O período de compras de fim de ano está chegando e as empresas começa a se preparar para participar de um dos eventos mais importantes do calendário do varejo: Black Friday. Por isso, preparamos um Guia Completo do Black Friday para você.
Sabemos que pode ser bem cansativo para uma empresa participar da Black Friday, sobretudo quando os maiores varejistas estão fazendo descontos arrasadores. E você pode estar buscando alternativas de como concorrer com ofertas tão grandes quando isso simplesmente fere a margem do seu negócio.
Felizmente, existem diversas formas das empresas terem muito lucro durante o período mais movimentado do ano. A sua empresa só precisa ter estratégia e ser assertivo. Neste artigo, falaremos das melhores estratégias de vendas da Black Friday e como aproveitar ao máximo dessa época no seu negócio.
O que é a Black Friday?
Tabela de conteúdo
A Black Friday é um dia que todo o varejo fazem grandes descontos em suas vendas, se originou nos Estados Unidos na década de 1980. Tradicionalmente, ele cai no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e marca o primeiro de dois grandes eventos de vendas (o segundo é a Cyber Monday). Os varejistas de todos os lugares disputam as vendas e as melhores ofertas, na esperança de que começarem o final de ano com caixa.
O que é a Cyber Monday?
A Cyber Monday é uma Black Friday online (daí o nome ‘cyber’) que ocorre na segunda-feira seguinte à Black Friday. O evento começou mais recentemente, em 2005, após os varejistas notaram um aumento nas vendas na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Estimam-se que esse aumento foi resultado da aproximação com o Natal. Os consumidores nessa época tendem a usar seus intervalos no trabalho para comprar presentes de Natal pela internet.
Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?
A diferença entre Black Friday e Cyber Monday está cada vez mais inexistente. O que antes eram dois eventos separados, a cada ano, se torna um único evento. É comum que as promoções comecem bem antes da Black Friday e terminam bem depois da Cyber Monday, com os produtos que sobraram no estoque tanto na loja física quanto online.
Qual efeito a Black Friday tem no varejo?
A Black Friday criou uma expectativa que não existia anteriormente. Agora é comum que as pessoas fazerem a maior parte de suas compras de Natal durante o evento. A Black Friday mudou o cenário do varejo e, infelizmente, com o evento de vendas mais esperado do ano, vêm algumas consequências significativas. Muitos falam da sua inexistência de fato, outros de como as pessoas se esmagam para comprar os produtos.
Dicas importantes de marketing para os e-commerces que forem fazer Black Friday
1. Faça um planejamento
Pode parecer estranho antecipar os preparativos para a Black Friday. No entanto, quanto mais cedo você começar a planejar, mais agradecerá a si mesmo quando chegar a hora. Você precisa pensar na estratégia que usará e nos produtos ou serviços que irá dar o desconto. Quanto mais decisões você puder tomar agora, mais tempo terá para fazer ajustes ou alterações antes do grande evento.
A primeira coisa que você deve fazer é decidir a estratégia que usará para a promoção da Black Friday. Elaboramos uma lista de estratégias adequadas para que você pode usar como inspiração.
2. Selecione os produtos certos para participar da promoção
Não é viável para empresas oferecer grandes descontos em quase todos os seus produtos. Empresas como a Amazon só podem fazer isso porque compram em grandes quantidades, o que significa que têm margens de lucro maiores podendo arcar com os custos. Outros varejistas podem estar dispostos a assumir prejuízos durante a Black Friday, para que possam adquirir novos clientes que darão lucro a longo prazo. Em vez disso, você deve ser muito seletivo com os produtos entrará na promoção.
3. Apresente um produto ou serviço diferente a cada dia
Complementando o item anterior, uma ótima forma de implementar essa estratégia é colocar um produto ou serviço em promoção diferente a cada dia. Torne cada dia da semana diferente e faça com que seus clientes voltem ao seu site ou rede social para saber qual é a próxima oferta. Para fazer isso, você precisará planejar sua programação e decidir quais serão os produtos protagonistas. Talvez comece e termine com seus melhores produtos para criar o maior impacto.
4. Desconto de estoque antigo
Algumas empresas usam a Black Friday como uma chance de mudar algumas de suas ações antigas que estão apenas ocupando espaço. Essa estratégia tem um custo razoavelmente baixo e é uma boa maneira de abrir espaço para novos produtos. Pense nisso como uma excelente venda de fim de linha.
