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Chatbot para WhatsApp: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

No Brasil, mais de 70% dos consumidores conversam com empresas por meio do WhatsApp, o aplicativo está presente em 99% dos smartphones no Brasil, segundo os dados publicados no relatório “Mensageria no Brasil, desenvolvido pela Panorama Mobile Time / Opinion Box.

Dados como este nos fazem refletir sobre a relevância do WhatsApp no mundo dos negócios, já que o mensageiro tem sido o mais utilizado no Brasil e no mundo. Nesse sentido, vemos a necessidade das empresas estarem utilizando o WhatsApp business, como um canal de atendimento, cujas funções têm sido cada vez mais utilizadas como ferramenta de vendas e relacionamento com clientes.

 

Chatbots para WhatsApp na rotina das empresas

Fora os contatos para compras, o relatório aponta que uma grande parte dos clientes utiliza o WhatsApp para tirar dúvidas e solicitar suporte às empresas. Dados como este indicam a necessidade de se ter um bom atendimento para sobreviver ao mercado competitivo em que vivemos.

Entretanto, devido ao alto número de usuários ativos e serviços ofertados pelas empresas no aplicativo, muitas empresas podem sofrer com uma grande demanda de mensagens recebidas. Não raro, encontramos equipes sobrecarregadas com o dever de responder a um número alto de mensagens em pouquíssimo tempo. O resultado? Não consseguem e muitos clientes ficam sem resposta.

Como uma alternativa para resolver este desafio de mercado é que surgem os recursos das APIs de integração na plataforma homologadas pelo próprio Facebook, as quais servem de base para o desenvolvimento de chatbots no WhatsApp Business.

 

O que é um chatbot para WhatsApp?

As APIs, ou interfaces de programação de Aplicação nada mais são do que a “ponte” que conecta uma comunicação automatizada aos clientes da empresa que faz contato pelo WhatsApp. Para saber mais sobre o papel das APIs do WhatsApp, não deixe de conferir este post especial, aqui, no blog da Chat2Desk, que explica tudo sobre o tema.

Podemos entender o chatbot para WhatsApp como um software que serve como um atendente virtual para os clientes que fazem contato com a empresa. Por meio dessa tecnologia, o consumidor tem suas mensagens respondidas na hora e recebe ajuda imediata e para encontrar as soluções que procura.

Além disso, o chatbot é uma ferramenta que reproduz as interações de pessoa para pessoa através da troca de mensagens. No entanto, o chatbot oferece opções e perguntas específicas que lhe permitem fazer um “escaneamento” das solicitações do consumidor. Neste sentido, o sistema processa as informações para fornecer uma resposta precisa ao cliente e usa os dados registrados em sua base para fundamentar toda a linha de atendimento.

 

Conheça as 10 vantagens do chatbot para WhatsApp

Ao interagirem diretamente com os clientes que fazem contato com a empresa, os chatbots fazem os questionamentos certos para criar uma interface fluida de atendimento, sem ter abordagem robótica.
Isso permite que a sua empresa não apenas gere leads, mas, também, demonstre que a sua marca está comprometida com a satisfação total dos consumidores.

Preparamos esta lista especial para você ficar por dentro do assunto e conhecer os principais benefícios de usar um chatbot no WhatsApp Business para atender aos contatos recebidos.

5 vantagens do chatbot para WhatsApp que ajudam a conquistar clientes:

  • Interação em tempo real
  • Respostas imediatas
  • Facilidade para resolução de dúvidas comuns
  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Informações atualizadas sobre dias e horários de funcionamento do local

5 benefícios do chatbot para WhatsApp que facilitam a rotina das empresas:

  • Evita a sobrecarga da equipe devido aos altos números de mensagens recebidos
  • Permite ter um acompanhamento detalhado dos processos
  • Atendimento mais organizado
  • Aumento das conversões
  • Maior fidelização de clientes

 

Comportamento do consumidor e estatísticas de mercado

Em um estudo feito pela Hubspot são mostrados dados estratégicos sobre o comportamento do consumidor ao solicitar atendimento de uma empresa. Confira.

  •  82% dos consumidores entrevistados consideraram importante serem respondidos imediatamente após o contato com a empresa.
  •  90% dos pesquisados afirmaram que receber uma resposta instantânea é um fator-chave quando se trata de atendimentos no setor de suporte ao cliente.

Além disso, há outra questão que todas as empresas deveriam considerar quando se trata de atendimento ao cliente: a agilidade do processo.

Por exemplo, de quê adianta uma resposta imediata ao cliente se esta não passa de uma mensagem simples que não soluciona o problema do consumidor? É neste ponto que entra o chatbot para WhatsApp.

Como ter um chatbot para WhatsApp vai ajudar a minha empresa?

Se usados com inteligência, os chatbots para WhatsApp ajudam a aumentar as conversões e fidelizações de clientes. Há muitos estudos que sustentam essa ideia, principalmente com o aumento considerável das vendas e questões de suporte online durante a pandemia.

