Sabe-se que o Whatsapp é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos brasileiros, quando se fala em comunicação, o mensageiro é referência. Sabendo disso, não utilizá-lo em uma estratégia de marketing para alavancar as vendas de seu negócio é quase indispensável.
Com o objetivo de atender mais e melhor, a automação foi criada para facilitar o uso do aplicativo no atendimento ao cliente das empresas. Mas como funciona a automação? Realmente vale a pena utilizar a automação no aplicativo de mensagens?
Explicando a automação na prática, é como se fosse um robô, que vai responder de acordo com a interação do usuário e as palavras utilizadas. E são estas palavras que serão como gatilhos para que a automação das respostas aconteça e, em alguns casos, o atendimento seja direcionado para um humano.
Para que isso ocorra, é utilizado o API (Application Programming Interface), interface que promove a integração do WhatsApp com outras plataformas, como ferramentas de automação de marketing, CRM de Vendas, Softwares de atendimento, entre outros.
Já quando se fala em WhatsApp API, estamos lidando com uma ferramenta que é capaz de automatizar conversas de forma personalizada para os clientes que irão entrar em contato com a empresa. De uma forma simples o API possibilita o uso de chatbots no atendimento através do mensageiro. Mas afinal, por qual motivo automatizar?
Agilidade no atendimento
Tabela de conteúdo
Como já visto a automação é uma maneira de agilizar o atendimento, essa é apenas uma das principais vantagens dessa utilidade. O atendimento sem intervenção humana gera também benefícios para empresa na questão de gastos. Pois um atendimento 24 horas por dia, os clientes podem chegar até você a qualquer momento, portanto, não há necessidade de esperar que você esteja disponível durante o horário comercial normal, ou somente durante certos dias da semana.
Além disso, enquanto que no atendimento humano é possível se dedicar apenas a um cliente por vez, com a automação consegue-se atender um número bem maior de clientes, sem que estes precisem aguardar na fila pelo atendimento.
Atendimento no tempo do cliente
Com a automatização das conversas, é possível atender o cliente no tempo dele, isto é, se ele precisar interromper a conversa e continuar depois, não tem problema: quando ele retornar, o atendimento é continuado de onde parou.
Redução de erros na automação do WhatsApp
A automação do WhatsApp da sua empresa garante que todo o processo de comunicação seja assertivo, isto é, não há falhas nas informações, o que permite que seu cliente fique mais satisfeito.
Experiência do cliente
E falando em reduzir erros no processo de comunicação, uma das coisas que é positivamente afetada é a experiência do cliente. Além dele receber as informações que deseja e ser conduzido de forma assertiva para a solução do seu problema, o atendimento automatizado entende como o cliente quer ser atendido.
E quando ele escolhe o WhatsApp para manter o contato com a empresa, ele está deixando claro que essa forma de comunicação é a melhor e será um ponto a favor em sua experiência enquanto consumidor.
Plataforma de fácil acesso e uso
O WhatsApp é hoje o aplicativo de comunicação mais utilizado em todo o mundo. Portanto, caminhar ao lado dessa cultura nas estratégias de vendas e comunicação é acertar em cheio! Isso porque você facilita o acesso de seus clientes em um ambiente que ele tem facilidade e conforto para utilizar.
Personalização
Quando você automatiza o WhatsApp através de ferramentas externas, principalmente, você pode escrever e propagar as mensagens usando a linguagem e estilo de sua empresa, o que garante uma comunicação mais verdadeira e coerente com o seu público.
Aumento da credibilidade
Quando os clientes percebem que a “pessoa” com que eles estão falando é uma empresa e se apresenta de forma profissional, a relação passa a ser de mais confiança, uma vez que as informações passadas são oficiais.
Aumenta a possibilidade de venda
E falando em satisfação do cliente, quando ela é conquistada, a possibilidade de vender é muito maior, concorda?
E é exatamente isso o que se observa por meio do sistema de automação da comunicação, cada vez mais explorado por empresas de todos os segmentos e portes.
O uso de ferramentas externas no uso do WhatsApp
Para uma automatização mais ampla e como forma de melhorar a comunicação através da ferramenta é indicado que utilize-se ferramentas externas, como por exemplo as disponíveis em uma plataforma de CRM, como é o caso da Chat2Desk.
Que conta com uma plataforma completa para você que deseja automatizar suas vendas com chatbots que respondem de forma personalizada a casos simples, graças à inteligência artificial e ao machine learning. Além disso, ainda oferece relatórios com informações estratégicas que podem ser utilizados nos planejamentos futuros.
A comunicação empresarial é importante na relação empresa x consumidor, porque ajuda a cuidar da reputação da marca, aumenta a credibilidade da empresa e ajuda a destacá-la no mercado. Além disso, ajuda a melhorar o relacionamento da empresa com os clientes, otimizando a experiência do consumidor.
Por isso, você não precisa parar na automação do atendimento através do WhatsApp.
A partir do momento que você implanta a automação do WhatsApp no seu negócio, muitas outras oportunidades podem ser abertas para a sua empresa, como a automação de vendas, relacionamento e pós-venda.
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