No último post, falamos das inúmeras estratégias que é possível utilizar na Black Friday. Para que, dessa forma, você tenha opções e consiga ver qual se encaixa melhor ao seu negócio. Você pode utilizar uma única estratégia ou mais de uma até. Mas, recomendamos que você se sente e analise os números para descobrir qual estratégia produzirá os melhores resultados para sua pequena empresa.
Depois de decidir a estratégia que vai seguir, é hora de começar os preparativos. Conforme discutido anteriormente, quanto mais cedo você começar a se preparar, melhor, então dê uma olhada em nossas principais dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday.
1. Avalie os produtos escolhidos
Tabela de conteúdo
Antes de colocar qualquer produto para entrar na Black Friday, verifique a sua margem, se o desconto é mesmo aplicável. Se for utilizar a estratégia de a cada dia um produto diferente, coloque cada produto de forma estratégica, os melhores podem ficar no primeiro e no último dia, por exemplo.
2. Planeje sua mensagem e copy
É muito importante ter uma copy de vendas para comunicar aos seus clientes e a sua audiência que começará a Black Friday no seu negócio. Faça um planejamento, crie um nome específico para o seu evento, organize cada copy para ter uma mensagem consistente.
3. Crie banner, cards e criativos para promover seu evento da Black Friday
Crie banners, artes e cards para divulgar sua Black Friday, ouse e seja criativo para que você consiga chamar a atenção do seu cliente. Já que isso é a primeira coisa que seus clientes veem quando entram no seu site e é por isso que ele deve falar bem com o consumidor, coloque um produto que tenha bastante saída, um link para a página que contém a promoção.
4. Verifique se o seu site é responsivo
O usuário utiliza muito mais os smartphone ou tablet hoje em dia. Logo, é muito importante que o seu site tenha boa usabilidade na versão mobile também. Que a experiência de compra seja igual ou mais rápida do que pelo desktop. Analise, também, se o seu site está rápido, pois muitas vezes o cliente desiste de comprar por conta da lentidão do site.
5. Esteja preparado para o aumento de tráfego
É preciso saber, também, a quantidade de tráfego que o seu site aguenta. Isso é muito importante até para você fazer suas vendas. Um grande volume de tráfego pode fazer com que o seu site carregue lentamente e, em casos extremos, sites inteiros podem travar.
E é por conta disso, que muitas empresas optam por estender seu evento da Black Friday por um período maior, para a distribuição da demanda e manter seu e-commerce no ar com rapidez. Mesmo assim, ainda pode ocorrer de ficar congestionado quando tiver muitos acessos.
Você pode avaliar como está o carregamento do seu site através do Pingdom e Google Pagespeed Insights, é importante testar a velocidade. Arquivos pesados, na maioria, das vezes, são os grandes responsáveis por isso. O ideal é tentar compactar ao máximo as imagens, mas sem perder a qualidade.
6. Certifique-se de que seu checkout de pagamento esteja funcionando bem
Verifique se seus checkouts estão funcionando e que seus clientes conseguem fechar o carrinho tranquilamente, faça um pedido de teste. Aliás, não só com relação ao pagamento, mas, principalmente, sobre a entrega e o frete. Até porque se não funcionarem, dificilmente os clientes irão conseguir efetuar a compra.
Tente, também, flexibilizar ao máximo as formas de pagamentos, por mais que saibamos que os clientes se preparam para essa época. Temos que pensar que não só por ser um evento de final de mês, mas o momento atual com o coronavírus, muitas pessoas estão buscando economizar o máximo.
7. Gere consciência antecipada
É muito importante criar antecipação sobre sua promoção da Black Friday, comece a divulgar a Black Friday uma semana antes. Pois é o tempo necessário para os seus clientes se programarem e avaliem qual a opção atende melhor a sua necessidade. Dessa forma, sua empresa tem a possibilidade de ser uma das escolhas.
Você ainda pode gerar um buzz, trabalhando os gatilhos mentais como suspense, novidade e exclusividade. Divulgue uma semana antes, as promoções que terá no dia ou no período promocional. Precisamos entender que divulgar um dia antes, não irá adiantar, pois o cliente estará abarrotado de informação de produtos em promoção, diminuindo as chances de escolher o seu produto.
8. Envie as promoções de marketing por email
É muito importante ter email marketing nessas horas, é uma forma de você falar com quem já é seu cliente. Essa é uma ferramenta que você deve usar o ano todo. E para utilizá-la com eficiência é importante que você tenha separado sua listas de conversão, o cliente frio e o cliente quente. Se você ainda não tem uma base, é importante criar uma lista. Sempre peça o email do seu cliente para poder enviar as novidades, promoções, feliz aniversário. Planeje, também, sua campanha de email marketing com antecedência.
9. Configure os anúncios pagos
Faça anúncios, por mais que você utiliza as mídias sociais e o email, o Black Friday é uma ótima oportunidade de você captar novos clientes. Além disso, você pode ter mais alcance. Pois sabemos que o orgânico, para ter alcance ou engajamento é preciso, no mínimo, fazer um viral ou um grande evento como a Magazine Luíza e as Americanas ano passado. Logo, a melhor forma de alcançar o seu público alvo de forma certeira é com anúncios. Utilize o remarketing e o público semelhante para isso!
10. Mantenha o controle de seus níveis de estoque e inventário
É imprescindível analisar o seu estoque e ver se há o suficiente para venda em larga escala e se tem, inclusive, variedade. Pois vender um produto que não tem e que irá demorar dias para chegar nas mãos do cliente, vai causar grandes frustrações, podendo prejudicar a sua marca. Além de perder o cliente, ele pode contar sobre sua experiência na internet, influenciando negativamente milhares de pessoas. Logo, você precisa atender com as expectativas que gera no seu cliente
11. Tenha um bom atendimento ao cliente
Esteja preparado para mais solicitações de atendimento ao cliente do que o normal. Certifique-se de ter o bate-papo ao vivo ou o bate-papo do Facebook messenger ativado para que possa responder às perguntas instantaneamente e gerenciar seu telefone e caixa de correio. Esta é a sua oportunidade de deixar uma impressão duradoura para não perder nenhuma dúvida.
12. Facilite o retorno
Como dissemos no artigo anterior, muitos consumidores irão fazer suas primeiras compras na sua empresa na Black Friday e a maioria faz, logo, as compras de Natal. É importante que você tenha em seu site, a política de troca e devoluções, porque isso acaba gerando mais confiança. Facilite o máximo a devolução e a troca, coloque sempre o seu cliente em primeiro lugar. Coloque um prazo considerável, também, principalmente porque a sua empresa também receberá mais demandas.
Para atender essa alta demanda, sobretudo nesses períodos de grandes promoções, é muito importante ter um bom suporte, isso passa segurança ao seu cliente, além dele sentir que importa para empresa. Com a Chat2Desk, que oferecem esse serviço em SaaS. Com uma interface integrada, em que possuem todos os canais em uma única tela, facilitando o atendimento e otimizando o trabalho dos atendentes. Além da sua empresa ter um único número de WhatsApp, me que vários atendentes podem fazer atendimento humanizado, solucionando os casos mais complexos. E os chatbots, nos casos mais simples, fazendo o atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.