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Conheça as principais tendências do mercado de vendas para 2023

Pode-se dizer que no ano de 2023 as empresas irão passar por um período de consolidação, afinal, a maioria já entendeu sobre a necessidade de ter um e-commerce. Segundo dados coletados no último ano, cerca de 87% das empresas no Brasil vendem de forma online. Dentre os principais métodos de venda utilizados por essas empresas destaca-se os marketplaces e vendas por redes sociais.

Não é a toa que esses canais vem sendo otimizados a cada nova atualização. Conheça portanto quais as principais tendências para o próximo ano com essas tecnologias cada vez mais presentes nas vendas.

 

1- Compra híbrida

É cada vez mais comum presenciar no varejo a presença dos canais Omnichannel, ou seja, a integração de diversos canais de relacionamento com o cliente e vendas.

O consumidor brasileiro está cada vez mais decidido sobre o que comprar e em que canal comprar aquilo que deseja. Nota-se também

que cada vez mais pessoas vem optando pela compra online devido aos menores preços. Porém muitos relatam que dependendo do frete a compra online nem sempre é a melhor opção, sendo essa a principal desvantagem do e-commerce.

Adotar por tanto o modelo de “compre na internet e retire na loja” parece a opção ideal para o consumidor e uma das maiores tendências para o próximo ano. Afinal ao utilizar esse modelo o consumidor tem a vantagem de comprar pela internet sem o custo do frete. Isso também pode acarretar em uma vantagem ao PDV, que é ter o produto em mãos de forma rápida, atraindo cada vez mais o público.

 

2- Vendas pelas redes sociais

O social commerce é cada vez mais uma realidade entre os consumidores além de ser apontado como uma das principais tendências para 2023. Isso vale tanto para as compras feitas exclusivamente através das redes sociais, tanto para aqueles que iniciam a compra pela internet e vão para o site oficial da marca.

Para as compras feitas exclusivamente nas redes sociais ferramentas como “lives” podem ser uma oportunidade e impulsionam a conversão das marcas, levando em conta que o Instagram é uma das redes sociais favoritas dos consumidores para realizar esse tipo de processo.

Porém, o que de fato confirma que o social commerce é uma das tendências para o próximo ano é a satisfação dos clientes ao comprar por esses canais.

Nas compras pelo WhatsApp, 87% das pessoas têm uma avaliação boa ou ótima da experiência. No Instagram, o índice é de 85%. No Facebook, de 80%.

 

3- Processo de compra cada vez mais tecnológico.

A tecnologia que mais vem sendo utilizado para esse tipo de negócio é o QR CODE, já presente nos principais anúncios. Segundo uma pesquisa recente, as principais ferramentas e tecnologias mais utilizadas nas compras são:

· QR Codes: 56%

· Carteiras digitais para pagamentos: 53%

· Chatbots: 30%

· Provadores virtuais: 18%

· Realidade aumentada ou virtual: 9%

 

Para não ficar de fora dessas principais tendências, basta contar com a Chat2Desk!

Tenha sempre canal de atendimento, a maioria do e-commerce utilizam o messenger e o Whatsapp, pois são os aplicativos mais utilizados e possuem integração com a maioria das plataformas. O ideal é usar um software de chatbot, como os oferecidos pelo Chat2Desk, para que dê conta da demanda, tenha um atendimento rápido, 24 horas por dia, eficiente e com mensagens automáticas personalizadas. Dessa forma, além de vários colaboradores poderem acessar ao aplicativo de mensagem e conversar com vários clientes ao mesmo tempo, utilizam somente um número, passando mais segurança para o cliente. Além de construir toda a jornada do consumidor, auxiliando o colaborador quando o mesmo precisar fazer o atendimento manualmente.

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