Quando falamos em vendas, o lento e constante ganha o cliente no mundo digital. Semanas ou meses podem se passar antes que o cliente decida que a sua solução ou serviço atende às necessidades dele. É por isso que é essencial manter a comunicação ativa.
Para vender todos os dias seus produtos, o chat ao vivo pode ajudar a reduzir a rotatividade de clientes e aumentar as conversões. Porém isso exige que seus clientes estejam online o tempo todo, o que não é prático para ciclos de vendas mais longos.
O WhatsApp, por outro lado, está mais de acordo com o estilo de vida atual de nômade digital. Com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e uma taxa de abertura impressionante de 98%, é o canal ideal para se manter em contato e construir relacionamentos sólidos com os clientes.
Neste artigo, você irá aprender como vender para clientes existentes e potenciais, aproveitando os benefícios de vendas do WhatsApp Business.
Os benefícios do WhatsApp Business para vendas
Tabela de conteúdo
O WhatsApp Business permite que você se comunique com seus clientes em um canal que eles já utilizam. A maioria das pessoas verifica suas mensagens várias vezes ao dia, o que torna o WhatsApp a maneira mais fácil e conveniente de entrar em contato com as empresas.
Seus clientes não ficam reféns dos e-mails que, muitas vezes, na correria do dia a dia, acabam sendo esquecidos e podem verificar tudo direto do aplicativo, como está o andamento do pedido e como está a entrega.
Alcance global
O WhatsApp é considerado o aplicativo de mensagens mais popular em 128 países, permitindo que você amplie seus contatos com os clientes mais do que com outros canais. Só no nosso país, mais de 60% da população utiliza o WhatsApp.
Velocidade
Uma das maiores frustrações do cliente são as filas de espera intermináveis e o atraso nas respostas para qualquer solicitação com relação a sua compra. As mensagens do WhatsApp são mais curtas e diretas do que o e-mail, o que significa que você tem mais facilidade e rapidez em obter resposta, reduzindo a probabilidade de rotatividade.
Personalização
Há algo mais íntimo do que fazer parte da lista de contatos telefônicos de seus clientes? Mostre aos seus clientes que você está no mesmo nível e mande mensagens mais descontraídas do que por ligação ou e-mail, se interesse em saber como ele está, mostre-se próximo ao seu cliente.
Privacidade.
Na era do LGPD, as preocupações com a privacidade de dados estão aumentando. Graças à criptografia de ponta a ponta e ao compromisso de proteger a privacidade do usuário, o WhatsApp é a escolha segura para clientes que desejam enviar mensagens às empresas. Também garante uma experiência livre de spam.
Melhore a visibilidade do seu produto
O recurso de catálogo no WhatsApp Business permite sua empresa ter uma vitrine digital para que possa exibir seus produtos. Sua empresa pode utilizar esse espaço para adicionar informações, incluindo preço, descrição, imagens e nome do produto. Itens semelhantes podem ser agrupados em um único catálogo. Como alternativa, você pode criar um catálogo separado para cada item e fazer upload de outras opções de produtos. Sempre verifique, também, se seu produto se encaixa nas políticas do WhatsApp Business, por exemplo, lentes de contato não podem ser colocadas no catálogo, o porquê, não sabemos.
Promoções
O WhatsApp Business como plataforma promocional tem um potencial inexplorado. Você pode enviar a seus clientes conteúdo informativo ou promocional nas mensagens sem violar sua privacidade.
Além disso, o lead já vem qualificado, pois para a sua empresa enviar mensagens para os seus clientes, o WhatsApp Business exige autorização para que não seja considerado spam. Logo, você pode ter certeza de que estará interagindo apenas com os leads interessados.
Com o recurso “status”, você pode compartilhar informações sobre vendas e promoções relâmpago. Como um status atualizado está disponível apenas por 24 horas para seus contatos, isso pode ser usado para explorar a mentalidade de escassez de seus clientes para aumentar as conversões.
Publicidade QR
Você pode usar a ferramenta para criar um link que pode ser convertido em um código QR. Como alternativa, você pode simplesmente exibir seu código QR em materiais gráficos, embalagens ou materiais promocionais. Se despertar o interesse do cliente, ele pode iniciar uma conversa lendo o código QR com seu smartphone. A maioria dos smartphones, hoje, tem leitor de QRCode nativo.
O WhatsApp Business oferece um recurso “clique para bater um papo” que permite iniciar um bate-papo com alguém sem ter o número de telefone salvo. Isso é conveniente para clientes que não desejam armazenar o número de todas as empresas que entram em contato.
Anúncios “clique para ir para o WhatsApp” Facebook Ads
Um anúncio “clique para acessar o WhatsApp” pode ajudá-lo a atrair clientes por meio de seu aplicativo de mensagens preferido. Para direcioná-los ao WhatsApp, você pode criar um anúncio no Facebook com um botão “Enviar mensagem” que abrirá uma conversa no WhatsApp Business quando clicarem no botão.
Ao adicionar um botão ‘clique para ir para o WhatsApp’ aos anúncios do Facebook, as empresas, agora, podem tornar ainda mais fácil o atendimento ao cliente. E como as pessoas podem aprender sobre seus produtos, marcar uma reunião ou usar seu serviço de forma mais fácil.
Permitir que os clientes entrem em contato com você com o clique de um botão acelera o processo de compra, o que significa mais conversões. Você pode incluir uma mensagem padrão que os clientes podem editar para iniciar a conversa.
Suporte pós-venda
O relacionamento com o cliente não termina depois que eles fazem uma compra. Em algum momento, todos compraram um produto que não atende às suas necessidades ou que não sabem como usar. Se um cliente tiver que passar por cima de obstáculos para buscar um reembolso ou buscar assistência para o produto, ele não hesita em desistir. Porém você deixa uma péssima impressão da sua empresa para esse cliente.
O WhatsApp é uma maneira fácil de fornecer suporte pós-venda aos seus clientes, sem que eles sofram a frustração de longas filas de espera ou um menu automático, cheio de informações repetidas que não ajudam. Em um estudo do Facebook, 50% dos clientes que enviaram mensagens para empresas, a enviaram durante a jornada do cliente para perguntar sobre o horário de funcionamento, para fazer uma compra ou compartilhar feedback.
O ideal é ter um bom time de suporte de atendimento e de comunicação com o cliente e um bom sistema de CRM, os que possuem sistema de SaaS e chatbots, como os da Chat2Desk, oferecem o melhor serviço e possibilidades de uso.
Otimizam o tempo dos colaboradores, já que o chatbot pode solucionar problemas simples, não permitindo que os clientes fiquem em lista de espera ou mesmo sem resposta. Além disso, por ter inteligência artificial e machine learning, o sistema coleta e organiza os dados ajudando a ter uma comunicação mais personalizada e ter informações que podem ser estratégicas.