Como fazer um funil de vendas no WhatsApp eficiente?

Com a pandemia do coronavírus, cada vez mais empresas tem utilizado as ferramentas online, como o WhatsApp, para manter suas vendas e seu faturamento. Muitas ainda estão se adaptando e outras vêm  buscando continuamente novas formas de melhorar seu marketing e atendimento no mundo digital.

Você está em busca de uma forma fácil e barata de começar a construir um funil para gerir os clientes da sua empresa no ambiente digital? Então, esse artigo é pra você! Irei compartilhar com vocês uma maneira fácil de construir um funil de vendas com o WhatsApp, também, vou falar de uma estratégia para impulsionar um fluxo constante com quem ainda não é o seu lead, mas que, na verdade, se encaixa em sua persona.

O WhatsApp se tornou uma das ferramentas de marketing digital mais eficazes para as pequenas e médias empresas.

 

Porém, nem sempre foi assim, antes, não tinham os recursos de marketing necessários, por isso a maioria das empresas não o considerava como uma ferramenta a ser utilizada.

Desde que o WhatsApp lançou sua versão para empresas, o WhatsApp Business, no ​​final de 2018. O WhatsApp se tornou uma ferramenta de marketing incrível que a maioria das  pequenas, médias e grandes empresas estão usando para construir e expandir seus negócios online.

O WhatsApp Business pode ser configurado para servir como um canal de atendimento ao cliente da sua empresa. Mais uma maneira que você também pode usá-lo, é como um funil de vendas para uma pequena ou média empresa como o seu.

Se você está procurando uma maneira de construir um funil de vendas com o WhatsApp, compartilharei com você três passos simples que você pode seguir para criar um funil de vendas com o WhatsApp, conduzindo um fluxo constante e direcionado de clientes em potencial para o seu negócio.

Aqui estão 3 passos do processo de criação de um funil de vendas do WhatsApp para crescer seu negócio em pequena ou média escala. Usar o WhatsApp para orientar seus clientes ao longo da jornada do consumidor é uma excelente ideia por vários motivos:

  • É um aplicativo de mensagem que eles já estão acostumados a usar em seu cotidiano;
  • É uma alternativa mais conveniente e menos invasiva à comunicação por telefone;
  • Isso torna mais fácil e sem pressão para os clientes fazerem perguntas;
  • Ajuda a organizar leads e responder aos clientes de acordo com sua conveniência.

 

Conectando-se a clientes no WhatsApp

Para interagir com alguém no WhatsApp, você já precisa ter o número do telefone. Portanto, a menos que você já conheça essa pessoa, a melhor maneira de começar a interagir com ela no WhatsApp é incentivá-la a entrar em contato com você primeiro.

Isso significa que você, geralmente, usará o WhatsApp, em uma outra etapa do funil de vendas de outros canais de mídia social: na fase de interesse, em vez da fase de conscientização.

Como utilizar o WhatsApp para vender? 

É possível usar o WhatsApp para diversas abordagens de vendas, sejam elas, topo, meio ou fundo de funil. Vejamos a seguir os melhores caminhos para criar sua estratégia de vendas pelo whatsapp.

Fazer prospecção

Qualquer estratégia para captar clientes pode ser adaptada para o WhatsApp. A diferença é que em vez de você ligar, você começa a abordagem mandando mensagem. E você, também, pode aproveitar algumas funcionalidades do aplicativo para captar clientes. Um exemplo são os grupos de WhatsApp em que você pode falar um pouco dos seus produtos e serviços, obviamente, você precisa ser convidado para poder participar. Tem, também, o status do WhatsApp.

É possível que através deles, apareça algum cliente em potencial e, não se esqueça, a interação tem que ser sempre espontânea. Não seja o vendedor que faça só propaganda, o WhatsApp não é pra isso. Converse sobre as necessidades, desafios do mercado, as soluções inovadoras e dessa forma, você vai se mostrando uma autoridade no assunto. 

Funil de vendas no WhatsApp
Funil de vendas no WhatsApp

Apresentar o produto/serviço da sua empresa

Um bom vendedor sabe que chegar apresentando o produto/serviço da sua empresa “de cara” não é a melhor estratégia para ganhar o lead. E o mesmo vale no WhatsApp – a menos que você esteja usando o aplicativo apenas para fechar negócios. E é sobre esse tipo de caso que vamos falar neste item.

Mas, mesmo você for mostrar a solução para o cliente, faça perguntas de investigação, como: “Oi, João, tudo bem? Você é um dos gestores responsáveis pela Clínica Santa Marta. Qual a sua maior dificuldade em lidar com os pacientes? E qual é a sua maior necessidade no momento? 

Após o lead responder, ofereça a ele a oportunidade de ver um case da sua empresa em solucionar o problema de um outro negócio do mesmo segmento. Caso você ainda não tenha uma prova social, procure tê-la o mais breve possível. Pois esse tipo de gatilho mental é muito importante e te ajuda na conversão final. Além de ser bastante útil nas negociações via WhatsApp. 

Se após você mostrar sua solução, o lead demonstrar interesse, aí você continua persuadindo: você pode mandar um áudio, como uma forma de deixá-lo curioso. Mas que não seja um aúdio longo, se não possa ser que ele não ouça.

Nutrir leads

Sim, é possível nutrir seus leads, também, com o funil de vendas pelo WhatsApp! Sempre envie materiais, novidades, tutoriais e dicas. é importante que o lead receba conteúdo de qualidade que aumente o seu nível de consciência e o faça entender cada vez mais que aquele produto, atende as necessidades dele.

Negociar e fechar vendas

Vale para o WhatsApp as mesmas regras dos outros canais de vendas, pois não é porque você está usando o aplicativo de mensagem que a negociação não precisa ser formal, pelo contrário. Tenha um banco de dados e se mostre preparado para fazer uma negociação.

Já a etapa para enviar as propostas, no funil de vendas pelo WhatsApp irá depender de algumas questões, como: se o lead está muito quente, se ele já confia em você, como é a sua persona. Irá depender até mesmo do dia e horário que você irá mandar a proposta.

Uma forma de ter um bom atendimento é contratar um bom serviço de WhatsApp Business API, pois a maioria das pessoas se comunicam por lá, pois é o aplicativo que é mais usado no cotidiano delas. Além de ser mais seguro para os seus clientes, pois você está ali, disponível o tempo todo para conversar com eles. Hoje, o WhatsApp é praticamente um CRM, pois consegue tirar todas as dúvidas e resolver os problemas dos clientes.

Empresas como a Chat2Desk, possuem um sistema de CRM integrado e omnichannel, via SaaS, que possibilita um alto fluxo de interações em tempo real. Em que vários atendentes podem entrar em contato ao mesmo tempo, com a mesma conta, por um dashboard integrado. Oferece comunicação híbrida em que os chatbots respondem as coisas mais simples e os atendentes os assuntos mais complexos. Isso não só otimiza o tempo de cada atendimento, como o trabalho dos colaboradores. E, acima de tudo, dá a possibilidade da empresa oferecer um atendimento personalizado.

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