Dia 30 de março, o Banco Central anunciou que autorizou o WhatsApp e passou a ser regulado como autoridade monetária. O WhatsApp vem tentando desde junho de 2020 conseguir autorização para operar no Brasil, porém o Banco Central considerou prematura a tentativa do aplicativo. E que poderia ter como consequência a fragmentação do mercado e manter tudo concentrado em apenas uma empresa. Após esperar por nove meses, agora, é possível fazer as transações das empresas Visa e Mastercard no Brasil.
Surgiram alguns rumores que o Banco Central não estaria autorizando o funcionamento do aplicativo para poder dar espaço ao PIX, seu próprio sistema de pagamentos, que começou a funcionar em novembro do ano passado.
O WhatsApp anunciou oficialmente o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil, a forma de pagamento via aplicativo já funciona em outros países, como na Índia. Construído sobre a plataforma Unified Payments Interface (UPI), o WhatsApp Pay se junta a uma lista crescente de serviços de pagamentos baseados em UPI, em que permite aos usuários enviar e receber dinheiro entre duas contas bancárias gratuitamente de forma rápida e segura.
Apesar do serviço ser limitado a uma parte da base de usuários do WhatsApp, por enquanto, ele representa um grande passo para a empresa do Facebook, que busca não só expandir seus recursos de mensagens e redes sociais como entrar definitivamente no setor de e-commerce.
No entanto, para que você possa se inscrever no WhatsApp Pay, você precisa garantir que o aplicativo seja atualizado para a versão mais recente. Você pode atualizar o aplicativo acessando na Play Store para Android e App Store para dispositivos com iOS. Você, também, precisa que o seu número associado à conta bancária esteja presente no mesmo telefone, pois o processo verifica o número do telefone automaticamente.
Como usar o WhatsApp Pay?
Assim que seu aplicativo for atualizado, você pode seguir o processo abaixo para se inscrever no WhatsApp Pay:
- Visite o menu tocando nos três pontos no canto superior direito
- No menu, toque em Pagamentos. Observe que essa opção só estará disponível caso sua conta do WhatsApp tenha o recurso disponível. Os usuários que podem ver a opção de Pagamentos, podem tocar e seguir a próxima etapa
- Em seguida, você precisa adicionar a forma de pagamento. Isso pode ser feito vinculando sua conta bancária ao WhatsApp. Toque em Adicionar Método de Pagamento
- Em seguida, você precisa verificar o seu número. Caso você tenha dois números diferentes, poderá ver os dois listados aqui. Lembre-se de selecionar o número listado com sua conta bancária.
- Na próxima tela, você precisa selecionar sua conta bancária.
- Depois de selecionar corretamente seu banco, o aplicativo exibirá as informações de sua conta. Você precisa verificar os detalhes da conta inserindo os últimos 6 dígitos do seu cartão de débito e sua data de validade.
- Uma vez feito isso, o WhatsApp solicitará que você insira o PIN UPI.
Após a configuração da sua conta bancária no WhatsApp, você já pode fazer pagamentos diretamente pela janela da conversa. E é provavelmente aí que o WhatsApp tem espaço para vencer a concorrência. Aqui está o que você precisa fazer:
- Enquanto estiver na janela de bate-papo, toque no ícone de anexo (ícone de clips) localizado logo acima do teclado.
- Toque em Pagamento no menu pop-up
- Insira o valor que você precisa pagar
- Confirme o pagamento verificando seu PIN UPI e a transação é processada.
Se você não vê a opção Pagamentos na sua conta do WhatsApp. Você não precisa se inscrever em outro lugar ou baixar algum outro aplicativo para se inscrever no WhatsApp Pay. Caso sua conta no WhatsApp esteja atualizada e você ainda não tenha o recurso disponível, pode ser necessário aguardar que o WhatsApp o disponibilize em sua conta. Não baixe ou instale qualquer aplicativo não oficial fora das lojas de aplicativos oficiais, pois pode ser um aplicativo falso que pode roubar seus dados.
Estima-se que a maioria das empresas irão utilizar o WhatsApp Pay para fazer suas vendas
Não é nenhuma surpresa que mais e mais empresas estejam adotando o Whatsapp para interagir com seus clientes. A melhor razão para usar o WhatsApp para negócios é que muitos dos clientes provavelmente já o usam para falar com os amigos. Logo, irão gostar de usar a plataforma para interagir com empresas.
De acordo com a pesquisa do Facebook, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% dos entrevistados dizem que têm mais probabilidade de comprar com uma empresa para a qual possam enviar mensagens diretamente. A API do WhatsApp oferece uma grande oportunidade de oferecer chatbots avançados e opt-ins para capturar leads em sua loja.
Bate-papo no site: em vez de um bot para ficar no suporte de atendimento, no canto do site, você pode pôr a opção de bate-papo no WhatsApp para convidar os visitantes do site a interagir com você. E ainda criar bots para capturar leads e auxiliar os visitantes no processo de compra.
Notification opt-ins: Desta forma, você permite que os clientes em potencial recebam notificações, notícias e atualizações por meio de um canal que eles verificam e usam com frequência. Por exemplo, seu lead pode se inscrever para receber uma mensagem quando um produto estiver em estoque ou quando houver uma queda de preço!
CTA de anúncios de campanha: uma ótima maneira de impulsionar a interação é usar a abordagem click-to-WhatsApp em suas campanhas pagas. Ou seja, quando os clientes em potencial clicam em seu anúncio do Facebook ou Google, em vez de uma página de destino, eles são convidados para uma conversa no WhatsApp que os envolve na hora, em um ambiente familiar.
É possível utilizar o WhatsApp em todas essas estratégias, em caso de grande demanda, é sempre bom contratar um CRM que trabalhe com sistema SaaS, para que assim não deixe cliente em fila de espera ou mesmo que os dados dele se percam.
Empresas como a Chat2Desk ainda te auxiliam otimizando o processo de interação com os seus clientes através do chatbots, em que podem responder as questões mais simples, enquanto os atendentes cuidam das questões mais complexas. Tem um dashboard integrado em que aparecem todos os canais de comunicação e como a Chat2Desk trabalha com os canais mais utilizados, você terá em uma tela com todas as interações para o seu colaborador economizar tempo e ter mais produtividade. Além disso, armazenam e organizam os relatórios ajudando na elaboração de estratégias da empresa.