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Automação de marketing: um guia completo

Independentemente do tipo de produto ou serviço que sua empresa está tentando vender, todo negócio precisa de marketing. Apesar de ser usado por mais de um século nas empresas, somente hoje, o marketing é visto como mais necessário do que nunca.

À medida que o mundo evoluiu, o marketing precisou mudar e acompanhá-lo também. Com o avanço tecnológico e uma abundância de dados, atualmente, é possível que tarefas manuais repetitivas sejam eliminadas e sua empresa operar tendo muito mais conhecimento sobre seu público. 75% dos profissionais de marketing já usam alguma ferramenta de automação de marketing, e o número continua a crescer.

Aqui está um guia completo para aprender tudo sobre automação de marketing. Vamos começar com a definição.

O que é automação de marketing?

Muitas tarefas da equipe de marketing como: a comunicação com os leads, desenvolver relacionamentos entre marcas e clientes, entender o comportamento do consumidor e conduzi-los pelo funil de vendas para se converterem em clientes; hoje é possível automatizar, otimizando os processos e agilizando o trabalho em equipe. A automação de marketing é, simplesmente, um sistema que executa essas tarefas de forma personalizada ao receber comandos, o que simplifica muito todas ações de marketing e facilita a vida da equipe.

O sistema de automação de marketing foi projetado para automatizar os processos e campanhas de marketing nos canais de comunicação que a empresa utiliza. E agilizar as tarefas que consomem mais tempo. Isso possibilita que sua empresa entregue uma experiência personalizada a sua audiência e mantenha seus clientes fiéis.

 

Existem diferentes tipos de automação de marketing

Sua equipe de marketing pode automatizar as mais diversas tarefas do setor de marketing. Além de poder integrar várias ferramentas em um painel centralizado, dos recursos simples aos recursos avançados que gerenciam todo o funil de marketing de ponta a ponta. Aqui estão alguns dos diferentes recursos de automação de marketing:

 

Mensagens pelo WhatsApp

No passado, a maioria das ferramentas de automação de marketing incluía e-mail marketing, hoje, também, se tem as automações pelo WhatsApp. É essencialmente escrever e configurar campanhas de mensagens, criar um fluxo conforme as respostas disponibilizadas no menu e analisar o desempenho do menu criado e da nutrição de seus leads.

 

Automação de fluxo de trabalho

Uma ferramenta essencial, a automação do fluxo de trabalho permite automatizar todas as suas tarefas que podem estar descritas em um kanban, por exemplo. Ou mesmo em uma agenda ou calendário, em que sua equipe tenha acesso, para que assim, saibam o que você está fazendo no seu dia a dia na empresa. Além de facilitar o trabalho em equipe, minimiza as tarefas humanas em toda a jornada do cliente.

 

Gestão de leads

Esse recurso permite que os profissionais de marketing automatizam o processo de aquisição de leads, estimulando-os e qualificando-os por meio de um funil de vendas. Ou seja, essa ferramenta usa automações desde a aquisição de leads até a conversão

 

Gerenciamento de conteúdo

As ferramentas de gerenciamento de conteúdo permitem que sua empresa crie, gerencie e modifique o conteúdo digital, para ajudar nas atividades de nutrição de leads, como SEO, postagens nas redes sociais e fluxos de mensagens.

 

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Automação de marketing: um guia completo

Gerenciamento de Projetos

Normalmente, é usado em conjunto com outros recursos de automação de marketing, em um dashboard integrado que permite que sua equipe veja todos os projetos em todas as fases, em um único painel.

 

Gestão de relacionamento com o cliente

O CRM começa onde o marketing termina, nada disso, os dois andam juntos. Ajuda a automatizar os processos de vendas, funciona melhor quando integrado a uma ferramenta de automação de marketing. Principalmente, se tratando de construção de relacionamento com o cliente. Além disso, as informações de lead scoring irão servir para direcionar a equipe de marketing em suas estratégias.

 

Analytics e visualização

Todos os dados que coletamos como profissionais de marketing são reunidos para identificar padrões, direcionamento e termômetro de como está performando a campanha. Nunca foi tão importante analisá-los e tê-los para as tomadas de decisões. Assim, saber de forma mais clara como estão os seus funis de vendas e público.

 

Business Intelligence

Uma ferramenta de inteligência de negócios consolida todos os dados em uma infinidade de ferramentas para obter insights mais profundos sobre seus clientes e marcas. Basicamente, um sistema que centraliza os seus dados para que os gestores possam ver um completo cenário macro e micro

 

Executando campanhas de marketing

A ferramenta de automação de marketing ideal para sua empresa seria aquela que tivesse todos os recursos necessários para executar o planejamento de marketing, mas existem alguns conceitos fundamentais que formam a base da automação de marketing:

 

Organização e armazenamento de dados

O precursor de todo sistema de automação de marketing são os dados que sua empresa coletou. Os resultados extremamente bem-sucedidos obtidos por meio da implementação da automação de marketing devem seu sucesso ao uso inteligente dos dados do cliente. Os dados costumam ser armazenados em diferentes sistemas de sua empresa. O poder de combinar esses bancos de dados mesmo diferentes é enorme. Os bancos de dados da equipe de marketing, vendas e até mesmo de suporte ao cliente podem gerar perfis 360 graus dos seus clientes, permitindo que uma ferramenta de automação de marketing crie campanhas altamente personalizadas e relevantes.

 

Mapeamento da jornada do cliente e pontos de contato

Uma compra pode ser o auge da realização, mas raramente existe isoladamente. Existem muitas interações com sua marca que eventualmente levam a essa compra. Essa progressão é conhecida como jornada do cliente, e cada interação que seu cliente tem com sua marca – online ou offline – é chamada de ponto de contato. Usando a automação de marketing, sua empresa precisa garantir as melhores interações possíveis ao longo da jornada do cliente, porque uma lacuna no ponto de contato pode gerar danos ou quebrar um negócio.

Empresas como a Chat2desk oferecem um sistema com funil de venda automatizado, além do WhatsApp Business API Oficial, além de oferecer outros canais de comunicação, permitindo ser omnichannel. O sistema de CRM ainda permite criação de tarefas, coletas e organização de dados e ainda gera relatórios.

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