Pular para o conteúdo

Tecnologia mais sustentável

O ritmo da produção e do consumo nos últimos anos provocou uma exploração excessiva de recursos naturais, com o avanço da tecnologia para diminuir os impactos causados, há disponível no mercado tecnologias sustentáveis que buscam oferecer tanto benefícios para a sociedade quanto ao meio ambiente. Alterando as maneiras de fabricação e de consumo.

 

Observando o contexto, a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, colaborando com o combate ao desperdício, a melhoria na qualidade dos transportes, saúde, criação de produtos com maior durabilidade e a reciclagem.

 

Pode-se contar com novos produtos e serviços disponíveis para trazer benefícios. Para saber mais sobre eles confira até o final deste artigo:

 

Geração distribuída

Desde 2012, é permitido no Brasil que os cidadãos gerem a sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e, caso haja excedente na produção, forneçam energia para a rede de distribuição de sua localidade (Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012). Isso é o que chamamos de geração distribuída.

Essa modalidade de geração de energia pode proporcionar diversos benefícios ao sistema elétrico, como:

REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Fontes renováveis, como a solar e a eólica, são comumente utilizadas na geração distribuída. Assim, o sistema energético se torna mais limpo, colaborando para a redução das emissões de GEE.

MINIMIZAÇÃO DE PERDAS

A energia produzida é consumida localmente e pode ser compartilhada pelos consumidores que a produzem e pelas distribuidoras. Além disso, as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas, reduzindo a perda de energia.

DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA

Diferentes fontes podem gerar energia em períodos do dia, do ano e em climas diferentes. Assim, diversificar a matriz energética é uma forma de aumentar a segurança, garantindo que a energia seja produzida em diversos períodos e condições.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Além de reduzir gastos ao produzir a própria energia, quando a quantidade produzida for superior à energia consumida no período, o consumidor pode obter alguns benefícios.

Conforme dissemos acima, no Brasil, é possível obter créditos que serão abatidos na fatura dos meses seguintes. Dessa forma, a geração distribuída é uma inovação que pode aliar economia financeira, auto sustentabilidade e consciência socioambiental, trazendo benefícios não só aos consumidores que optam por utilizá-la, mas também ao sistema elétrico.

Embora saibamos que a exploração de recursos naturais para a produção de aparelhos tecnológicos muitas vezes aconteçam de forma agressiva à natureza, há sim, diversas oportunidades para que a tecnologia seja usada a nosso favor, como vimos acima. De forma que possamos colaborar de formas diferentes para um desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *