Como usar Chatbots para qualificação e Lead Scoring

Gerar e qualificar leads (oportunidades comerciais) é um desafio constante para empresas que possuem orientação para o crescimento acelerado e visam expandir seus negócios em um cenário de alta competitividade. Nesse caso, os Chatbots podem auxiliar na qualificação de leads e lead scoring, veja mais a seguir:

Como os chatbots contribuem na geração de leads

A geração de leads hoje também pode ser feita através dos chatbots, visto que o primeiro contato entre cliente e empresa acontece, muitas vezes, por meio dos robôs de atendimento. As chances de concretização de um negócio só aumenta, quando uma conversa é estabelecida com o auxílio dessa ferramenta.

 

Os leads (potenciais clientes) são captados, por exemplo, ao utilizar os chatbots na coleta de algum dado, como e-mail ou telefone. Como são meios rápidos para se obter respostas, utilizá-los para este fim é uma ótima estratégia. Os e-mails captados podem ser, inclusive, utilizados em campanhas com o objetivo de efetivar ainda mais vendas.

 

Dependendo de como são configurados, os chatbots podem coletar outros dados, como idade e localização favorecendo a qualificação de um possível cliente. 

 

Lembre-se que não basta ter as informações dos clientes à disposição da empresa. É imprescindível protegê-las! 

 

Os chatbots podem ser programados também, para fazer perguntas que guiarão o cliente para uma melhor experiência, identificando suas maiores dores e necessidades, processo fundamental para ir além da captação, uma possível conversão. Para isso é necessário entender o comportamento do consumidor e saber quando ele está mais próximo de comprar é um desafio recorrente para equipes de marketing e vendas.

Contudo, existem algumas maneiras de simplificar a análise de engajamento do público, e uma delas é o lead scoring.

O que é Lead Scoring 

O lead scoring é a prática de atribuir pontos aos consumidores para cada interação deles com a sua marca. Trata-se de uma maneira objetiva de mensurar o quanto cada consumidor está engajado com os conteúdos apresentados pela sua empresa.

 

Seja em uma estratégia de atração de consumidores por inbound marketing ou por anúncios, o lead scoring é o complemento ideal para que sua empresa se aproxime de novas vendas.

 

O lead scoring pode ser aplicado de forma manual – identificando as interações de cada consumidor e atribuindo os pontos a eles – ou automaticamente. Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing, o processo que tem tudo para ser longo e cansativo torna-se mais simples.

Um chatbot que tem inteligência artificial usa os dados para fornecer uma experiência única aos usuários. Esses chatbots vão muito além de apenas responder a perguntas pré-programadas que todo cliente experimentará de maneira precisamente semelhante.

Defina sua persona

Para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso, é essencial que o primeiro passo seja definir quem é sua persona. Afinal, sua empresa só pode oferecer uma solução para quem tem um problema específico. E como se comunicar adequadamente a sua oferta se sua equipe não souber com quem está falando?

Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Ou seja, é a descrição dos interesses pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações de pessoas que precisam da sua solução. 

Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para personas distintas. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido. Além de ter conhecimento sobre características pessoais (idade, gênero, preferências etc.), entender a dor/necessidade de sua persona é um dos pontos mais importantes.

 Por que é importante gerar leads?

Um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, WhatsApp, redes sociais, etc.) em troca de uma oferta de valor que sua empresa oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um ebook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de leads, sua empresa consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão  é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio do lead na jornada de compra, também, é um fator importante. É comum as empresas pensarem somente nos leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de algum tipo de serviço.

 

Utilize Landing Pages, pop-ups, formulários e redes sociais

Sua persona precisa ter acesso a um conteúdo rico que mostre a ela os benefícios do seu produto, que quebre objeções e aumente o nível de consciência do cliente. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de leads. As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:

 

Landing Pages

Landing pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, sua empresa consegue criar de forma rápida uma landing page e que chegará ao lead automaticamente.

Nela, terá geralmente uma chamada principal, uma descrição da solução que está ofertando, um formulário com os campos necessários para geração do lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da landing page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

 

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

 

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

 

Redes sociais

As redes sociais funcionam tanto para atrair visitantes, nutrí-los e convertê-los. É um ótimo canal de comunicação para sua empresa iniciar a prospecção e geração de lead. Além de poder ser o local de nutrição, campanhas de marketing e geração de oferta.

 

Empresas como a Chat2Desk oferece um sistema de CRM com chatbot inteligente, que além de ter comunicação híbrida, com o uso de inteligência artificial e machine learning. Não só gerando melhor experiência ao cliente, mas, também, no trabalho e produtividade da equipe. Além de gerar relatórios, acompanhamento de tarefas e de performance.

 

Solicite já uma demonstração e conheça todas as nossas funcionalidades!

Rolar para cima