Você deve ter notado que, quando envia um e-mail para um grupo de pessoas no trabalho, obtém várias respostas diferentes. Isso acontece porque cada tem uma personalidade segundo a avaliação DISC. Um colega de trabalho pode responder com um “obrigado” conciso (sem maiúsculas, sem pontuação). Enquanto outro responde com uma série de frases efusivas que começa elogiando sua grandiosidade e termina perguntando sobre seu fim de semana e incluindo uma referência engraçada a episódio da semana passada de The Good Place.
As diferenças na comunicação não refletem necessariamente os sentimentos pessoais das pessoas que falam com você. Em vez disso, essas diferenças podem ter mais a ver com personalidade e padrões de comportamento estabelecidos. Pessoas diferentes respondem às situações em vários graus de reserva ou atividade, se atente como as pessoas realizam as tarefas e as respostas à dinâmica de poder.
Compreender seu próprio padrão de comportamento e o de seus colegas de trabalho pode ser um fator-chave para criar relações saudáveis e desfrutar de uma cultura de trabalho positiva. E é exatamente que a avaliação DISC faz, te ajuda a compreender as diferentes formas de comunicação, também, pode ajudar os membros de sua equipe a reduzir ou resolver conflitos interpessoais, atender melhor os clientes e compreender a melhor forma de liderar e influenciar pessoas ao seu redor.
Avaliação DISC: análise comportamental
Tabela de conteúdo
Personalidade: Uma das ferramentas mais comumente usadas para avaliar a comunicação e os padrões de comportamento é a avaliação DISC, cujas letras significam Dominância, Influência, Estabilidade e Consciência.
A análise comportamental da avaliação DISC é baseada nos tipos de personalidade identificados pelo Dr. William Marston no início do século XX. Marston, também, foi o criador da Mulher Maravilha para os quadrinhos da DC, assim como o inventor do polígrafo (Lasso of Truth, alguém?). Marston teorizou que as expressões de emoções das pessoas podem ser categorizadas em quatro tipos, decorrentes das percepções de uma pessoa de si mesma e do ambiente.
Pesquisadores subsequentes desenvolveram o trabalho de Marston sobre os tipos de personalidade DISC para criar a avaliação DISC, uma ferramenta para identificar as diferenças comportamentais das pessoas. A avaliação DISC é comumente usada pelos empregadores para desenvolver os funcionários atuais ou avaliar os novos como parte dos processos de contratação. A avaliação DISC possui uma série de perguntas que produzem um relatório detalhado sobre seus comportamentos, com estratégias para trabalhar com pessoas de outros estilos.
Análise comportamental do DISC: Qual é a sua superpotência?
Embora a maioria das pessoas exiba todos os comportamentos da avaliação DISC até certo ponto, geralmente, há um ou dois comportamentos que a avaliação DISC considera que eles exibem com maior predominância.
Altamente dominante
Indivíduos altamente dominantes dão ênfase aos resultados. Eles são confiantes e assertivos e gostam de correr riscos. Eles também são decisivos e motivados, com grande necessidade de realização.
As personalidades com alto D são adequadas para situações estressantes, pois anseiam em vez de temer os desafios e podem impulsionar a inovação em suas organizações. Como líderes, eles são adequados para situações que exigem estilos tradicionais e formais de autoridade, em vez de liderança baseada no serviço e nos relacionamentos.
Alta Influência
O resultado de alta influência é frequentemente chamado por perfil de “comunicador”. Essas pessoas valorizam a persuasão, a abertura e os relacionamentos. Eles são confiantes, falantes e genuinamente interessados nas ideias e sentimentos dos outros, uma combinação que os torna assertivos e adaptáveis. Este grupo anseia por elogios e prosperará em empresas onde se sintam aceitos. Eles também podem motivar e encorajar outros a terem sucesso.
Alta estabilidade
Menos comum do que alguns dos outros perfis, possuem bastante paciência, confiabilidade e cordialidade. Essas pessoas simpatizam com os outros e, embora possam ser introvertidas, são hábeis em manter relacionamentos.
Eles também são capazes de trabalhar firmemente em tarefas que outros podem achar muito trabalhosas. No entanto, personalidades estáveis precisam de tempo para se ajustar às mudanças e podem não responder bem às críticas. Eles funcionam melhor quando sentem o apoio das pessoas ao seu redor.
Alta Consciência
Pessoas com alta consciência valorizam qualidade, precisão, especialização e competência. A necessidade de controle e o foco nos fatos podem fazer com que pareçam frios para os outros, mas eles manterão amizades baseadas em interesses mútuos.
Personalidades com alta consciência podem ter objetivos claros, mas lutam para alcançá-los por meio de relacionamentos e são mais propensos a apelar para regras e lógica para fazer progressos. Eles tendem a ser rápidos e capazes de organizar detalhes em sistemas complexos.
Usar uma avaliação DISC no local de trabalho pode ser uma estratégia valiosa para empregadores e funcionários. Conhecendo seu próprio estilo, você pode conhecer seus próprios desafios na comunicação com as outras pessoas e trabalhar para enfrentá-los, a fim de ajudar a construir relacionamentos e atingir seus objetivos profissionais.
Use a avaliação DISC na sua equipe
Empregadores e funcionários também podem querer compartilhar seus resultados de avaliação DISC com outras pessoas. Depois de conhecer os estilos de comportamento das pessoas ao seu redor, você pode trabalhar para adaptar seu próprio estilo às necessidades dos membros de sua equipe e entender melhor suas próprias vulnerabilidades e pontos fortes. Você pode então decidir continuar com o treinamento de habilidades sociais, para você ou para sua equipe, para usar melhor os resultados do DISC.
Um setor, que seus colaboradores, devem dominar essa análise, sobretudo nas entrelinhas, por conta das diversas personalidades que precisam lidar e ser assertivo é a equipe de CRM. Pois irão lidar com diversos clientes e sua personalidade irá dizer muito qual a melhor abordagem de vendas utilizar, mais ou menos agressiva. Se estão habituados com as tecnologias que utilizam, se estarão dispostos a utilizá-las.
Por isso é muito importante ter um sistema de CRM como os da Chat2desk, que trabalhe com um bom banco de dados, inteligência artificial e machine learning. Pois ele irá organizar e guardar os dados dos clientes, que são importantes para essas análises.
Além disso, tem um dashboard integrado facilitando o atendimento em diversos canais de comunicação de forma rápida. Possibilitando a sua empresa ter uma estratégia omnichannel, sem que tenha lista de espera, graças ao chatbot, que não só personaliza a comunicação, trabalha 24 horas por dia, sem deixar que o cliente espere por resposta. Ele soluciona os problemas simples para que os colaboradores possam se dedicar aos casos complexos.