Com o WhatsApp se tornando o principal canal de comunicação, as empresas começaram a procurar oportunidades de marketing e como utilizar os Chatbots para WhatsApp. O grupo Facebook com seus parceiros de integração de API com Chatbots para o WhatsApp vem buscando ajudar as empresas a interagir com seus clientes e consumidores.
Permitindo que médias e grandes empresas enviassem mensagens de texto automatizadas e rápidas para um número ilimitado de clientes.
E se, no momento atual, existe algum aplicativo de mensagens que os empresários estão de olho, é o WhatsApp que conta com 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Criando um mercado próprio com uma experiência de usuário altamente intuitiva, rápida e segura. Para tornar as coisas ainda mais eficientes, os avanços da tecnologia de IA, agora, permitem que as organizações usem um chatbot para o WhatsApp, de forma que os assistentes virtuais possam envolver as pessoas em grande escala.
Então, o que é um Chatbot para o WhatsApp?
Tabela de conteúdo
Tabela de conteúdo ● Então, o que é um Chatbot para o WhatsApp? ● Benefícios do Chatbot para o WhatApp ○ Como o Chatbot pode te ajudar no relacionamento com leads e clientes? ○ O Chatbot para o WhatsApp é um grande benefício para empreendedores ○ No setor de marketing ○ Nas vendas ○ Para suporte e lembrete ao cliente
Em uma linguagem simples, um Chatbot para o WhatsApp que interage com humanos para responder às suas perguntas. A Inteligência Artificial (IA) tornou essas conversas altamente eficazes, humanizadas e satisfatórias para os usuários.
Esses Chatbots são integrados com a API do WhatsApp Business para responder às perguntas feitas por seus clientes. A maioria dos problemas é gerenciada em tempo real, enquanto, as questões altamente complexas são transferidas para o atendimento humano instantaneamente no próprio WhatsApp Business API Oficial.
É por isso que você pode ver as empresas adotando, cada vez mais, o Chatbot para o WhatsApp buscando aumentar a visibilidade da marca, a satisfação do cliente e a taxa de engajamento.
Benefícios do Chatbot para o WhatApp
Os Chatbots para o WhatsApp criam uma grande oportunidade para as empresas expandirem o alcance do cliente e fornecerem a melhor qualidade de suporte e serviço de atendimento. Abaixo, você pode encontrar os benefícios do Chatbot para o WhatsApp divididos em diferentes perspectivas:
Como o Chatbot pode te ajudar no relacionamento com leads e clientes?
● O Chatbot para o WhatsApp é altamente benéfico para leads e clientes:
● Os leads e clientes podem ter suas dúvidas resolvidas instantaneamente e iniciar interações com sua empresa a qualquer momento.
● O suporte do seu negócio fica disponível para o cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana.
● Um Chatbot com tecnologia de Inteligência Artificial personaliza as conversas, o que aumenta a qualidade, a humanização e o valor de cada interação.
● A verificação do atendimento vem com criptografia de ponta a ponta, juntamente com a proteção de identidade e dados.
● Seu lead pode encontrar sua empresa em uma plataforma que já está usando e faz parte do seu cotidiano.
O Chatbot para o WhatsApp é um grande benefício para empreendedores
Estas são as vantagens que um empreendedor tem ao contratar o serviço de Chatbot para o WhatsApp para a sua empresa:
● Empresas de qualquer porte podem utilizar o Chatbot para o WhatsApp, desde pequenas e médias empresas até grandes organizações.
● A rica experiência do cliente obtida com o Chatbot para o WhatsApp, resultando em maior envolvimento e retenção do cliente.
● Os Chatbots melhoram o relacionamento com os clientes para construir fidelidade e reconhecimento à marca.
● O Chatbot Omnichannel para o WhatsApp Inteligência Artificial centraliza todos os seus pontos de contato de negócios online em um único sistema.
● Você ganha a capacidade de enviar novidades, notificações e conteúdo informativo de maneira personalizada.
