Esse ano, mais do que nunca, foi o ano dos e-commerces, nunca se vendeu tanto pela internet e, nunca antes, teve tantos novos consumidores no mercado digital em tão pouco tempo. Isso nos mostra um amadurecimento do mercado.
E quanto mais maduro o mercado, mais concorrentes e empresas qualificadas, logo, mais você deve se dedicar aos seus clientes.E, sabemos, o quanto é importante acompanhar cada etapa da jornada de compra do seu cliente. Hoje, é possível fazer isso e, ainda mais, pois temos diversas estratégias que temos para usar nas lojas virtuais.
O CRM para e-commerce entrou no mercado de vez e é ferramenta obrigatória para obter sucesso em qualquer estratégia. Personalizar as ações de marketing e vendas, integrar os dados da equipe e ter uma equipe melhor qualificada, que conheça bem o seu cliente e não apenas os benefícios da ferramenta.
Lojas virtuais precisam ter um SAC para construir um relacionamento com o cliente e mantê-lo, assim, como no ambiente físico. Um sistema de atendimento ao cliente permite que o consumidor seja acompanhado, sendo possível ter contato sempre com o consumidor e mantê-lo satisfeito, já que fica mais fácil, também, entender suas necessidades e desejos.
Pode até soar abstrato e complexo, mas os sistemas CRM são bem fáceis de usar. São inúmeros sistemas com diversas funções disponíveis no mercado, possibilitando a sua empresa manter o relacionamento que tem com os clientes sob controle.
Ao mesmo tempo que o relacionamento com o consumidor é o setor mais beneficiado com o sistema de CRM, temos toda a parte de inteligência de dados que beneficia todo o processo de produção dos produtos e serviços. Inclusive o setor de vendas, toda parte em que a tomada de decisão é beneficiada. Vejamos alguns pontos que são beneficiados com o sistema de CRM em um e-commerce.
Ajuda no planejamento
Tabela de conteúdo
Com todos os dados que um sistema de CRM disponibiliza é possível repensar, avaliar quais melhorias podem ser feitas e os gargalos na estratégia de relacionamento com o cliente e de vendas. Saber qual o posicionamento da empresa na web é importante: ter os dados sobre performance, SEO, Inbound Marketing e CRM
O LTV significa lifetime value, é uma métrica para dizer o quanto um cliente gerou de receita durante o período que foi comprador e teve um relacionamento com a marca. O CRM melhora ainda mais os resultados do LTV, já que acompanha toda jornada do cliente, é possível definir as estratégias certas para cada etapa do processo de compra do cliente. Sendo fundamental ter precisão de cada etapa realizada pela equipe de marketing e vendas.
Análise preditiva
É o que vai analisar a sazonalidade da empresa, os períodos de alta e baixa demanda, o CRM tem resposta para perguntas simples, mas que são essenciais para a operação seguir bem. O CRM oferece dados com relação ao seu fluxo de vendas, KPI e possuem interfaces personalizáveis. Dessa forma, te permite ter uma visão bem mais estratégica da sua empresa, estando passos a frente.
Análise de dados
No mundo digital, assim como em qualquer comércio, há uma queda de braço entre marketing e vendas. Infelizmente, por falta de comunicação e integração entre esses dois setores, sempre há um conflito.
Ter dados para mostrar os resultados de cada ação ajuda os setores se uniram em prol da lucratividade da empresa. E um CRM que permite gerar relatórios, colher e organizar os dados é fundamental para que todos saibam a verdadeira origem dos resultados da empresa e como as estratégias funcionam.
Estratégia de vendas
O CRM se torna necessário, também, para que se tenha uma visão integrada e ampla de tudo o que acontece na empresa. Além disso, pode-se analisar de forma segmentada, personalizada nas ações e, assim, obter mais vendas e mais resultados. Permitir ter uma visão estratégica do negócio é uma das maiores vantagens de ter um CRM no seu e-commerce, principalmente no que tange ao relacionamento com o clientes e vendas. Possibilita à empresa ter um planejamento mais assertivo e que converse com a realidade.
Como implementar um CRM?
Bem, agora que já sabe o que é o CRM e quais são as maiores vantagens, você pode estar se questionando como colocar essa ferramenta no seu e-commerce, correto? Como escolher a melhor opção e que atenda às suas necessidades. É possível fazer a escolha correta avaliando alguns pontos.
Defina a opção de sistema
O primeiro ponto, é importante construir uma régua de relacionamento e a persona dos clientes. E construindo uma comunicação personalizada. O ideal é contratar um CRM específico para o e-commerce, já que é um nicho que possui particularidades.
Faça um planejamento
Outro ponto importante é criar abordagens para cada etapa da jornada do cliente e do funil de vendas, assim como, para cada persona. Enviar email marketing, anúncios, criar conteúdo de valor nas redes sociais e push, são, apenas, algumas estratégias que dão resultados tendo inúmeras outras.
Mensure os dados
Ter os KPIs (Key Performance Indicators) é essencial para analisar os resultados do seu e-commerce. Obviamente, o sistema de CRM tem uma interface integrada com os principais resultados em tempo real. Além disso, o sistema de CRM pode-se realizar testes para identificar quais as ações dão maiores resultados. Assim, irão ter o ROI que almejam.
Contrate um bom suporte
Para ter maior proveito das melhores estratégias de CRM, é preciso obter um suporte especializado durante todo o processo de implementação da ferramenta. Além de treinar os profissionais e estabelecer um tempo para a adaptação. Sobretudo, construir uma cultura que valorize a CRM como um ferramenta importante para a lucratividade da empresa.
Para e-commerce, o ideal é ter um sistema de CRM que seja omnichannel, quanto mais canais de comunicação sua empresa tiver e mais clientes poderá alcançar, mais conversão e mais ferramentas terá para construir um bom relacionamento com o cliente. O ideal é um ter um sistema de CRM em SaaS, como o Chat2Desk, que tem os canais mais utilizados pelos clientes no mundo digital, como: WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram entre outros.
Além disso, tem o dashboard integrado, podendo, assim, o atendente ter acesso a diversos canais em uma única tela. E ainda é possível ter comunicação híbrida, sendo os casos mais simples ter o atendimento via chatbots e, os casos mais complexos, por atendimento humano. E ainda gera relatório de desempenho tanto com relação da empresa com os clientes quanto a produtividade da equipe. Obtendo assim, inúmeras informações estratégicas.