No entanto, observe como as estatísticas dizem sobre o sucesso (ou ao fracasso) de uma empresa para conquistar novos clientes. Primeiramente, o que dizem as pesquisas sobre a forma como os clientes fazem suas compras?

  • 81% dos consumidores compram com base nas indicações de parentes e amigos, indicando a tendência cada vez maior de que “o cliente não quer comprar, mas sim ter soluções eficazes para suas necessidades“.
  • A mesma pesquisa apontou que 51% dos entrevistados afirmaram estarem mais propensos a divulgarem uma experiência de compra negativa com seu círculo social do que as positivas.

 

Chatbot para WhatsApp ajudando sua empresa a crescer
Chatbot para WhatsApp ajudando sua empresa a crescer

Chatbot para WhatsApp faz mesmo a diferença?

Imagine o impacto que um lead não atendido no timing ideal e não satisfeito pode ter na imagem e nas vendas de uma empresa? Isto considerando que mais de 80% das pessoas fazem compras com base em recomendações. Um cenário bastante crítico, não é mesmo?

E se pensarmos no contrário? Um lead manda uma mensagem para empresa através da rede social que ele mais utiliza, o WhatsApp. Recebe uma resposta imediata via chatbot para WhatsApp. Com esta interação inicial, o chatbot vai propondo opções estratégicas que se tornam um menu completo de autoatendimento ao cliente. Assim, os recursos do chatbot para WhatsApp atendem as demandas imediatas do consumidor e o ajudam a encontrar as soluções que precisam de forma prática e eficiente.

 

A chave para se destacar da concorrência

Por fim, um cliente satisfeito com o atendimento e com a experiência de compra tende a se fidelizar e compartilhar sua história com pessoas próximas, o que traz novos clientes para a empresa.

Você vê como a interação da sua marca com o consumidor têm fatores essenciais que se conectam? Juntos, estes pontos tem uma sequência de efeitos para a empresa, sejam eles positivos ou negativos.

Para sobreviver em um cenário de consumidores cada vez mais exigentes, é essencial ter as melhores ferramentas para atendê-los de forma mais ágil e assertiva. Isso sem contar que ter um menu completo de autoatendimento (estilo URA digital) faz com que o seu cliente tenha praticidade para comprar quando e onde estiver.

Nesse sentido, o chatbot para WhatsApp se torna um recurso valioso para aumentar as conversões e se destacar da concorrência, seja qual for a sua área de atuação.

 

Melhores práticas para as empresas que querem utilizar um chatbot para WhatsApp

Agora que você já conhece mais sobre os chatbots para WhatsApp e entende a importância dessa tecnologia como um diferencial competitivo no mercado, é hora de saber como utilizar os chatbots de maneira inteligente e estratégica no seu negócio.

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração o perfil do consumidor que manda mensagens para a sua empresa. Neste ponto, é interessante identificar questões frequentes que possam ser convertidas em respostas automatizadas e comandos lógicos para o seu chatbot para WhatsApp.

Para exemplificar, veja esta seleção de perguntas que podem lhe ajudar a entender como uso de um chatbot para WhatsApp pode trazer benefícios para o seu negócio.

  1. Quais são as principais dúvidas que os clientes têm sobre o seu produto ou serviço?
  2. O que os seus consumidores mais estão buscando nos canais de atendimento online? Seriam mais questões de vendas ou solicitações de suporte?
  3. Que informações são indispensáveis para o cliente que faz o primeiro contato com a empresa?

Perguntas como essa vão lhe ajudar a ter um uso otimizado do recurso de chatbots para WhatsApp no seu negócio, uma vez que, por meio desta autoanálise da empresa é possível “treinar” os chatbots com maestria e eficiência.

Do mesmo modo, é importante pensar no design conversacional para garantir uma experiência única ao seu cliente e aproveitar ao máximo todos os recursos e opções que os chatbots para WhatsApp oferecem.

Como a minha empresa se beneficia ao utilizar o chatbot para WhatsApp?

O uso adequado de chatbots para WhatsApp é uma ferramenta importante para dinamizar a comunicação das empresas com seus clientes. Sendo assim, as respostas imediatas fornecidas pelos chatbots têm um papel fundamental na promoção de uma excelente experiência de compra aos consumidores, aumentando assim as conversões e fidelizações à marca.

Sem dúvida, os chatbots para WhatsApp representam um novo patamar nos negócios digitais, pois além de otimizarem as relações com os consumidores, os chatbots permitem que o cliente tenha mais liberdade e conveniência para encontrar as soluções que precisam.

Além disso, o chatbot para WhatsApp não dorme, não se cansa, funciona sem interrupções e faz atendimentos instantaneamente. Desta forma, o uso dos recursos de atendimento automatizado nas empresas não só ajuda a resolver problemas de rotina, mas também evita que haja uma sobrecarga dos profissionais de atendimento.

Empresas como a Chat2desk oferecem serviço de atneidmento full time, de comunicação híbrida com chatbots que funcionam a base de inteligência artificial. Ajudando a sua empresa entregar maior agilidade, personalização e eficiência em seus atendimentos.

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