O pensamento de alguns do mercado sobre o chatbot ainda pode ser um pouco ambíguo, pois se aplica a muitos aplicativos diferentes. Por exemplo, seu Amazon Alexa pode ser considerado um chatbot, ou até mesmo a comunicação por SMS de sua marca de varejo favorita. Mas um tipo de chatbot que comprovadamente ajuda a reduzir custos e melhorar suas pontuações de NPS são os agentes virtuais.
Essas duas razões por si só são benéficas, mas existem inúmeras outras vantagens de utilizar o chatbot em seu setor de atendimento. É o que vamos falar nesse artigo para que seus gestores possam entender quantas vantagens essa ferramenta traz e que é o futuro do mercado de comunicação e atendimento.
Automatize tarefas de baixo nível com chatbots
Tabela de conteúdo
Em primeiro lugar, os chatbots irão ajudá-lo a automatizar tarefas repetitivas ou mais operacionais, respondendo mais rápido do que um ser humano e coletando as informações necessárias durante os estágios iniciais de uma conversa.
Isso por si só vai liberar seus colaboradores para funções mais complexas que demandam análise e estratégias e poderão se dedicar a ajudar a resolver o problema complexos mais rapidamente.
Sabemos que o mercado e as grandes empresas acreditam que essas ferramentas ajudam intrinsecamente a melhorar a satisfação do cliente. Pois o atendimento é aprimorado devido à velocidade de resolução que seus clientes terão. Apesar de ser verdade que os chatbots não são para todos os setores. As empresas devem considerar se seu negócio é mais bem atendido por um chatbot e pensar estrategicamente sobre os tipos de conversas que desejam experimentar e automatizar.
Chatbots e atendentes trabalhando juntos
Os chatbots podem ser usados para automatizar apenas em partes específicas de uma conversa e podendo transferir a conversa para um colaborador após a coleta de informações pertinentes, ou pode não haver envolvimento do atendente em casos simples. Os chatbots podem apenas se concentrar em atender solicitações mais diretas.
Se um cliente está entrando em contato para entender qual é sua política de frete, parece fácil o suficiente para um chatbot responder, em vez de ocupar o tempo de sua equipe respondendo com informações simples. Para esse tipo de consulta, os chatbots oferecem uma grande vantagem, pois, com o tempo adicional de seus colaboradores, podem se dedicar a casos de outros clientes que podem exigir um pouco mais de atenção.
Então, como sua empresa identifica se precisa ou não de um chatbot para o seu atendimento?
Primeiros passos com chatbots
Comece observando o volume total de interações e pegando os 10 principais motivos de contato. Mapeie quais dos principais motivos do cliente entrar em contato são normalmente respondidos em 2 ou 3 mensagens, ou que usam uma resposta predefinida configurada em seu sistema de suporte.
Essas são provavelmente as conversas mais fáceis para começar a automatizar à medida que a sua empresa introduz esse processo no seu setor de atendimento. Se sua empresa puder automatizar os 10 principais motivos de contato, isso representa cerca de 30% de todas as conversas com os clientes que solicitam suporte.
No futuro, sua empresa poderá fechar aquele call center a mais que entrou para dar suporte ao seu setor de atendimento e satisfação do cliente. Essa é uma das maneiras mais diretas de os bots ajudarem a reduzir custos e melhorar a performance de comunicação das empresas.
Os chatbots, também, oferecem à sua empresa a oportunidade de fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, o que aumentará drasticamente a confiança que seus clientes têm em sua marca. Nada é mais importante do que garantir que seus clientes se sintam ouvidos rapidamente e que tenham seus problemas resolvidos, não importa a hora do dia em que entrem em contato com sua empresa para fazer suas solicitações
Agora, os chatbots se tornaram cada vez mais sofisticados e estão começando a entender e saber como gerenciar interações mais baseadas em intenções. Como você vê o valor que a automação pode gerar para o seu negócio, expandir seu bot para mais categorias, motivos de contato ou até mesmo para outros setores dentro do seu negócio, tudo é facilmente executado se sua empresa tiver acesso a ferramenta certa. Portanto, se você já pensou em quando seria o momento certo para apresentar novas funcionalidades ao seu negócio que ajude em seu crescimento, essa hora é agora!
Nos últimos anos, assistimos a um rápido aumento da quantidade de mensagens enviadas às empresas, pois sabemos que o advento da internet e das redes sociais mudaram a forma de os consumidores se comunicarem com as marcas. Para fornecer um serviço de suporte ao cliente de excelência, cada vez mais empresas estão usando os chatbots em seus processos.
Em setores específicos onde recebem interações com o cliente em nível estratosférico e que prezam pelo cliente estar no centro do negócio. Como bancos, seguros e saúde, os chatbots foram uma virada de jogo completa. Os chatbots ajudam a economizar mais de 4 minutos em média por atendimento ao cliente, em comparação com os atendentes que respondiam as chamadas ou interação, além de ter uma alta taxa de sucesso por atendimento.
Benefícios do Chatbot para empresas
Existem inúmeros benefícios em usar chatbots, qual deles fará mais sentido para você, depende muito de como as empresas e as partes interessadas podem aproveitá-los para aprimorar a experiência do cliente.
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Economia de custos
Com um cenário de negócios extremamente competitivo, hoje, a necessidade das empresas por um departamento de atendimento ao cliente robusto está aumentando de forma consistente. A implementação de poderosos chatbots permite que as empresas gerenciem uma grande quantidade de atendimento ao clientes em períodos relativamente curtos.
Embora a contratação de um sistema de CRM que ofereça chatbot exija uma certa quantia de investimento, isso é significativamente menor do que o modelo tradicional de atendimento ao cliente, que inclui infraestrutura, salários, treinamento e vários outros recursos.
Escale sistematicamente seu suporte via chat do seu site ou redes sociais ou WhatsApp durante os horários de pico para fornecer suporte de qualidade e aumentar a satisfação do cliente
Habilite vários novos modelos de resposta para o atendimento ao cliente para ter uma atendimento rápido e, também, humanizado e personalizado, aumentando o valor da marca e sua credibilidade.
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Ofereça aos visitantes do site suporte completo e personalizado ao utilizar inteligência artificial
Ao contrário do que muitos gestores pensam, o principal benefício de um chatbot não é apenas responder a perguntas e oferecer suporte ao cliente. Os chatbots podem fornecer suporte completo com muita personalização, direcionando e realmente solucionar os problemas dos clientes, ajudando as empresas de forma significativa.
Um chatbot que tem inteligência artificial usa os dados para fornecer uma experiência única aos usuários. Esses chatbots vão muito além de apenas responder a perguntas pré-programadas que todo cliente experimentará de maneira precisamente semelhante.
Empresas como a Chat2Desk oferece um sistema de CRM com chatbot inteligente, que além de ter comunicação híbrida, com o uso de inteligência artificial e machine learning. Não só gerando melhor experiência ao cliente, mas, também, no trabalho e produtividade da equipe. Além de gerar relatórios, acompanhamento de tarefas e de performance.