5. Libere cupom de desconto para todos no site
Uma das estratégias mais fáceis de implementar é um código de desconto que pode ser usado em todo o site. Tudo o que você precisa fazer é configurar o código de desconto antes de sua promoção da Black Friday, ajustando a data e a hora para que funcione de acordo com a validade da promoção.
Como mencionamos anteriormente, você provavelmente não poderá oferecer 30% de desconto como as grandes marcas, mas pode oferecer 10% ou 20% de desconto se puder. Dependendo da sua margem e do seu estoque, é melhor seguir o caminho de selecionar de forma estratégica alguns produtos para promoção do que queimar todo o estoque.
6. Aproveite o máximo os melhores produtos/serviços
Tirar o máximo proveito de seus produtos mais vendidos é uma ótima estratégia que funciona muito bem para a Black Friday. É uma forma de criar um buzz marketing em torno desses produtos com descontos e ofertas por tempo limitado.
7. Use a estratégia de UpSell
A Black Friday apresenta a oportunidade perfeita para as empresas fazerem upsell e vendas cruzadas de produtos, aumentando o valor médio de compra por cliente.
Este conceito pode ser praticado pelo e-commerce. Porém, nesse caso, você não tem um assistente de vendas para sugerir os produtos complementares que fecham o combo, antes do checkout. É por isso que, se você não tiver produtos relacionados configurados no seu e-commerce, estará perdendo a chance de aumentar as vendas e maximizar seus lucros.
Considere oferecer um desconto em alguns de seus produtos que são vendidos por um valor maior, e que tenha complementos ou acessórios relevantes para acompanhá-los. O desconto será suficiente para atrair seus clientes e, depois que eles acessarem a página do produto, exiba os produtos relacionados para acompanhar. O fato de já terem interesse no produto principal irá incentivá-los a comprar os produtos relacionados também.
8. Ofereça brindes
Oferecer brindes é praticamente o oposto de vender mais. É outra forma de fornecer valor agregado aos seus clientes, mas, desta vez, você oferece gratuitamente.
Se você seguir essa estratégia, mantenha o preço normal do produto, mas acrescente um brinde para tornar o negócio mais atraente. Não é exatamente o mesmo que grandes empresas que oferecem 30% de desconto, mas é um bom incentivo que pode aumentar as conversões para empresas com um orçamento apertado.
9. Ofereça frete grátis
Semelhante a oferecer brindes, oferecer frete grátis é outro grande incentivo para aumentar as conversões. Na verdade, um estudo de varejo da Walker Sands diz que 9 em cada 10 clientes acreditam que a entrega gratuita é o incentivo número um ao fazer compras online. Se não for viável para você oferecer frete grátis em todos os pedidos, considere oferecer frete grátis em pedidos acima de X valor para incentivar seus clientes a aumentar o valor do carrinho.
10. Capture leads
Uma estratégia que já utilizamos e é uma ótima forma de vender mais e, ao mesmo tempo, aumentar suas captação de leads e inscrições em newsletters. E ainda pode fidelizar os clientes. Se sua empresa busca ter uma boa base de leads, você pode dar um código de desconto da Black Friday exclusivo para quem assinar as newsletters? Não demanda grandes investimentos e te ajuda a captar mais leads
Uma ótima maneira de fazer isso é habilitar um pop-up de e-mail na sua loja online, exibindo uma mensagem relacionada à sua próxima promoção da Black Friday e como obter acesso exclusivo.
11. Valorize seus clientes fiéis
Sabemos que a Black Friday é ótima para atrair novos clientes, mas, sabemos, é fundamental manter nossos clientes leais e mostrá-los como se sentem privilegiados por escolherem a sua empresa. Você sabia demanda cinco vezes mais investimentos atrair novos clientes do que manter os clientes que já existem fiéis? Logo, é menos custos e mais lucro para você oferecer uma promoção a eles.
A melhor forma de fazer isso é através da mala direta com o cupom exclusivo e uma mensagem agradecendo por acreditar na sua empresa. Pois dessa forma eles irão se sentir muito valorizados. Ou no WhatsApp, que é onde tem mais chances da sua mensagem ser visualizada e ter mais conversão em vendas. Mas para casos de grande demandas, sobretudo em promoções, é essencial ter um bom suporte de atendimento ao cliente. Com a Chat2Desk, é possível ter um serviço SaaS, em que se tem conta profissional no WhatsApp com um único número. O atendimento pode ser feito por um sistema de API em que pode ter vários atendentes, além de poder fazer atendimento também por chatbots. Dessa forma, o cliente não fica esperando ou sem resposta, pois o atendimento é 24h e funciona 7 dias por semana.