cada vez mais adeptos, pois as compras podem ser realizadas em smartphones a qualquer momento do dia com uma performance ainda mais dinâmica.

Outro fator que incentiva o cliente a comprar em uma loja é contar com um checkout transparente em meios de pagamentos diversos, como: boleto, cartão de crédito para compras nacionais e internacionais e transações bancárias.

3. Falar a língua do seu público-alvo

Aproxime ao máximo a sua loja à linguagem do cliente e tente se conectar ao seu modo de pensar e agir para compreender melhor seus anseios e expectativas quanto a um produto.

Analise as buscas pelo ambiente online para sugerir opções de compras com preços atraentes. Deixe mensagens subliminares para que o cliente perceba o quanto você e sua equipe se importam com ele e com as compras realizadas na sua loja.

4. Oferecer um atendimento ágil e de qualidade

Procure exercitar a empatia ao atender um cliente, pois esse é o momento que, de fato, vai determinar a conclusão da compra e posterior fidelização. Enquanto o consumidor estiver apenas realizando pesquisas ainda não decidiu se vai comprar ou não na sua loja.

Mas a partir do momento que ele busca atendimento ou coloca os produtos no carrinho sugere estar disposto a efetivar a compra, e é nesse momento que a qualidade do atendimento ao cliente online precisa alcançar um nível elevado em busca da satisfação do seu público-alvo.

Outro fator de muita relevância para o mercado online é o cumprimento de prazos. Tão logo seja identificado o pagamento do cliente, cuide para que a entrega seja realizada dentro do prazo prometido no ato da compra, gerando a confiabilidade que o cliente espera com margens para a recompra.

5. Considerar os feedbacks fornecidos a favor do seu negócio

Como dissemos no início deste post, as redes sociais são o maior canal de feedbacks para as lojas que desejam entender o que pensam os consumidores sobre as suas experiências de compras.

Esteja atento a tudo que for dito em relação à sua loja, pois todos os comentários são gatilhos mentais produzidos em momentos de euforia e encantamento, em que o cliente faz questão de dizer a todos o quanto está satisfeito com a aquisição.

Portanto, se possível, crie estratégias de agradecimento aos clientes mais assíduos ou que façam um grande volume de compras no site da sua loja. Eles serão multiplicadores da sua marca e ajudarão no crescimento  daqueles que ainda têm dúvidas quanto a melhor loja para efetuar suas compras.

Ao final, mesmo que você e todo o time atendimento ao cliente e vendas já realizam um serviço de excelência, há sempre algo que pode melhorar. Analise todas as etapas do processo e verifique se há gargalos em algum deles.

6. Entender que o segredo da fidelização está no atendimento ao cliente online

Embora a competitividade seja vilã entre as lojas, é no atendimento ao cliente online que está o segredo da fidelização que todos negócios almejam. O cliente não abre mão da verdade e da honestidade em relação ao custo-benefício das suas compras.

Conecte-se ao pensamento do seu consumidor para que ele seja, instintivamente, o disseminador da sua marca por meio do bom exemplo, do respeito ao cliente e, acima de tudo, do bom atendimento.

Tenha a certeza de que esse é o melhor caminho para o crescimento sustentável e referenciamento no mercado. Todas as outras conquistas serão resultado da canalização de esforços para que o cliente se sinta sempre o centro de atenção da sua loja, como de fato deve ser.

Como colocar em prática?

Agora que você já sabe quais as boas condutas de atendimento ao cliente online para melhorar as vendas, que tal colocá-las em prática? Percebeu que pode aplicar em seu e-commerce ou marketplace e gerar bons resultados?

 

Você pode experimentar e implementar o CRM selecionado o que é importante para a sua equipe. No entanto, trabalhar com um parceiro de desenvolvimento pode resultar em economias consideráveis e melhor relação custo benefício. Por isso, escolha um sistema de CRM que ofereça um bom suporte a sua empresa como o da Chat2desk.

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