● Tendo a possibilidade de globalizar seu negócio a qualquer momento usando o Chatbot para o WhatsApp, pois é um aplicativo mundialmente conhecido e utilizado.
No setor de marketing
Sua equipe de marketing pode utilizar um Chatbot para o WhatsApp de várias maneiras: Os Chatbots para o WhatsApp com tecnologia de Inteligência Artificial permitem que os profissionais de marketing enviem mensagens personalizadas e rápidas aos clientes. Além disso, a geração lead e o contato com os mesmos tornam-se eficientes em termos de tempo e custo.
Os profissionais de marketing podem automatizar a jornada do cliente por meio do funil de marketing, podendo enviar conteúdo multimídia para atrair a atenção e converter seus contatos. É fácil personalizar ofertas e descontos para leads e clientes
Nas vendas
Os Chatbots para o WhatsApp com Inteligência Artificial, também, apoiará seus esforços de vendas e no pós-venda, não só no marketing. Pois fornecem transferência instantânea de Chatbot para o atendimento humano, dessa forma, fica mais fácil de os vendedores converter um “cliente potencial” em vendas.
Estando disponível em tempo integral para auxiliar os clientes nas decisões de compra, reduzindo a pressão de sua equipe de vendas. E ainda podem executar campanhas promocionais para transformar “leads frios” em “leads quentes”. Podendo, também, compartilhar notificações automatizadas sobre pedidos, compromissos e outras atualizações.
As respostas rápidas do Chatbot para o WhatsApp mantêm os clientes envolvidos durante toda a jornada de compra. Devido à aprendizagem da Inteligência Artificial, o Chatbot envia conteúdo com detalhes de produtos adequados e semelhantes que o cliente comprou, para que sua empresa possa fazer um upsell.
Para suporte e lembrete ao cliente
Ter um Chatbot para o WhatsApp faz com o seu suporte ao cliente fique mais eficiente e melhora os seus esforços de engajamento com os seus clientes. Com a vantagem de ter todo o processo no WhatsApp, desde a pré-venda até o pós-venda. Além de ter acesso a todo o histórico do cliente na conversa, com as informações organizadas, ajudando os setores a responderem rapidamente a solicitação do cliente e a resolverem o seu problema.
O Chatbot para o WhatsApp ainda ajuda em lembretes, seja de follow up, carrinho abandonado, enviar pino de localização para o cliente, lembrete de pagamento de boleto. Pode fazer pesquisas de satisfação, coletar feedbacks e ainda fazer um
relatório em cima das informações recebidas para que a equipe de marketing possa usá-las em seu planejamento.
Dessa forma, sua equipe otimiza o tempo não só em atendimentos, mas, também, no planejamento das ações e na assertividade da execução das mesmas. Melhorando a produtividade da equipe e permitindo que dediquem seus esforços a outras atividades e, assim, ajudando a empresa crescer ainda mais. Empresas como a Chat2Desk, oferecem o serviço de Chatbot para o WhatsApp com inteligência artificial, você ainda pode ter o sistema de CRM em nuvem do Bitrix24, que te permite ter um banco de dados de todos os seus leads e clientes, fazer campanhas de marketing, funil de vendas. E ainda criar grupos de tarefas com os seus funcionários e ainda pode acompanhar o andamento das tarefas da equipe através do kanban.
Com a nova lei do SAC, pode-se constatar que vem para melhorar o relacionamento entre marca e clientes, para que seja mais satisfatório. Pensado até mesmo como uma forma de diminuir problemas judiciais pela falta de resolução de um determinado problema.
O que muda com a nova Lei do SAC?
● Multicanal: as empresas devem ter obrigatoriamente mais de um canal de acesso e suporte para os clientes, impulsionando o uso da tecnologia para o atendimento ao cliente. Além do telefone, esses canais podem ser chatbot, site, aplicativos e outras plataformas digitais.
