O CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente, mas pode significar muitas coisas diferentes: alguns corretores de imóveis o consideram como um software projetado para ajudar a gerenciar clientes. Alguns consideram o CRM uma filosofia de negócios e outros vêem o sistema de CRM como um processo que envolve estratégia, software e sistemas para reunir, nutrir. E, por fim, converter contatos em clientes – e, então, manter o relacionamento após a venda.
Independentemente da sua definição, quase todos os principais corretores de imóveis usam alguma forma de sistema de CRM para imobiliárias em seus negócios. Após fazermos uma pesquisa com gestores e corretores do setor imobiliário, reunimos seis benefícios que um sistema de CRM para imobiliárias pode ter:
Sistema de CRM para imobiliárias organiza toneladas de informações em um só lugar
Tabela de conteúdo
A maioria dos profissionais do setor imobiliários de sucesso tem várias formas de obter geração de leads. Os corretores de imóveis provavelmente conseguem seus potenciais clientes através da sua esfera de influência, site, plataformas de redes sociais, mensagens no WhatsApp e outros.
Manter bancos de dados individuais para todas essas fontes de geração de leads é complicado demais para uma imobiliária. Pois, tudo ficará à mercê dos corretores de imóveis que podem deixar de trabalhar na sua imobiliárias, depois de ter usado toda a sua estrutura para conseguir clientes.
Com um sistema de CRM para imobiliárias, no entanto, a sua imobiliária pode compilar as informações de todas as fontes de geração de leads em um só lugar. Os contatos são facilmente coletados e organizados, e tanto os gestores quanto os corretores de imóveis podem acessar as informações de várias plataformas (computador desktop, laptop, tablet ou dispositivo móvel).
Sistema de CRM para imobiiárias permite que você dê respostas imediatas
Responder imediatamente às perguntas, especialmente quando feitas pelo WhatsApp, é um fator essencial para uma conversão bem-sucedida. Muitos sistema de CRM para imobiliárias incluem um recurso de resposta automática personalizável que permite fornecer uma resposta imediata aos leads e clientes. Além de mensagens como lembretes e aquelas que são agendadas.
Você pode estar pensando: “Mas as respostas automáticas são tão robotizadas!” Se for usar uma resposta automática, como “Obrigado por nos contatar. Responderemos o mais rápido possível ”é realmente bem impessoal. Mas os melhores sistema de CRM para imobiliárias permitem que a empresa personalize e humanize suas mensagens de resposta automática para cada contato ou grupo de contatos específicos.
Você também pode usar um sistema de CRM para imobiliárias para manter contato com clientes anteriores.Muitos corretores de imóveis parecem pensar que o objetivo principal de um sistema de CRM para imobiliárias é ajudar a cultivar e gerenciar novos leads.
Embora, sim, esse seja um benefício importante, nenhuma imobiliária deve esquecer daquele grupo de pessoas que já conhece bem a sua empresa e seus serviços: seus clientes anteriores.
Manter contato com os clientes antigos
As pessoas não compram casas todos os dias, muitas vezes, passam anos até que seja efetuada a compra de uma casa. Ao longo desses anos, os clientes podem esquecer quem era o seu corretor de imóveis A solução é simples, mas é ignorada por muitos corretores de imóveis: mantenha contato com seus clientes anteriores para que eles não se esqueçam de você.
Isso não quer dizer que os corretores de imóveis tenham que bombardear os seus clientes com lançamentos de imóveis e ofertas. Mas, com conteúdos, alguns “conteúdos” por ano costumam ser suficientes para que o cliente não esqueça do corretor de imóveis que o ajudou.
Com um sistema de CRM para imobiliária, sua equipe pode controlar os aniversários, agendar mensagens para enviar nas datas comemorativas para os clientes. Uma das melhores maneiras é um e-mail curto e simples comemorando um ano da compra do imóvel, desejando um feliz ano novo e que no próximo ano consiga realizar o desejo de adquirir aquele imóvel tão sonhado.
Sem venda direta, sem “Você conhece alguém querendo comprar?”. Apenas uma mensagem rápida para que seu cliente saiba que a imobiliária se lembra dele, o ver como um cliente importante e valoriza o relacionamento com ele.
Sistema de CRM para imobiiárias permitem que você personalize seus serviços
Corretores de imóveis devem registrar todas as “informações” coletadas sobre um cliente em potencial no sistema de CRM para imobiliárias, incluindo áreas e bairros de interesse, tipos de imóveis que procuram, faixa de preço, número de quartos desejado e até preferências com relação a detalhes dos imóveis.
Cada detalhe que o corretor de imóveis registra pode ser usado para personalizar o serviço que a imobiliária irá oferecer aos leads, o que o ajudará a avançar ainda mais na conversão do lead em cliente. Imagina como um cliente reagiria se recebesse do seu corretor de imóveis uma listagem que realmente não atende aos critérios dele para a compra de um imóvel?
Mesmo que seu cliente em potencial não esteja pronto para comprar, sua atenção aos detalhes é que fará ele perceber que você quer ajudá-lo a escolher o melhor imóvel para ele e, por isso, que vai te escolher como corretor de imóveis.
Você pode automatizar tarefas e fluxo de trabalho
Com um sistema de CRM para imobiliárias, os corretores de imóveis podem combinar o toque pessoal com a facilidade de automação. Por exemplo, aqueles e-mails de aniversário ou datas comemorativas que você deseja enviar? Os corretores de imóveis não precisam vasculhar um banco de dados todas as manhãs, procurando clientes anteriores que estão comemorando o aniversário naquele dia. Os sistemas de CRM para imobiliárias são muito bons em lembrar datas e ter processos agendados.
Basta redigir seu e-mail e programar seu sistema de CRM para imobiliárias de enviá-lo na data de aniversário. Você pode fazer vários de uma vez, por exemplo, trimestralmente. E confiar no sistema de CRM para imobiliária de lembrar as tarefas e fazer o trabalho pesado.
Você recebe feedback instantâneo sobre o que funciona
É fácil continuar jogando ofertas e esperar que algum lead converta. No entanto, se os corretores de imóveis puderem acompanhar, medir o que funciona e o que não funciona), terão muito mais sucesso com o tempo. Um bom sistema de CRM para imobiliárias pode fornecer informações sobre as taxas de abertura de e-mail, taxas de cliques em links, que listagens os clientes estão olhando e outros dados úteis.
Assim, seus corretores de imóveis irão se concentrar nas coisas que funcionam. Experimente diferentes formas de mensagens e canais de comunicação. Se você não pode medir, você não pode melhorar. Com um sistema de CRM para imobiliárias, seus corretores de imóveis saberão o que funciona, em vez de adivinhar e esperar que o que está fazendo seja eficaz.
Se você tem imobiliária, empresas como a Chat2desk, oferece um sistema de CRM perfeito para as imobiliárias que buscam ter maior controle dos seus leads, mais dados coletados e organizados para serem usados de forma mais estratégica. Poderá enviar mensagens personalizadas, além de criar grupos entre os corretores de cada empreendimento junto com os seus gerentes. E ainda podem utilizar o kanban para acompanhamento de tarefas.