Omnichannel: As vantagens de interagir em diversos canais 1

 

O omnichannel é um termo que pode ser entendido de uma forma simples: atendimento ao consumidor com qualidade por meio da integração de vários canais. 

As empresas que não se adaptam a esse modelo de negócio têm perdido clientes, pois, cada vez mais, focar na experiência do consumidor e na facilidade de contato com a marca é tão importante quanto realizar uma venda. 

Como existem múltiplos canais para a atuação das empresas e integração dos negócios, é mais comum que vários deles façam parte da jornada de compra do consumidor, de forma integrada, ou que os clientes deem preferência às plataformas mais convenientes e fáceis.

Diante disso, as empresas precisam se adaptar ao desenvolvimento tecnológico, levando em conta a responsabilidade de integrar os canais disponíveis em sua empresa para que independentemente da rede usada pelo cliente, a experiência e a informação oferecida sejam de valor e estejam atualizadas.

O artigo irá explicar o que é omnichannel e focar em como essa prática pode contribuir com a estratégia de marketing das empresas. Siga a leitura e entenda como integrar os canais de marketing e atendimento, melhorando os processos. 

O que é omnichannel?

Para compreender de forma mais aprofundada sobre o conceito de omnichannel, é possível dizer que a empresa precisa estar presente em mais de um canal, físico ou digital, levando em conta a experiência do cliente e a potencialização de suas estratégias. 

O grande objetivo é fazer com que a empresa consiga alcançar seus clientes por meio de canais diferentes, mas uma mensagem unificada. 

Isso quer dizer que a marca deve investir em proporcionar uma experiência positiva e que seja única para o usuário, independentemente da forma de contato utilizado.

No marketing, é essencial que a mensagem seja focada no cliente, ou seja, que esteja direcionada ao consumidor e em sanar suas dúvidas.

Quanto mais a experiência do cliente no contato com a marca for positiva, melhor será o relacionamento com e mais fácil será a conversão.

Com isso, é essencial garantir que os clientes da empresa sejam atendidos da mesma forma, com muita qualidade, mesmo que em outros canais. Alguns exemplos de canais omnichannel são:

E-commerce;

Lojas no ambiente físico;

SAC;

Ambiente digital, via chatbot;

Redes sociais.

Neste cenário, em que tudo é mais agitado e competitivo, é essencial que o cliente tenha uma experiência consistente em relação ao negócio, reconhecendo e fortalecendo a identidade e tendo uma memória de valor com a marca, o que garantirá – indicações e vendas futuras.

Diante disso, é importante estar presente nesses canais e manter uma padronização de atendimento e linguagem, considerando as especificidades das redes.

Quais são as vantagens do Omnichannel? 

Agora que você já compreende o conceito de omnichannel no cenário do marketing e vendas, vale a pena conhecer quais são as vantagens da implementação dessa estratégia:

Aumento da lucratividade empresarial;

Insere a empresa em um cenário competitivo;

Promove um foco na experiência do cliente;

Aumenta o nível de satisfação do público;

Contribui para fidelizar os clientes no contato com seu negócio;

Promove um aumento do número de vendas. 

Logo, é possível compreender que essa é uma estratégia que agrega diversos benefícios para a empresa, contribuindo não somente para o aumento do lucro, mas também para a melhora da imagem institucional.

O funcionamento do omnichannel: experiência e prática 

Como você já deve ter percebido, a base do omnichannel é a integração efetiva entre os canais, desde as informações prestadas no atendimento até o número de itens em estoque.

Essa é a base que sustenta a estratégia e que contribui para atingir o público da empresa, criando uma experiência de valor e que tem continuidade ao entrar em contato com a marca, mesmo que o usuário altere a plataforma usada.

Cada vez mais, os clientes estão em busca de um atendimento rápido e uma comunicação eficiente. Dessa forma, é essencial que seus colaboradores sejam treinados para ofertar o monitoramento e respostas nesses canais de forma ágil e qualificada.

Além disso, é necessário otimizar o contato com a marca e melhorar a experiência de compra, pois isso cria uma boa imagem empresarial e ainda aumenta as chances do cliente ser fidelizado. 

Assim, é importante utilizar estratégias do inbound marketing, que também é conhecido como marketing de atração. 

Isso requer ter um bom conteúdo em rede, uma linguagem adaptada ao cliente e uma promoção que seja relevante. 

Dessa forma, sua empresa consegue ter um bom desempenho e se destacar quando o assunto é marketing digital, a partir do uso de ferramentas do omnichannel e o monitoramento por meio de softwares e de plataformas de atendimento. 

Por isso, não perca mais tempo e insira sua empresa dentro de um sistema de inovação tecnológica e que permita a integração entre os canais e um atendimento qualificado, melhorando a venda e os atendimentos.

Uma interação é um sinal de que esse cliente irá percorrer seu pipeline de vendas da seguinte maneira: de cliente potencial para cliente, de cliente único para cliente recorrente, de cliente recorrente para cliente que o recomenda ativamente para seus conhecidos.

Por isso, toda empresa deve investir em sistema de CRM como os da Chat2desk, que além de ser omnichannel, permitem o uso de chatbots com inteligência artificial, facilitando e acelerando o atendimento de casos simples. Fazendo com que sua equipe se dedique aos casos que realmente demandam atenção, além disso, ajudam a personalizar todas as mensagens. E ainda geram relatórios com as informações estratégicas e importantes para criação de campanhas de marketing e boa comunicação com o cliente. E relatório de performance da equipe.

 

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