O pensamento de alguns do mercado sobre o chatbot ainda pode ser um pouco ambíguo, pois se aplica a muitos aplicativos diferentes. Por exemplo, seu Amazon Alexa pode ser considerado um chatbot, ou até mesmo a comunicação por SMS de sua marca de varejo favorita. Mas um tipo de chatbot que comprovadamente ajuda a reduzir custos e melhorar suas pontuações de NPS são os agentes virtuais.
Essas duas razões por si só são benéficas, mas existem inúmeras outras vantagens de utilizar o chatbot em seu setor de atendimento. É o que vamos falar nesse artigo para que seus gestores possam entender quantas vantagens essa ferramenta traz e que é o futuro do mercado de comunicação e atendimento.
Chatbots: quais o benefícios para a sua empresa
O pensamento de alguns do mercado sobre o chatbot ainda pode ser um pouco ambíguo, pois se aplica a muitos aplicativos diferentes. Por exemplo, seu Amazon Alexa pode ser considerado um chatbot, ou até mesmo a comunicação por SMS de sua marca de varejo favorita. Mas um tipo de chatbot que comprovadamente ajuda a reduzir custos e melhorar suas pontuações de NPS são os agentes virtuais.
Essas duas razões por si só são benéficas, mas existem inúmeras outras vantagens de utilizar o chatbot em seu setor de atendimento. É o que vamos falar nesse artigo para que seus gestores possam entender quantas vantagens essa ferramenta traz e que é o futuro do mercado de comunicação e atendimento.
Automatize tarefas de baixo nível com chatbots
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Em primeiro lugar, os chatbots irão ajudá-lo a automatizar tarefas repetitivas ou mais operacionais, respondendo mais rápido do que um ser humano e coletando as informações necessárias durante os estágios iniciais de uma conversa.
Isso por si só vai liberar seus colaboradores para funções mais complexas que demandam análise e estratégias e poderão se dedicar a ajudar a resolver o problema complexos mais rapidamente.
Sabemos que o mercado e as grandes empresas acreditam que essas ferramentas ajudam intrinsecamente a melhorar a satisfação do cliente. Pois o atendimento é aprimorado devido à velocidade de resolução que seus clientes terão. Apesar de ser verdade que os chatbots não são para todos os setores. As empresas devem considerar se seu negócio é mais bem atendido por um chatbot e pensar estrategicamente sobre os tipos de conversas que desejam experimentar e automatizar.
Chatbots e atendentes trabalhando juntos
Os chatbots podem ser usados para automatizar apenas em partes específicas de uma conversa e podendo transferir a conversa para um colaborador após a coleta de informações pertinentes, ou pode não haver envolvimento do atendente em casos simples. Os chatbots podem apenas se concentrar em atender solicitações mais diretas.
Se um cliente está entrando em contato para entender qual é sua política de frete, parece fácil o suficiente para um chatbot responder, em vez de ocupar o tempo de sua equipe respondendo com informações simples. Para esse tipo de consulta, os chatbots oferecem uma grande vantagem, pois, com o tempo adicional de seus colaboradores, podem se dedicar a casos de outros clientes que podem exigir um pouco mais de atenção.
Um chatbot que tem inteligência artificial usa os dados para fornecer uma experiência única aos usuários. Esses chatbots vão muito além de apenas responder a perguntas pré-programadas que todo cliente experimentará de maneira precisamente semelhante.
Empresas como a Chat2Desk oferece um sistema de CRM com chatbot inteligente, que além de ter comunicação híbrida, com o uso de inteligência artificial e machine learning. Não só gerando melhor experiência ao cliente, mas, também, no trabalho e produtividade da equipe. Além de gerar relatórios, acompanhamento de tarefas e de performance.
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