Saiba como capacitar sua equipe de atendimento ao cliente sem gastar muito.

Mais do que um bom gerenciamento das finanças da loja, ter sucesso no negócio demanda boas vendas. E para conseguir vender é primordial que os colaboradores estejam preparados e aptos para oferecer um ótimo atendimento ao cliente e deixá-lo satisfeito.

 

A capacitação dos vendedores é necessária para não deixar nenhum ruído de comunicação entre a loja e o público-alvo e proporcionar a fidelização deste público. O problema é que nem sempre, para o pequeno e médio varejo, é possível destinar o investimento necessário para treinar equipe, especialmente quando o negócio ainda é novo e com pouca margem de lucro.

 

Então, como capacitar a equipe da loja sem gastar muito? O portal Vitrine do Varejo separou algumas dicas práticas para ajudar o lojista a planejar o desenvolvimento de seu pessoal. 

Se a empresa tem um pouco em caixa para contratar um serviço especializado, o mercado hoje oferece uma série de opções para capacitação. A contratação é ainda mais indicada quando se é iniciante no mercado varejista e precisa começar do zero, com as noções básicas de vendas e atendimento ao cliente.

 

Esses treinamentos podem ser realizados na empresa ou em ambientes externos. Mas vale lembrar que hoje, com o crescimento de cursos e treinamentos online, é mais barato optar por cursos especializados via internet.

 

No formato e-learning ou à distância, esse formato pode ser uma opção mais barata e prática aos colaboradores e à empresa devido à flexibilidade para ajustar os horários. Os cursos podem ser ofertados por meio de vídeos, palestras e atendimentos virtuais para auxiliar na troca de experiência com os colaboradores.

 

Organização é preciso

Imagine que sua equipe de vendas comece atirando para todos os lados, abordando qualquer pessoas que tenha acesso, sem qualquer critério. Com certeza, seus vendedores perderão muito tempo e não conseguirá atingir suas metas. Sabemos que quanto mais clientes você prospectar, mais vendas irá fazer. No entanto, temos consciência que sem planejamento, organização e critérios para essas buscas e, principalmente, boa gestão desses clientes. Logo, é preciso que essa prospecção seja de acordo com a capacidade do vendedor de atender sua demanda.

 

E a melhor forma de conseguir ter maior produtividade é sendo organizado, coloque no sistema todos os detalhes, retornos, quando será a próxima reunião ou contato, quais as informações importantes que podem te ajudar na abordagem e na oferta do produto. Crie o ritual de organizar o seu dia, quanto mais você tiver prospecções de forma organizada, mais resultados consistentes terá também. Parece óbvio, mas muitos colaboradores deixam isso de lado, devido o cotidiano corrido,  e acabam dificultando de conseguir os resultados que tanto querem e de forma consistente. 

Prepare uma boa equipe de vendas

Ter sua própria equipe de vendas é pilar essencial para a sua empresa crescer, será preciso garimpar bons profissionais. Infelizmente, essa é uma das etapas mais difíceis, caras e trabalhosa. Por isso é necessário planejar o seu orçamento e o seu tempo para que você possa contratar bons profissionais. Lembre-se de todas as etapas: anúncios de vagas, entrevistas, triagem, contratar os profissionais e treiná-los. Isso tudo, antes mesmo deles darem retorno desses investimentos para empresa.

 

Por isso é importante alinhar as suas expectativas quando for fazer recrutamento, não só com relação aos profissionais, mas, também, com relação a estrutura e as ferramentas que você tem na sua empresa. Logo, é preciso que você saiba bem qual é a sua estratégia de vendas e como irá executá-la. Somente dessa forma, você poderá dizer aos seus colaboradores o que de fato a empresa poderá oferecer a ele. Evitando dessa forma, muita rotatividade, funcionários desmotivados, que não vestem a camisa da empresa e que não dão retorno. 

 

Trace metas alcançáveis

Outro ponto importante de qualquer estratégia de vendas são as metas que se deve traçar, para que, assim, possa alcançar determinado objetivo. São importantes instrumentos que não só definem onde a empresa quer chegar, mas como uma forma de motivar a equipe de vendas. 

 

Ao definir as metas da empresa, você tem que se atentar que ao mesmo tempo em que as metas precisam ser desafiadoras, elas precisam também ser alcançáveis. Pois, assim, sua equipe de vendas estará sempre engajada.

 

Aposte em bons métodos de vendas

Planeje bem as técnicas de vendas, utilize técnicas atuais, que valorizam o cliente e entende que hoje, ele é tem voz e pode ser um influenciador da sua marca. E que tenha uma técnica para cada persona e cada etapa na jornada de compra. Por isso é muito importante entender bem os hábitos e comportamento de compra dos seus clientes. Dessa forma, todo o processo de vendas será mais natural e terá melhor efeito.

 

Estratégia de vendas

Monitore os resultados da sua equipe de vendas, você precisa verificar quais são os erros e acertos. Solucionar os problemas da equipe de vendas é essencial para empresa. Para facilitar o monitoramento e até mesmo a confiabilidade dos dados, é importante ter as ferramentas certas na equipe de vendas. Um sistema de CRM ajuda a conseguir ter todos os dados mais importantes, integrados e atualizados, diariamente. Além disso, facilita os processos devido a organização, ajudando a sua equipe de vendas a ter maior controle das atividades. É algo, também, que agiliza as tomadas de decisões e a correção dos erros, por isso é tão importante. 

 

Sistema como o CRM da Chat2Desk, te garante essa facilidade em que você pode ter todos os dados atualizados e centralizados. Além disso, oferece um atendimento omnichannel, possibilitando sua marca se comunicar com os clientes em diversos canais. Ainda tem o atendimento híbrido. Ou seja, se o cliente entrar em contato por conta de um problema simples, por exemplo, o chatbot pode fazer o atendimento e solucioná-lo. Já os problemas complexos, são por meio de atendimento humano. Dessa forma, otimiza o trabalho da sua equipe e ela pode se dedicar aos atendimentos que realmente demandam atenção. Além disso, o sistema do Chat2Desk faz relatórios, te dá informações sobre a produtividade.

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