8 passos para transformar o seu software Whatsapp em uma máquina de conversões

Presente em 99% dos celulares brasileiros, o software Whatsapp está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas como ferramenta de vendas. Porém, estar presente na plataforma não garante mais vendas para ninguém. Confira o post e descubra o porquê.

Software Whatsapp

O que você vai encontrar aqui
Passo 1: Entenda o contexto
Passo 2: Não cometa esse erro
Passo 3: 4 motivos que te fazem perder vendas no software Whatsapp
Passo 4: Usando o Whatsapp business
Passo 5: Conheça as oportunidades
Passo 6:  3 segredos para conquistar clientes no e-commerce que ninguém te conta
Passo 7: Como transformar o software Whatsapp em uma máquina de conversão para o seu negócio
Passo 8: Soluções para você usar hoje mesmo

Entenda o contexto

Sabia que o Whatsapp está presente em 99% dos celulares dos brasileiros? Sim, praticamente toda a nossa população tem e utiliza o software todos os dias.
Nesse sentido, conforme falamos anteriormente, a plataforma vem sendo cada vez mais usada para facilitar a venda de produtos ao consumidor. Além disso, um ponto importante que deve ser considerado é que toda essa dinâmica também influencia nas relações entre a empresa e seu consumidor.
Por isso, começamos o nosso post abordando esse tema tão importante.
Antes de mais nada, é preciso considerar que, como o software Whatsapp é uma ferramenta tão versátil, as diferentes empresas usam a platafoma de maneiras distintas, o que influencia significativamente em suas taxas de conversão.

Não cometa esse erro

Em segundo lugar, um fato bastante comum que acontece no dia a dia, é vermos empresas cujos colaboradores usam o Whatsapp pessoal para fazerem vendas.
Esse é um grande erro e nós vamos te explicar o porquê.

4 motivos que te fazem perder vendas no software Whatsapp

Desde já, é importante que você esteja ciente dos principais motivos que tornam essa prática tão negativa para o seu negócio.

– Não há como o gestor ter o controle do que está acontecendo entre vendedor e cliente.
– O atendimento fica lento, já que é impossível responder todos os clientes assim que entram os contatos.
– As informações atualizadas sobre estoque e produtos ficam dispersas entre o Whatsapp e os diferentes canais de comunicação da empresa. Fato que ocasiona dificuldades e ainda mais demora no atendimento.
– Por não ter uma resposta imediata quando precisava, o consumidor tende a procurar outra empresa para fazer suas compras ou até desiste dos produtos.

Sendo assim, você pode estar pensando “o que fazer para não cair nesse erro?” ou “minha equipe está vendendo pelo Whatsapp pessoal, e agora?”. Fique tranquilo, na próxima seção vamos conversar mais sobre essas questões.

Usando o Whatsapp Business

Você provavelmente já ouviu falar do software Whatsapp Business, uma ferramenta feita especialmente para o uso corporativo. No entanto, por ter configurações específicas e uma série de detalhes a serem controlados, muitas empresas ainda não adotaram a plataforma e vivem na situação que você viu na seção anterior.
Por outro lado, existem outras realidades. Só para ilustrar, você sabia que o software Whatsapp Business já conta com mais de 3 milhões de empresas utilizando o serviço?
Nesse ínterim, um dos principais motivos do app ter tantas empresas cadastradas é a quantidade de recursos que ele oferece, tais como o catálogo de produtos, etiquetas para categorizar chats, mensagens de ausência ou saudação.

“Então quer dizer que o Whatsapp Business vai salvar minhas vendas?”

Sim. Só que não.

Certamente, mudar do aplicativo pessoal para a plataforma corporativa é uma evolução. Mas não é o suficiente quando se pensa em como conquistar clientes pelo Whatsapp.

A ferramenta é ótima para organizar uma parte dos contatos, porém ela não cobre outros canais de atendimento que a sua empresa tem. Situação essa que nos leva aos mesmos problemas que vimos no início desse artigo.
Fora que em períodos de grande demanda, como black friday e natal, os textos de saudação podem ter um efeito contrário ao planejado.
Por exemplo, o lead faz o contato com a empresa, recebe uma saudação automática e depois disso… nada! No mínimo, isso pode deixar o seu possível consumidor frustrado, já que mensagens desse tipo podem fazer a pessoa pensar que o texto foi digitado na hora por um funcionário.

Falta agilidade, concorda?

Conheça as oportunidades

É fato que o nosso novo normal está deixando o mercado de e-commerce ainda mais competitivo. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM),
O Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena”.
Ou seja, tanto os compradores como os vendedores estão intensificando sua presença digital, o que traz a tona muitas opções de escolha para o cliente online.

