A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo mercado varejista, sobretudo nesses dois últimos anos, tendo ainda um papel mais importante para o nosso comércio: ser uma injeção de caixa rápido. Em tempos de mercado em recessão e alta da inflação, por mais que as vendas estejam retornando e até aumentando em alguns setores.
É importante para qualquer empresa ter caixa, estar preparada para ter que mudar algo em seu negócio, se adaptar à nova realidade ou mesmo segurar uns meses de pouca venda. Foi o que muitas empresas viveram nesses dois últimos anos.
Black Friday é uma oportunidade
Tabela de conteúdo
Aliás, a Black Friday foi criada exatamente com esse objetivo: gerar receita rápida para os comerciantes dos EUA e simboliza o início do período de maior faturamento, antecedendo as festas de fim de ano. Já que no restante do período do ano, de janeiro a novembro, as vendas não eram tão boas como nessa época, a Black Friday sempre foi vista como uma oportunidade de gerar caixa.
Só em 2020, mesmo diante de uma pandemia, um cenário bem instável e alta dos preços, o comércio alcançou um faturamento de R$3,1 bilhões. Crescendo aproximadamente 24,8% com relação ao ano de 2019. Por conta do COVID 19, a maioria das vendas foram feitas pela internet, ajudando ainda mais a consolidar o mercado digital que vem crescendo de forma avassaladora nesses dois últimos anos.
Tornando até mesmo o ambiente online bem competitivo para as marcas que desejam chamar a atenção dos seus clientes e fidelizá-los. E que, é uma grande oportunidade, pois com a Black Friday é possível conquistar novos clientes e fidelizá-los para que venha a ter recorrência de vendas nos próximos meses. Mas para isso é preciso ter boas estratégias para fazer promoções certeiras que levam ao lucro e a conversão de clientes. Para te ajudar nisso, listamos algumas dicas:
Crie ofertas estratégicas para o Black Friday
O primeiro passo é verificar quais os produtos que você tem ainda em estoque, quais são os que possuem mais saída e quais os clientes mais buscam no mercado. Selecionar produtos estratégicos para a promoção, além disso, verificar como fica a sua margem de lucro com essas promoções.
Quais produtos serão repostos em estoque com mais rapidez, quais deles que sua empresa tem os melhores fornecedores, que irão te ajudar na entrega em tempo hábil, caso a demanda seja grande. Todos esses fatores são importantes para a escolha dos produtos certos e de bons descontos que chame a atenção do consumidor, ao mesmo tempo, que gere lucro para a empresa.
Por mais que a ideia da Black Friday seja os descontos, não se pode ter prejuízo. É preciso analisar todos os fatores cuidadosamente para que sua empresa saia lucrando financeiramente e na base de clientes. Alguns produtos são viáveis deixar por todo o período
Verifique seu estoque
É muito importante verificar o seu estoque não só com relação aos produtos que estão parados, quanto com relação a quantidade deles. Pois, assim, você saberá como cadastrar no seu e-commerce e deixar seu cliente ciente da quantidade de produto ainda disponível. Você pode, ainda, calcular mediante suas vendas dos meses anteriores, a projeção de algum produto que você queira pôr em desconto na Black Friday, mas precise solicitar ainda a um fornecedor ou ao setor produtivo.
Analise performance do seu site
Não há nada pior do que fazer inúmeras ofertas, ter clientes em massa querendo comprar e seu site estar fora do ar, fazendo com que muitos tenham que ir na concorrência fazer suas compras. Afinal, sabemos que a Black Friday dura somente, no Brasil, uma semana, na maioria das vezes. Ou até menos, pois, nos EUA mesmo, ela dura um dia somente.
Faça uma auditoria completa, já comece a trabalhar nos ajustes necessários, identifique as palavras chaves dos produtos selecionados para ter rankeamento no Google. Verifique se o site está responsivo, como está o seu peso e o seu carregamento e tenha uma boa hospedagem que aguente bastante tráfego.
Tenha uma equipe preparada
Para ser uma data precisa de alta demanda de clientes e vendas, é essencial ter uma equipe preparada para lidar com todo tipo de problemas. Caso veja que sua equipe irá ficar sobrecarregada, o recomendado é fazer uma escala, contratar hora extra ou até mesmo mais colaboradores só para essa época. Faça um cálculo do quanto irá precisar de mão de obra, se com relação ao lucro vale a pena investir em mais recursos humanos ou não.
Tenha um bom tráfego pago e campanhas para a Black Friday
Se você ainda não investe em tráfego pago, está atrasado. Se já investe, é essencial que antes da época da Black Friday tenha campanhas rodando para conscientizar os seus clientes sobre as ofertas que a sua empresa irá disponibilizar nessa Black Friday. Lembrando que o evento será em um final de mês, por isso, é muito importante antecipar a comunicação das ofertas para que seus clientes possam se preparar com relação às compras que desejam fazer.
Aproveite para capturar mais leads e ter mais alcance com uma campanha que chame atenção do público e que tenha altas chances de conversão, utilize o público look a like, a pesquisa do comportamento do consumidor e o consumo por região ao seu favor. Aliás, essa campanha de antecipação é uma oportunidade de fazer follow up com aqueles clientes que desistiram da compra.
Tenha as ferramentas necessárias
Qualquer empresa que faça vendas em massa precisa ter um sistema para a gestão de vários setores e, também, para ter um banco de dados eficiente que ajude no planejamento estratégico. Pois só através de um sistema é possível organizar todas as informações de forma eficiente e que sejam de fácil acesso para todos.
No setor de vendas e marketing, então, é muito importante ter sistema de CRM para que os vendedores tenham acesso a todas as informações dos clientes. E possam utilizá-las em seu favor na abordagem de vendas. Além de agendamento das reuniões, controle de follow-up, metrificar quais clientes potenciais para a campanha da Black Friday e quais não são a persona da empresa.
Tenha um setor de atendimento preparado
É quase impossível vender muito sem que tenha muitas solicitações de atendimento ao cliente. Esse setor tende a ser um dos mais sobrecarregados, em empresas de médio a grande porte o ideal é sempre contratar um sistema de CRM que simplifique esse trabalho.
Sistemas de CRM que possuem chatbot e oferecem comunicação híbrida é o essencial, pois com um bom menu de atendimento configurado, ajuda bastante os atendentes, já que o atendimento será direcionado. E ainda tem a possibilidade dos chatbots responderem às solicitações mais simples, deixando os atendentes com as mais complexas, que realmente necessitam de atenção.
Muito importante, também, é se atentar a que tipo de chatbot contratar, se o maior objetivo da Black Friday é converter clientes, ter um chatbot robótico que não tenha uma abordagem humanizada não é uma boa opção. É preciso estar atento a qualidade do atendimento, está funcionando 24h por dia, mesmo que seja para o chatbot informar o horário de funcionamento do atendimento humano. É necessário dar uma resposta ao cliente.
Seja omnichannel
Não somente isso, empresas em pleno 2021, após uma pandemia e um boom do digital, devem estar presentes em todos os canais de comunicação. Ser omnichannel é imprescindível para quem quer ganhar novos clientes, se consolidar e ser líder de mercado e ter presença digital. Por isso, escolha um sistema de CRM que contemple tudo isso para que você tenha uma comunicação completa com seus clientes e mais oportunidades de captura de leads.
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