A Black Friday é a data mais esperada do ano, tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. No Brasil, as vendas aumentam a cada ano que passa, e o e-commerce ganha mais destaque, afinal, desde o início da pandemia o setor cresceu significativamente. Hoje em dia, é muito difícil achar algum consumidor que não tenha feito uma compra online nesses últimos dois anos.
Inclusive, começamos a falar da Black Friday há um mês atrás, porque é preciso se planejar o quanto antes para não perder nenhuma venda e, também, não sair no prejuízo. Uma das perguntas frequentes é: você sabe quanto de desconto deve dar no preço do seu produto ou serviço para que todos saiam ganhando na promoção?
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Como definir o preço de um produto na Black Friday?
Tabela de conteúdo
Antes de saber quanto sua empresa irá dar de desconto nos seus produtos, é preciso determinar um preço viável para que, antes de mais nada, traga resultados para o seu negócio. Se a sua empresa ainda não deu um valor para os produtos que irão receber descontos na Black Friday ou quer verificar se a sua conta está batendo, fique atento! Pois a pior coisa que pode lhe acontecer, nessa época do ano, é ter prejuízos e fazer ofertas em vão.
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Escalabilidade e Disponibilidade:
Para ter uma Black Friday de sucesso, primeiramente é importante garantir que o dia de promoções não deixe os gestores e sua equipe de tecnologia sobrecarregados ao ponto de não entregarem bons resultados ao cliente.
Portanto, o primeiro passo é preocupar-se com dois conceitos relevantes: a escalabilidade e a disponibilidade de vendas da sua loja. Esses dois termos se referem à capacidade de manter o serviço disponível e com um nível de qualidade satisfatório mesmo considerando uma carga crescente de utilização.
Não ofereça descontos falsos
No Brasil, durante a Black Friday algumas empresas não fazem ofertas muito atrativas ou vendem produtos e serviços com os valores como verdadeiros descontos. Graças a essa prática, o evento chegou a ser apelidado pelos consumidores como “Black Fraude”, e agora os clientes estão ainda mais atentos aos preços, fazendo comparativo e suas pesquisas nos concorrentes.
Lembre-se: além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio. E isso pode durar até depois da promoção de black friday, manchando a imagem de sua marca.
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Invista em conteúdos e mídia paga
Vídeos e anúncios em mídia paga estão em alta. Nunca antes o consumidor esteve tão acostumado com eles. A sua empresa já está sendo vista no mercado digital? Mantenha o site e redes sociais do seu negócio atualizados e aproveite esses canais de comunicação para antecipar e anunciar suas ofertas ao público.
As redes sociais têm estado cada vez mais presentes na vida do consumidor, isso pode ser usado como estratégia para as lojas venderem seus produtos através dos anúncios e de suas redes sociais. A divulgação é um fator essencial na Black Friday, afinal, não adianta fazer uma promoção se ela não chega até seu público. Vamos ver a seguir uma dica essencial para divulgar seus produtos.
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Planeje a sua campanha
Já parou para pensar que a Black Friday pode ser o seu primeiro contato com muitos clientes? Então não perca tempo! Planejar com antecedência é importante para que qualquer ação funcione, então, capriche na sua campanha e comece a organizar seus processos. Quais produtos sua empresa pretende oferecer desconto? E quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções e qual público pretende atingir? Chegou a hora de se preparar!
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Trabalhe com os produtos mais desejados
A Black Friday é uma dos eventos mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando para comprar produtos que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais nenhum cliente se interessou.
Se a sua empresa realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos negócios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.
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Prepare o atendimento para a Black Friday
Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras. Provavelmente, nesse dia a demanda de clientes será maior. Então, sua empresa precisa oferecer um suporte adequado, caso contrário poderá perder um grande volume de vendas.
Lembre-se que sua marca não será a única a fazer promoções. Todas as concorrentes, também, estarão tentando captar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.
Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os leads. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então, fique atento e prepare bem a sua equipe.
Lembre-se de manter o atendimento reforçado, também, nos dias seguintes à Black Friday, principalmente no sábado e na segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas podem aumentar na mesma proporção das vendas.
Algumas empresas deixam algumas promoções ativas até o domingo ou até segunda, por conta da cyber monday. Nesse caso, a estratégia de atendimento, também, deve ser mantida por um tempo adicional.
Ter uma plataforma como a da Chat2Desk pode auxiliar nesse momento, afinal, através das automações oferecidas para agilizar e facilitar seus processos, juntando o melhor do atendimento automatizado e humanizado, proporcionando mais satisfação para os clientes e maior produtividade para a empresa.
Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday
Como citamos acima, o atendimento durante e após a campanha é essencial para fortalecer a relação com os clientes. Na Black Friday, as empresas recebem novos compradores, aumentando, assim, a base de clientes.
A dica é aproveitar esse momento para saber o que pode ser melhorado em sua plataforma (e-commerce), portfólio de produtos, preços, entrega, retornos de dúvidas e outros.
Para isso, use e abuse de ferramentas do marketing como WhatsApp, chat dentro do seu site e-mail marketing e pesquisa de satisfação do cliente.
Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes, por isso seja transparente e ofereça descontos reais.
A Black Friday 2021 pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados. Então, é só se planejar com antecedência seguindo nossas dicas e já colocar a mão na massa e venha com a Chat2Desk vender muito!