O Diagrama de Ishikawa é conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe. É um método com o objetivo de organizar os principais pontos de uma situação para identificar qual o seu problema e possível solução. Principalmente com relação a processos de uma operação. Por ter uma organização visual, ajuda a equipe a entender quais os fatores levaram ao erro, achando a sua causa principal.
Como toda ferramenta que pode ser utilizada em diversas situações, o diagrama precisa ser avaliado com assertividade. Pois um levantamento errado dos fatores que causaram o erro pode prejudicar ainda mais a operação. Por isso, é importante entender como o diagrama funciona e em quais situações podem ser usado.
O que é e como funciona o Diagrama de Ishikawa?
Tabela de conteúdo
É um método para analisar e resolver problemas de forma prática. Esse método é muito semelhante ao de uma espinha de peixe, por isso o seu apelido, apesar de ser comumente chamado de Diagrama de Ishikawa. Pois através dele é possível ver todas as variáveis que levam a um problema. Encontrando novas soluções e ampliando sua visão, já que consegue ser mais assertivo do que outras ferramentas, além de ser facilmente usada. E tem uma riqueza de detalhes que auxiliam os resultados, conforme a criatividade, a lógica e a experiência de quem o usa.
Para que o Diagrama de Ishikawa é utilizado?
Essa ferramenta pode ser usada em diversos contextos e em diversas áreas. Sendo possível utilizá-la até no seu cotidiano.
O Diagrama possui seis categorias de análises, conhecidas como os 6 Ms:
- Método: o seu fluxo, processo e orçamento são apropriados?
- Matéria-prima: seus colaboradores têm as ferramentas necessárias para trabalhar?
- Mão-de-obra: sua equipe é direcionada e se mantém atualizada?
- Máquinas: as coisas funcionam corretamente ou tem algum problema que prejudica a execução dos serviços?
- Medidas: você metrifica os resultados para definir um padrão mínimo de atendimento?
- Meio ambiente: os fatores externos e internos são favoráveis?
Essas categorias são usadas não apenas para direcionar, mas para poder ver os possíveis problemas em detalhes e entender o funcionamento do processo. Os 6 Ms costumam ser usados no setor de controle de qualidade. Logo, em outras situações, o método pode ser usado de uma forma diferente. Em gestão de pessoas, por exemplos, a análise é feita através dos 4Ps:
- Políticas: são as condutas e políticas usadas no cotidiano da operação e com a equipe na empresa;
- Procedimentos: são os processos para a criação de produto ou serviço, principalmente os que podem ser a causa do erro.
- Pessoas: todas as pessoas que fazem parte da cadeia produtiva. O público externo, a comunidade e os clientes também.
- Planta: a estrutura da produção, como é vendido e gerenciado o produto. Deve-se pensar quais os desafios essa estrutura tem e as suas influências.

Princípio da Causa x Efeito
Esse princípio nos fala sobre os resultados (efeitos) que alguma ação (causa) causou. Podendo ser notado na teoria e na vida. Por mais que não percebamos, sempre teve alguma ação ou motivo que gerou um erro. O princípio de causa e efeito diz que até ações aleatórias podem ser motivo de uma causa. O Diagrama de Ishikawa é baseado nesse princípio, para que seja encontrado o motivo principal que levou ao erro, pois o problema só será solucionado se acharem sua causa principal.
É possível ter um entendimento maior do ocorrido e qual é a eficácia das soluções. Pois ao entender um problema por meio do seu motivo principal, você irá evitar que ela se repita e é possível aprender a como se comportar em situações parecidas.
Usabilidade em diversas formas
Solucione o problema de uma forma rápida e funcional:
O Diagrama de Ishikawa é usado no PDCA, sobretudo na fase de planejamento (plan). Nessa fase, você pode encontrar qual é o fator principal que deverá ser modificado por todo o processo e como isso será feito em cada etapa.
Dessa forma, o diagrama ajuda a ver a situação de uma forma mais clara e sendo mais fácil compreender como solucionar o problema.
Na parte de gestão de pessoas, acontece o mesmo princípio, com o propósito de encontrar quais habilidades devem ser melhoradas ou mudadas em um colaborador. Nesse caso, o Diagrama de Ishikawa consegue identificar se as causas não são originadas na vida profissional da pessoa, mas em outras áreas que acabam influenciando, como vida familiar, financeira, vida sentimental. E são motivos que as pessoas não percebem no trabalho em seu dia a dia, mas elas nos dizem muito sobre o seu comportamento e atitudes.
Os coachs, inclusive, as utilizam muito junto com outros métodos e ferramentas para que as pessoas possam saber mais sobre si.
Benefícios da utilização do Diagrama de Ishikawa
Por ser uma ferramenta útil e simples, o Diagrama de Ishikawa traz muitos benefícios quanto ao seu uso.
Conheça algumas delas:
- Rapidez para encontrar e resolver o problemas;
- Método criativo;
- Consegue ver todas as áreas;
- Acessível;
- Trabalhar o pensamento crítico e ampliar a visão;
- Pode ser utilizado em qualquer tipo de problema;
- Cria soluções inovadoras;
- Aumento na capacidade de análise.
Como podemos ver, há várias vantagens em usar o Diagrama de Ishikawa. Logo, se você precisa solucionar um problema ou compreender o que levou a determinado acontecimento, o utilize para encontrar as possíveis soluções.
Você irá perceber que o problema, muitas vezes, estava muito próximo, mas vocês não enxergaram, até usar a ferramenta.
Com o passar do tempo, o Diagrama de Ishikawa melhora a forma de ver todo o processo e em diversos contextos. Pois, assim, poderá solucionar os problemas de forma bem mais ágil. Estar de olho nos seus principais problemas reduz as chances deles aparecerem de novo.
É como um sistema dentro da empresa, que organiza os dados e monitora cada etapa do processo analisando os resultados, produtividade e erros. O mais importante é ter uma boa organização de tudo o que tem feito, em cada parte do processo. Poder metrificar os resultados e otimizar o tempo dos colaboradores.
Os sistemas de CRM costumam ser assim principalmente os que possuem inteligência artificial, como os da Chat2Desk, que possuem dashboard integrado, coletam e organizam os dados dos clientes de acordo com a jornada de compra do consumidor. Além de poder avaliar como está o andamento de cada parte do processo, até quanto tempo um atendente leva para fazer um atendimento.
Ainda permite ter uma interface integrada com vários canais de comunicação em que o cliente possa estar presente, dessa forma, consegue ter um suporte omnichannel, rápido e eficaz para o cliente. Ao mesmo tempo que eficaz e funcional para equipe e colaboradores.