Se você deseja transformar sua ideia em uma operação multimilionária que pode ter um impacto real no mundo, pode parecer estranho (ou bom demais para ser verdade) existem várias estratégias que levam você ao seu objetivo. E uma delas, que é muito utilizada no ambiente digital é a utilização do funil de vendas automático. Uma técnica eficaz que faz com que as pessoas naveguem em seu site, redes sociais e comprem seus produtos, tudo como parte da experiência online com os seus canais de comunicação.
E se você for capaz de automatizar com sucesso o processo de geração de leads e vendas, isso eliminará muito do imenso trabalho que você provavelmente esperava ter
Veremos o que é um funil de vendas automático, quais componentes e etapas diferentes você precisa implementar para fazê-lo funcionar perfeitamente para dar à sua empresa uma grande oportunidade de ser um jogador real no seu mercado.
Vamos começar criando seu primeiro funil de vendas automático
Tabela de conteúdo
O que é um funil de vendas?
Um funil de vendas automático representa toda a jornada de compras que seus clientes fizeram com sua marca. Começa com a fase inicial de aprendizado sobre sua marca para realizar as compras. Compreender um funil de vendas automático pode ajudá-lo a mapear as rotas mais eficazes para a conversão.
Se você analisar bem um funil de vendas automático, poderá aprender quais ações influenciam seus clientes a agirem. Portanto, dá a você o poder de impulsionar suas vendas, fidelizar clientes e conquistar o reconhecimento da sua marca. Um funil de vendas automático bem feito ajuda você a gerar novos leads com eficiência. Agora que você sabe o que é um, vamos prosseguir para você aprender com fazer um funil de vendas automático.
O que é um funil de vendas automático?
O funil de vendas automático é a estratégia que ajuda você a gerar novos leads automaticamente. Conteúdo, iscas digitais, anúncios, etc. trabalham juntos como um só para trazer leads sem sua interferência.
Em primeiro lugar, se você passou algum tempo na cozinha ou na garagem trocando o óleo, você está familiarizado com um funil. E como ele guia algo, geralmente líquido, para baixo como uma pirâmide, em que tem a parte de cima larga e, no final, a abertura vai se estreitando.
Pense no funil de vendas automático como algo semelhante. Por exemplo, você pode usar o conteúdo ou seus canais e suas aulas para tentar direcionar ao seu público alvo.
Faça uma isca digital
Você pode começar oferecendo algumas aulas sobre um assunto que você domina do seu mercado por meio de uma landing page para captar dados. Pronto, você deu a eles um motivo para fornecer o endereço de e-mail, que é um ponto de contato importante para seus esforços futuros. Para aqueles que se inscreverem, adicione uma página de agradecimento.
Depois que eles participam dessas aulas, você tem a oportunidade de apresentar um produto para eles no final ou, pelo menos, qualificá-los para um membro da equipe de vendas, se estiverem interessados. No mínimo, você pode manter as aulas disponíveis para que eles possam reproduzi-lo para manter sua marca pelo menos em suas mentes e em suas conversas com seus amigos e colegas.
O funil de vendas automático é um processo de várias etapas e multimodalidade que essencialmente leva as pessoas a estarem em seus canais de comunicação e interagirem até se tornarem clientes.
Crie conteúdo
Você usará uma técnica de inbound marketing usando conteúdo como posts, lives, artigos ou até mesmo e-books para promover sua marca e, em seguida, suas redes sociais e o seu site funcionará como um funil de vendas automático para levar as pessoas a comprar de você.
A última peça do quebra-cabeça é a automação. O software de automação de marketing foi projetado para ajudá-lo a priorizar e executar suas tarefas de marketing de forma mais ágil e eficiente.
Por que preciso de um funil de vendas para gerar leads?
Muitas vezes, as suas redes sociais ou o seu site são os primeiros ou segundo ponto de contato que o cliente faz com a sua marca. Quase 96% dos leads que chegam até você não estão prontos para comprar, mas isso não significa que eles nunca farão uma compra do seu produto.
Eles estão interessados no que a sua empresa oferece e talvez até comprem da sua empresa quando estiverem prontos, cabe a sua comunicação qualificá-los. É aí que entra o funil de vendas automático. O objetivo do funil de vendas automático é gerar leads e qualificá-los. Não se trata do design sofisticado ou de imagens atraentes no site. É a capacidade de transformar leads em compradores.
Se eu tivesse que escolher entre um site e uma rede social decente com um funil de vendas automático para gerar leads. E um site bonito e rede social com feed harmônico e atraente, o cliente que busca uma solução para o seu problema, com certeza, escolheria o primeiro. Esse tipo de funil de vendas automático pode ser usado para gerar leads, construir sua lista de e-mail ou aumentar seu público. Logo, o seu faturamento aumenta e você poderá reinvestir.
Como posso construir um funil de vendas?
O plano do jogo por trás do funil de vendas automático é bastante simples. É um sistema de 3 partes que leva em consideração o tráfego, a conversão de leads e a nutrição de leads:
Tráfego: direciona as pessoas para uma landing page ou para um canal de contato com um atendente como WhatsApp.
Conversão de leads: o visitante fornece suas informações de contato em troca da isca digital que você está oferecendo
Nutrição de leads: sua empresa envia uma série pré-planejada de e-mails automatizados para incentivá-los a lançar seu produto ou serviço.
Este método de ‘Tráfego → Conversão → Nutrição’ pode transformar seu tráfego frio em clientes potenciais.
Um ponto importante para que a sua empresa consiga manter os seus leads em um funil de vendas até o fundo dele é a construção de relacionamento e confiança do seu cliente.
Manter sempre a interação e a comunicação ativa com o seu cliente. Para que isso seja possível em nível escalável, é preciso estar disponível para o seu cliente frequentemente. E uma ferramenta que te ajudará muito a dar um suporte e ter uma comunicação assertiva com o seu cliente é um bom sistema de CRM. Todo cliente deseja ter toda assistência possível para que possa tirar suas dúvidas sobre os seus produtos.
Além disso, possuem chatbots que auxiliam na comunicação, pois os chatbots fazem atendimento dos casos mais simples enquanto os seus atendentes podem fazer os atendimentos dos casos mais complexos. Isso otimiza o tempo de produtividade da sua equipe, além de levar maior experiência ao cliente devido o atendimento rápido, não ter filas de espera e ter a atenção personalizada em casos complexos.
Além disso, o chatbot trabalha com inteligência artificial e learning machine, colhendo e organizando informações não só de forma estratégica, mas para ter uma comunicação mais personalizada.