Funil de vendas automático: o que é e quais são suas etapas

Uma das principais ferramentas da indústria de marketing digital é o funil de vendas. Embora pareça estranho à primeira vista, só essa ferramenta pode levar um negócio virtualmente inexistente e desconhecido a uma máquina multimilionária com alcance em massa, aparentemente da noite para o dia. Na verdade, existem profissionais qualificados que construíram uma carreira em torno da implementação dessa única ferramenta de vendas.

Se você está se perguntando o que é um funil de vendas automático, simplesmente imagine um funil do mundo real. No topo desse funil, alguma substância é despejada, que é filtrada em direção a um destino finito. Nas vendas, ocorre algo semelhante. Na parte superior, chegam muitos visitantes que podem entrar em seu funil de vendas automático. No entanto, ao contrário do funil do mundo real, nem todos os que entram no funil de vendas automático ressurgirão do outro lado.

O funil de vendas automático é descrito como um processo de várias etapas e modalidades que transforma os visitantes em potencial para os compradores. Entre o momento em que um cliente em potencial está ciente o suficiente para entrar em seu funil, até o momento em que ele toma uma ação e conclui uma compra com sucesso.

 

A psicologia por trás do funil de vendas aautomático

Existem sequências de aquecimento de WhatsApp, o que chamamos de nutrição de leads, que incluem mensagens como storytelling personalizadas com conteúdo de valor, tutorial etc. E até mesmo informativos ou mesmo lembretes para webinars e, claro, sugestões de produtos conforme esse relacionamento com o cliente é criado.

A verdade é que a maioria dos clientes em potencial não comprará da sua marca à primeira vista, especialmente se eles estão apenas começando a conhecer sua empresa hoje. Leva tempo. 

Muito disso está impregnado da psicologia do consumidor. Os melhores profissionais de marketing do mundo sabem que existe um processo psicológico que ocorre para que os clientes em potencial peguem seus cartões de crédito e se tornem compradores ou até mesmo clientes fiéis. 

 

Etapas básicas do funil de vendas automático

Para entender melhor o como funciona o funil de vendas automático e como pode implementá-lo em sua empresa, vamos especificar as etapas.

Funil de vendas automático: o que é e quais são suas etapas
Funil de vendas automático: o que é e quais são suas etapas

 

Etapa 1: Conscientização

O que é mais importante sobre o funil de vendas automática é o que acontece quando esses visitantes (podemos chamá-los de clientes em potencial) realmente chegam. Por vários meios, como inscrições em boletins informativos, downloads de e-books, webnário ou qualquer outro evento que o usuário tenha que se inscrever e entregar os seus dados.  Esses clientes em potencial entram em seu funil de vendas automático por meio de uma oferta atraente.

O objetivo de todo o funil e plataforma de vendas automática é resolver o problema do cliente. Quando sua empresa conhece o problema e cria conteúdo para atraí-los e, em seguida, oferece a eles um produto ou serviço para resolver o problema, é quando a verdadeira mágica acontece. No entanto, chegar a esse estágio dá trabalho e você precisa primeiro trabalhar a consciência dos seus clientes.

Uma vez que o cliente em potencial está no funil de vendas automático, sua empresa atingiu o primeiro nível de consciência dos seus clientes, essa é a primeira etapa do funil de vendas automático. No entanto, fazer com que um cliente em potencial conheça a sua empresa não é uma tarefa simples.

Dependendo de como eles chegaram ao seu site (organicamente ou por meio de um anúncio pago), nas suas redes sociais ou mesmo WhatsApp Business API Oficial, esses clientes podem ver seu funil de vendas automático de maneira diferente e suas taxas de conversão vão depender exatamente disso.

 

Etapa 2: interesse

Sua empresa pode ganhar o interesse dos clientes potenciais após uma sequência de mensagens. Sua empresa começa a criar conteúdos de valor, storytelling, infográfico, pois é assim que inicia o relacionamento entre clientes e marcas, as marcas nutrindo seus clientes com conteúdos que aumentem a consciência deles sobre o seu produto e os problemas que precisam resolver. 

Ou você é um líder, um aventureiro ou um evangelista? O modo como sua empresa se posiciona depende inteiramente de você, mas sua mensagem deve ser consistente em todo o seu “argumento de venda” e deve conter verdades. A história da sua empresa, a forma como mostra a personalidade, os valores e como sua empresa transmite isso por meio de conteúdo, tem muito a ver com o quão bem sua empresa pode se conectar com os seus clientes para criar uma comunidade

Claro, implementar um funil de vendas automático não é fácil. Sua empresa precisa primeiro desenvolver quais conteúdos irão ser enviados em cada etapa, depois, é decidir como vai transmitir essas mensagens e com que frequência. Por exemplo, seu primeiro ou segundo conteúdo podem ser enviados no dia em que eles se cadastraram na sua isca digital, pela primeira vez, e uma mensagem por dia pode ser enviada posteriormente em um flow com variáveis. É importante, também, ter chamadas para ação nos conteúdos.

Etapa 3: Decisão de compra

A próxima etapa é a decisão. Fazer com que os clientes em potencial tomem a decisão de compra não é fácil. Além dos conteúdos de valor e as chamadas para ação, você precisa ter muitas provas sociais, muitos comentários e depoimentos de clientes. Esta é uma das maneiras mais poderosas de fazer com que seus leads tomem a decisão de comprar da sua empresa.

Se o seu funil de vendas automático é através do anúncio pago, também pode usar o remarketing do Facebook e do Google para manter a consciência e o nível de interesse altos desses leads. Use provas sociais, se a sua empresa tiver publicações na mídia que escreveram sobre sua empresa, pode aproveitar a oportunidade para destacá-las. Quando os consumidores veem isso em seu funil de vendas automático e seus anúncios fazem remarketing com uma nova segmentação, é simplesmente um elemento adicional que ajuda na conversão

Mas, independente da maneira que sua empresa fizer com que seus clientes decidam a compra, apertar esse botão não é simples. Por isso, faça um funil de vendas automático com uma sequência de mensagens razoável e que tenha conteúdo de valor.

Empresas como a Chat2desk, constrói funis de venda automático em qualquer plataforma, até mesmo em um banco de dados, facilitando o envio e recebimento de informações, ajudando a otimizar e agilizar processos que antes só poderiam ser feitos manualmente. Possibilitando toda personalização, coleta e organização de dados e ainda gerando relatórios com essas informações, cooperando para a criação dos próximos funil de vendas automático.

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