● Atendimento 24 horas: Com a disponibilidade de canais digitais que favorecem o acesso do cliente em qualquer horário e local, a empresa agora vai poder escolher um canal regulado para funcionar 24h por dia, todos os dias da semana.
● O atendimento telefônico continua a ser obrigatório, por no mínimo 8 horas por dia, mas cai a obrigatoriedade de um atendimento ininterrupto por telefone, desde que a empresa disponibilize outro canal 24h, como bots no WhatsApp ou Instagram.
● A acessibilidade se torna obrigatória. Pessoas com deficiência auditiva e/ou na fala e/ou na visão devem ser atendidas pelos mesmos canais para
resolver suas dúvidas ou problemas. Por isso, esses canais precisam contar com audiodescrição e atendentes capacitados.
● Você já ligou para alguma empresa para pedir uma única informação, mas antes teve que fornecer vários dados seus ao atendente? Agora fica proibido que os atendentes só forneçam a informação que o cliente quer depois de pegarem todos os seus dados. As dúvidas, se não forem relacionadas ao cliente especificamente, devem ser respondidas mesmo sem o envio de dados.
● As músicas promocionais que tocam enquanto o cliente espera só poderão ser tocadas com o consentimento do consumidor. Caso ele não queira ouvir, a empresa pode tocar outras mensagens que informem outros canais de atendimento da empresa e fale sobre direitos e deveres do consumidor.
● Todas as empresas terão que, obrigatoriamente, oferecer a possibilidade de o cliente falar com um ser humano. Assim, não podendo ter o atendimento feito exclusivamente por bots. Lembrando que a Meta também prioriza bots que tenham a possibilidade de falar com um atendente humano.
● Chega de explicar o seu problema ou dúvida várias vezes, para vários atendentes. Caso o cliente seja transferido para vários setores ou até mesmo se a ligação cair e ele retornar depois, os atendentes deverão ter as queixas dos clientes registradas para evitar que ele tenha que explicar a mesma coisa várias vezes, ainda que mude de setor no atendimento. Por isso, o número de protocolo se torna mais importante do que nunca.
● Nos casos de serviços de SAC, a operadora precisará dar uma resposta ao cliente no prazo máximo de 7 dias e terão que responder a cada queixa do cliente, item por item.
● Quando a reclamação do cliente se tratar de cobrança indevida, a cobrança deverá ser suspensa na hora da ligação. A empresa terá o prazo de 7 dias para identificar se a cobrança foi, de fato, indevida. Se identificar que sim, deverá manter a suspensão do valor. Caso identifique que o valor estava correto, poderá retomar a cobrança e informar ao cliente.
● Se o cliente quiser cancelar algum serviço, o cancelamento deve ser feito na hora, independente se o consumidor tem dívida aberta com a empresa ou não. Assim, a empresa não poderá mais condicionar o cancelamento ao pagamento da dívida.
● Quando o consumidor pedir o cancelamento de algum serviço, o fornecedor deverá enviar um documento por escrito informando que o serviço foi cancelado. Esse documento pode ser enviado tanto por email, quanto pelo correio. Mas quem vai decidir como quer receber o documento é o consumidor e não a empresa.
● Caso as empresas descumpram essas regras, elas estarão submetidas às penalidades do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.
Venha fazer parte do novo
A lei do SAC, traz mudanças que já são uma realidade no mercado, afinal os consumidores são multicanais e precisamos oferecer um atendimento que esteja alinhado a isso.
Com a plataforma multicanal da Chat2Desk você pode centralizar os canais de atendimento de todas as redes sociais centralizados em uma única tela da ferramenta. Deixe seu cliente mais satisfeito, escolhendo por onde quer se comunicar com a sua marca. Ofereça SAC ao cliente por email, chat, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e muito mais.
Seu time conta com o apoio da nossa IA (Inteligência artificial) para disponibilizar métricas do atendimento, relatórios e o contato cada vez mais próximo ao relacionamento do cliente.
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