Se tem algo que toda empresa busca é ter técnicas de vendas para escalar as vendas, conquistar mais clientes, fidelizar os seus clientes de hoje, ter domínio das melhores pitchs de vendas para conseguir encantar o cliente. Esses são alguns dos questionamentos que mais rondam a cabeça dos vendedores e é muito importante eles obterem a resposta para evoluírem em seus setores comerciais.
Para ter boas taxas de vendas, agregando valor, retirando toda objeção e fidelizando os clientes, é necessário ter habilidade de se expressar bem e claramente, além de ser persuasivo.
A persuasão é uma habilidade em que se desenvolve recursos lógicos-racionais ou simbólicos que influenciam a tomada de decisão das pessoas, de acordo com os seus próprios desejos, expondo sua visão de certo e errado dentre as opções que possui. Isso exige habilidades que podem ser desenvolvidas e aprimoradas com algumas técnicas de vendas.
Obviamente, é normal as pessoas ficarem nervosas no processo de uma venda, até que finalmente receba o sim e ganhe o cliente. São muitas as técnicas de vendas que podem ajudar a conquistar o cliente. Vamos te passar algumas delas nesse artigo para que você possa vender mais e melhor:
1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa
Tabela de conteúdo
Na maioria das vezes, o cliente não sabe o que ele quer e nem mesmo suas necessidades. Além de ajudá-lo a identificar como resolver o seu atual problema e orientar o que o cliente não deve fazer para ter mais problemas futuramente. Esse é o papel do vendedor, fornecer ao cliente o conhecimento necessário para que ele possa tomar as melhores decisões. Ter domínio dessa técnicas de vendas é imprescindível para qualquer vendedor.
Futuramente, esse cliente se lembrará da grande aquisição que teve ao ser aconselhado por um vendedor que o ajudou a fazer a melhor compra e, logo, retornará a comprar com você, já que o orientou de forma correta.
Para poder ajudar o cliente a ter exatamente o que ele quer, é preciso conhecer muito o universo do cliente e entender todas as suas necessidades, como podemos vender o que o cliente necessita com o que temos. Isso é algo muito importante nas técnicas de vendas do varejo, por exemplo.
2. Seja flexível
Para vender bem é preciso se adaptar às inúmeras situações que passamos durante a nossa carreira. É preciso moldar nossos comportamentos conforme a personalidade de cada cliente. Assim, fica muito mais fácil fazer negociações e o fechamento da venda. Logo, crie como estratégia inúmeras posturas para cada tipo de cliente.
3. Não subestime o cliente
Os consumidores estão cada vez mais conscientes e pesquisam, cada vez mais, sobre os produtos ou serviços que compram. Qualquer tentativa de enrolação ou fraude, o cliente, logo, irá perceber e não irá fechar a venda com você e ainda irá fazer essa má divulgação sua no mercado. Logo, uma das melhores técnicas de vendas é não subestimar o seu cliente!
4. Criar uma oferta irresistível
Quando você faz uma oferta que te traz um grande benefício, isso gera praticamente uma compra imediata. Por exemplo:
- É o último dia com esse valor;
- Os clientes que se inscreverem, hoje, ganham 10% de desconto;
- Te garanto que é o melhor preço ou o produto de volta.
Essas técnicas de vendas funciona por conta do seu senso de urgência que faz o cliente em potencial que já quer comprar, sair da inércia. Nesse caso, não é preciso nem o gatilho da necessidade do produto ou serviço. Logo, sempre é preciso dizer o preço antes de dar algum desconto ou promoção.
5. Gatilho da escassez
A gente só quer o que não se pode ter ou o que é difícil de se ter. Se a sua empresa dar desconto, que faça isso com prazos e deixe o consumidor bem informado que isso irá acabar. O gatilho da persuasão é funcional para decisões em um curto prazo, em que a compra é feita na hora da oferta. Pois o cliente se sente influenciado a comprar aquele produto e a confiar naquela abordagem e produto no momento.
Mas é preciso ser uma escassez real, isso é essencial para ter o resultado esperado nas vendas. Pois mentir para o cliente pode fazer com que ele perca a confiança em você e, assim, ele não comprará mais com você e pode ainda falar da sua má experiência de compra para as pessoas que conhecem.
6. Estabeleça-se como um especialista
As pessoas confiam em quem fala com propriedade! Posicione-se como um especialista na sua área! Mostre aos prospects e aos seus clientes que sua empresa é altamente qualificada! Crie bastante conteúdo de valor nas redes sociais, crie um relacionamento duradouro na base da conscientização do cliente, diálogo e presença.
7. Vantagens exclusivas
Clientes fiéis gostam de ser reconhecidos, quantas empresas têm hierarquias para os seus clientes: gold, platinum, diamond e black. Perceba: uber, cartões de crédito, banco.. Outras empresas, ao menos criam programas de fidelidade que possam te beneficiar sendo você um cliente permanente. Principalmente as empresas que focam em clientes com maior poder aquisitivo usam a experiência de marca e vantagens exclusivas para o seus clientes fiéis como uma das mais fortes técnicas de vendas utilizadas.
Ao ser tratado tão bem e ter uma boa experiência, o cliente tende a te indicar e falar bem da empresa para os seus amigos. Além de se tornar mais fiel a marca, acaba fazendo uma publicidade gratuita, sendo um defensor da marca.
8. Mostre que outros clientes estão felizes ao comprar produtos da sua empresa
Use os depoimentos de outros clientes como prova social, mostre que os outros clientes estão satisfeitos em adquirir seus produtos ou serviços. Isso passa mais confiança e, ainda, ajuda a sua empresa a ter mais autoridade em determinada área. A maioria dos clientes compram por indicação, é muito importante para os consumidores ver a recomendação de alguém que usou determinado produto ou serviço.
9. Toque na dor e no desejo do cliente
Muito importante é você saber qual é a dor e qual é o desejo do seu cliente. Mostrar a ele que ele tem um problema e qual seria a solução desse problema ao ter seu produto ou serviço. Foque em falar do resultado que seu produto ou serviço faria na vida do cliente, foca em falar em como a vida dele estaria melhor.
Todo bom vendedor usa essas técnicas de vendas para persuadir o cliente e mostrar que tem a solução para o seu problema. Pois as pessoas não querem saber o que seu produto ou serviço faz, como faz, como foi feito, se tem tecnologia ou não. Mas qual o resultado ele traz, a diferença que vai fazer na vida do cliente.
10. Suporte
Tenha um bom suporte e esteja acessível para o seu cliente em todas as redes sociais. O cliente sabendo que pode falar contigo em qualquer lugar, terá muito mais confiança em comprar da sua empresa. Invista em ter um bom atendimento no pré-venda, durante as vendas e pós vendas. Trabalhe a jornada do cliente bem, saiba dar um atendimento personalizado. Ter um bom suporte te ajudará a executar bem todas as técnicas de vendas anteriores.
Um sistema que ajuda a ter um bom suporte são os serviços de SaaS, como os da chat2Desk, pois além de ter atendimento híbrido, é feito por atendente humano, nos casos mais complexos, e atendimento por meio de chatbots, nos casos mais simples. É possível fazer atendimento em diversos canais, dessa forma, o cliente entra em contato com a empresa através do meio de comunicação que preferir. E os atendentes recebem as mensagens de vários canais com a mesma interface. Dessa forma, facilita para o colaborador e para os clientes.