Além disso, o perfil dos clientes está mudando, uma vez que há um padrão de comportamento cada vez mais exigente entre os consumidores. Veja mais sobre o assunto nesta matéria.

Em contrapartida, ao mesmo tempo que o cenário competitivo traz esses desafios, ele também traz muitas oportunidades para se destacar da concorrência. Veja mais no próximo tópico.

3 segredos para conquistar mais clientes no e-commerce que ninguém te conta

Um dos pontos mais importantes em meio a essa expansão tão rápida do mercado, é ter uma estrutura digital que suporte esse aumento na demanda de consumidores. Caso contrário, tendo em vista o ritmo atual, não estar preparado para prestar um atendimento ágil para todos os leads é um ponto que fatal que pode estar destruindo a sua taxa de conversão. Ou seja, mais do que estar presente em vários canais de contato com o consumidor, tais como Whatsapp, Instagram, Facebook ou Telegram, é preciso dar conta de atender todos os leads que fazem contato.

Todavia, vamos concordar que não é possível atender todo mundo ao mesmo tempo, certo?

A essa altura é que muitos empresários se veem sem saída. Um racicínio bastante comum sobre este problema é a lógica de que “se não há como atender os leads de todos os canais, é melhor ter menos pontos de contato”.
Porém, com menos pontos de contato, menos leads entram, menos vendas acontecem.

E agora? Como sair dessa cilada?

A solução é simples: tecnologia. Para conseguir responder todos os contatos vindos dos diferentes canais da empresa, existem tecnologias que te ajudam a fornecer respostas imediatas sem sobrecarregar a equipe de atendimento.

Da mesma forma, para oferecer um atendimento eficiente para os consumidores e se destacar no mercado requer uma visão abrangente dos processos. Para que isso aconteça, é preciso ter uma ferramenta abrangente que permita que você visualize, acompanhe e gerencie as interações com os clientes.

Ou seja, ter um software com os recursos certos  para fazer essa gestão completa de contatos é um ponto essencial para aumentar a sua taxa de conversão.

Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar que o elemento humano importa. Ter um time de atendimento bem treinado para prestar a melhor assistência ao consumidor é um diferencial decisivo em todos os sentidos.

Portanto, os 3 principais segredos para conquistar clientes no e-commerce são: organização, tecnologia para respostas rápidas e bom atendimento

Como transformar o software Whatsapp em uma máquina de conversão para o seu negócio

Com as estratégias certas, é possível usar não somente o software Whatsapp mas também o atendimento digital como um todo para aumentar a sua taxa de conversão. Basta fazer isso de maneira inteligente.
No software Whatsapp, uma das alternativas que mais oferece vantagens aos gestores é o uso de chatbots e APIs. Juntos, esses dois elementos são aliados para uma uma comunicação mais eficaz com o cliente. Fique atento, pois um bom serviço de tecnologia irá lhe oferecer a possibilidade de personalização completa nos chatbots para que o atendimento fique mais natural, mesmo se tratando de uma interação não humana.

Soluções para você usar agora mesmo

Por fim, levando em consideração tudo o que vimos no artigo de hoje, é evidente o quanto a tecnologia e o bom atendimento fazem a diferença para aumentar as vendas e conquistar mais clientes por meio de diversos canais digitais.

Pensando nisso, a Chat2Desk usa o que há de melhor em tecnologia para entregar soluções eficazes para o seu negócio. Já pensou quanto tempo você ganharia se pudesse acompanhar e gerenciar todos os contatos da empresa em um lugar só? Ou melhor, já imaginou quantos clientes novos você conquistaria com um atendimento mais ágil e personalizado?

Na Chat2Desk isso é a sua realidade.

Com os recursos para integração das entradas via Instagram direct, Facebook Messenger, Telegram, e-mail, live chat e Whatsapp, sua equipe de atendimento ficará mais produtiva e estará preparada para conquistar mais que clientes, mas sim fãs para a sua marca.

Além dos chatbots para o software Whatsapp, os recursos que a Chat2Desk oferece para otimizar a experiência do consumidor são diversos. Aqui você encontra, desde de sistemas de autoatendimento 24h como as URAs digitais, até o uso de bots para agilizar o contato e proporcionar um atendimento mais rápido quando o lead chega ao colaborador.

Fale com um de nossos consultores e descubra como é fácil oferecer o atendimento ágil que os seus clientes merecem sem sobrecarregar a sua equipe.

Como dizemos aqui, “por que deixar o seu cliente esperando quando ele poderia estar comprando?”.

Não perca mais nenhuma venda para o concorrente que responder primeiro. Agende agora mesmo uma demonstração gratuita com os especialistas da Chat2Desk.

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