Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, sinônimo de injeção de caixa rápido que já não é de hoje, o natal é considerado uma das melhores oportunidades para os varejistas lucrarem e entrarem o próximo ano com o pé direito. O melhor presente de fim de ano para os varejistas, pois, além de, ter décimo terceiro, geralmente, os clientes estão de férias e gostam de presentear as pessoas queridas nessa data que todos nós gostamos de comemorar.
E segundo uma pesquisa do Facebook, 65% dos brasileiros programam todas as suas compras para o Natal nas plataformas digitais. Sendo esse ambiente o ideal para os varejistas criarem suas campanhas de marketing e ações de venda para essa data. Por isso, com o verdadeiro espírito natalino, aqui, estão 6 ideias para a campanha de marketing de Natal da sua empresa ser bem lucrativa.
6 ideias para a campanha de marketing de Natal do seu e-commerce
Tabela de conteúdo
Sessões com sugestões de presente
Sabemos que não existe Natal sem presentes embaixo da árvore de Natal, que é um dos maiores símbolos da data. Por isso, sua campanha deve ser bastante temática e festiva, faça seleção de produtos que possam ser boas opções de presentes. Sabemos que escolher um presente para alguém é um pouco confuso e demorado.
Para ajudar seus clientes, crie um guias de presentes de Natal, fazer um kit com produtos pode ser uma ótima maneira de melhorar a experiência dos clientes. Em seu e-commerce ou nas redes sociais, você pode fazer sessões em seu e-commerce com sugestão de produtos para os filhos, pais, namorados, sogras, amigos etc. Desta forma, os clientes terão mais facilidade ao escolher um ou dois presentes, terá sugestões e irá fazer suas compras de Natal sem perder muito tempo na escolha.
Sua empresa, também, pode colocar na sessão produtos complementares no seu e-commerce, sim, um upsell. É uma forma de vendê-lo mais agradável e sutil, podendo facilmente chamar a atenção de seus leads.
Selecione os produtos certos
Faça sua avaliação e encontre produtos que seus clientes costumam comprar juntos com frequência. Se você está administrando um novo negócio ou mudou seu portfólio de produtos e ainda não tem dados suficientes para confiar. Faça uma pesquisa de benchmarking, gigantes como a Amazon e a Etsy são os melhores lugares para encontrar o que as pessoas estão comprando ativamente.
Depois de ler sobre as nossas 6 ideias de marketing de Natal para o seu e-commerce, você pode ver nossos artigos que falam de upsell e técnicas de vendas online.
Aumente sua presença digital
Faça campanhas de marketing que relembrem os clientes o significado do Natal, trabalhe o encantamento e as memórias afetivas. Cada ideia de marketing para o Natal discutida, aqui, na internet será mais eficiente se sua abordagem estiver no clima festivo.
Algumas maneiras de fazer isso é atualizando sua campanha conforme a data se aproxima, adicionando novas imagens de capa, colocando mais produtos, criando novas landing pages, criando postagens centradas no Natal nas redes sociais, atualizando modelos de mensagens entre outros.
Tudo depende de como sua empresa deseja que seus clientes se lembrem dela. Uma empresa deve ter comunicação própria, que faça campanhas de marketing que se alinhem com a personalidade da sua marca. Certifique-se de que seu e-commerce esteja seguindo uma comunicação integrada e exclusiva. Claro, precisa ter o típico vermelho e verde, mas, mesmo com os símbolos comuns da data, o que você pode fazer para tornar a sua campanha de marketing única?
Ofertas relâmpagos e FOMO
As ofertas relâmpago estão entre as muitas maneiras pelas quais seu e-commerce pode alcançar um novo público, em um curto espaço de tempo. Vendas como essa criam um sério medo de perder a oferta, dão origem ao boca a boca e, portanto, resultam em vendas quantitativas.
Concentre-se em criar uma oferta relâmpago da qual as pessoas irão querer de fato participar. Quanto mais mensagem de escassez e de exclusividade sua marca for capaz de criar, mais engajamento sua marca terá com o seu público.
Além disso, você também pode criar promoções relâmpago exclusivas para membros premium ou clientes fiéis. Essa é uma ótima maneira de recompensar seus clientes fiéis e, ao mesmo tempo, alcançar novos clientes.
Faça sempre remarketing
Se tratando de eventos importantes do varejo, cada lead que visita seu e-commerce e suas redes sociais, é seu cliente em potencial. Portanto, o remarketing terá um papel importante em ajudá-lo a obter mais vendas durante o Natal.
É a sua hora de cativar o público que visita o seu e-commerce e suas redes sociais e transformá-los em seus clientes. As pessoas estão ativamente procurando ofertas dos produtos que atendem às suas necessidades. Mas é preciso se destacar e lembrá-los de seus produtos e ofertas, sua marca precisa ter certeza de que está sempre em contato com seus leads e que está na mente do seu consumidor.
Antes de começar a campanha de marketing de Natal, certifique-se de limitar e otimizar os investimentos e as ofertas conforme o custo do produto que está oferecendo. Calcular os gastos com publicidade, descontos e quantidades de produtos pode ser complicado. Então, é preciso uma análise criteriosa para dar tempo suficiente de fazer um bom planejamento de campanha de mídia paga.
Destaque suas ofertas
O que vem a seguir é de conhecimento comum, mas quase sempre não é bem praticado. Se você está fazendo uma oferta para atrair novos clientes, terá que garantir que a notícia alcance seu público-alvo. O uso de redes sociais, anúncios, notificações push, campanhas de mensagens no WhatsApp são muito utilizados no marketing, mas do que nunca, precisamos ser omnichannel.
Deixe suas ofertas alcançarem os clientes que estão prontos para comprar seus presentes de Natal mais cedo, continue lembrando-as das suas ofertas e mandando novidades. As ideias de campanhas de marketing de Natal buscam apresentar sua marca diante de seus leads. Esses pequenos passos já dão um resultado que faz grande diferença.
Cartões de Natal com desconto prsonalizado para clientes fiéis
O lucro, de fato, vem de clientes recorrentes. Todos já estamos cansados de ouvir que o custo de conversão de um cliente recorrente é menor, esse cliente já conhece e confia na sua marca e, em média, costuma fazer mais compras em seu e-commerce em comparação com um novo cliente.
Depois de aprender tudo isso, será justo planejar uma campanha de marketing de Natal só para clientes que retornam ao e-commerce. Entre em contato com seus clientes fiéis diretamente, via redes sociais ou WhatsApp, mande um cartão de Natal personalizado e com desconto para seus clientes fiéis, para que possam usar em seu e-commerce.
Sabemos que para implementar todas estratégias é imprescindível um bom sistema de CRM, como o da Chat2desk, que coleta, organiza e gera relatório com informações importantes e estratégicas para criação de ações e campanhas de marketing. Além de automatizar várias mensagens de forma bem personalizada e humanizada, fazendo integração com os principais canais de comunicação e redes sociais.