Pular para o conteúdo

O que é estado de flow e como aplicar no seu trabalho

Você já se dedicou a alguma tarefa em que estava tão focado que o mundo ao seu redor desapareceu, porque está perfeitamente focado? Parece que você está no piloto automático, nada pode dar errado. O trabalho flui naturalmente, sem atrito. Sem esforço.

Proposto pela, primeira vez, pelo psicólogo positivo húngaro Mihaly Csíkszentmihályi, nos anos 70, o estado de flow é o estado mental em que estamos “tão imersos em um sentimento de foco energizado, envolvimento total e prazer no processo da atividade que perdemos a noção de espaço e tempo”. Ou, como Steven Kotler descreve em seu livro, o flow é onde “cada ação, cada decisão, te leva sem esforço, com fluidez, perfeitamente para a próxima ação”. É a resolução de problemas em alta velocidade.

Parece um sonho. Mas, como qualquer devaneio, no momento em que você reconhece que está fluindo, sua sensação de bem-aventurança começa a se dissolver e o mundo, completo com suas distrações, volta rapidamente para nossas cabeças.

Todos nós podemos executar nossas tarefas cotidianas com um pouco mais de flow. Logo, imagina se pudermos entender exatamente o que nos empurra para esse estado e, então, pular para o estado de flow facilmente?

 

O que realmente está acontecendo quando entramos no estado de flow?

Segundo o autor, existem critérios específicos que devem ser atendidos para que você entre no estado de flow:

  • Você deve ter objetivos e progresso claros
  • Sua tarefa deve fornecer feedback claro e imediato
  • Você deve estar no equilíbrio entre os desafios percebidos da tarefa em mãos e suas próprias habilidades percebidas

Em outras palavras, você deve saber o que está fazendo, ser capaz de ver se está fazendo bem ou não e se esforçar para sair da sua zona de conforto. Este último ponto é especialmente importante para encontrar o estado de flow é o domínio combinado com o desafio que traz o estado de flow. Csíkszentmihályi descreve como o melhor estado de fow como os movimentos de um esquiador profissional realizando uma corrida difícil:

Imagine que você está esquiando em uma ladeira e toda a sua atenção está voltada para os movimentos do seu corpo, a posição dos esquis, o ar passando assobiando pelo seu rosto e as árvores cobertas de neve passando. Não há espaço em sua consciência para conflitos ou contradições; você sabe que um pensamento ou emoção que o distraia pode fazer com que você seja enterrado de cara na neve. A corrida é tão perfeita que você quer que dure para sempre.”

 

Os 5 elementos do estado de flow e como aplicá-lo no seu trabalho

Para nos ajudar a encontrar o estado de flow em mais de nossas vidas, precisamos juntar todas as cinco peças do quebra-cabeça do estado de flow: autocontrole, ambiente, habilidades, tarefa e recompensa.

 

Autocontrole: concentre-se na força de vontade para desencadear um estado de flow!

No estado de flow, exercemos controle sobre os nossos pensamentos e estímulos, em vez de nos permitirmos ser passivamente determinados por forças externas.

Todos nós amamos atalhos e a ideia de entrar em um estado de flow soa especialmente atraente, pois significa que você está quase trabalhando sem trabalhar. Mas, ainda, é preciso força de vontade, disciplina e autocontrole para chegar lá. Na verdade, o autocontrole é um elemento-chave do estado de flow.

Para nos ajudar a entrar em um estado de flow com mais frequência, precisamos ser capazes de dominar esse nível de controle de nossa consciência. O que não é uma tarefa fácil no mundo distraído de hoje.

 

Meio Ambiente: encontre um espaço novo e emocionante

A rotina é a base da produtividade. Mas você raramente entrará em um estado de flow, apenas fazendo, hoje, a mesma coisa que fez ontem.

Em vez disso, encontre um ambiente que o desafie diariamente e o empurre para fora de sua zona de conforto. Pense no surfista que é forçado a se adaptar a cada onda individual que pega.  É justamente a novidade, imprevisibilidade e complexidade que irá desencadear seu estado de flow.

O que é estado de flow e como aplicar no seu trabalho
O que é estado de flow e como aplicar no seu trabalho

 

Habilidades: praticar deliberadamente é o que traz o estado de flow

Segundo Csíkszentmihályi, o estado de flow é como “estar completamente envolvido em uma atividade por si mesma. O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento segue inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo. “

Como o estado de flow depende de encontrar aquele ponto ideal entre suas habilidades e o desafio em mãos, não é surpresa que precisamos ter um certo nível de domínio antes de atingir o estado de flow. Isso não significa que você não atingirá o estado de flow até que seja um mestre absoluto em sua habilidade, mas significa que você precisa saber quanta habilidade você tem ao executar algo e como usá-la ao máximo. Ou seja, uma prática deliberada

Uma maneira de ver a prática deliberada é como peças de um quebra-cabeça. Pegue uma tarefa maior e divida-a em partes menores e individuais, concentrando-se intensamente em cada uma até dominá-la. À medida que avança nas sessões de prática, você está efetivamente colocando em camadas seu domínio até que a tarefa seja concluída ou a habilidade seja dominada.

 

Tarefa: Conectar a um objetivo claro

Se um assunto nos excita, desperta nossa curiosidade mais profunda ou se precisamos aprender porque tem muitas coisas em jogo, prestamos muito mais atenção.

Embora até agora, tenhamos visto maneiras que podem ajudar a colocá-lo em um estado de flow, um requisito absoluto é um senso claro de objetivo por trás do que você está fazendo.

Você precisa sentir uma conexão autêntica e real com o seu trabalho para se dedicar a realizá-lo no momento. O que faz sentido: ninguém vai colocar horas e horas de prática deliberada, esforçando-se física e mentalmente, se não se importar realmente com o que está fazendo.

Uma maneira de ter certeza de que sua tarefa está vinculada ao seu objetivo é criar uma declaração de missão pessoal. O objetivo vem de amarrar sua missão e habilidades a como você pode fazer a diferença com o seu trabalho.

 

Recompensa: não procure motivação extrínseca

Assim como o estado de flow vem com mais frequência quando seguimos nossas paixões, também precisamos fazer um trabalho para o qual estamos intrinsecamente motivados. Isso significa trabalho e tarefas para as quais sentimos um verdadeiro significado e gostamos de fazer por fazer.

Dinheiro, prêmios, elogio etc. Esses podem ser subprodutos do fluxo de trabalho que você faz, mas não podem ser a principal motivação por trás do que você está fazendo. Portanto, antes de começar a ficar chateado consigo mesmo por não entrar em um estado de flow durante o seu trabalho, pergunte por que você está realmente fazendo isso. 

Além disso, para que você consiga ter um bom estado de flow é preciso ter as ferramentas necessárias, um bom exemplo é no setor de relacionamento com o cliente. A equipe precisa ter um sistema que centralize a comunicação com os consumidores, que possam ver as métricas e consigam acompanhar suas tarefas. Empresas como a Chat2desk oferecem esse serviço colaborando para a produtividade da sua equipe.

 

O que é estado de flow e como aplicar no seu trabalho 1