Treinamento e capacitação de funcionários para lidar com tecnologias emergentes

Como explicamos na introdução, tecnologias emergentes são todas aquelas tecnologias que têm potencial disruptivo. Ou seja, as tecnologias que os especialistas consideram que, ao serem aplicadas no mundo dos negócios, modificarão a maneira como entendemos o mundo e o exploramos.

As tecnologias emergentes podem se encaixar em várias categorias. Algumas delas são exclusivamente referentes aos avanços que fazemos na configuração técnica de um produto — pense, por exemplo, no Wi-Fi 6 —, enquanto outras combinam hardware e software para reinventar completamente conceitos que já conhecemos, como o Data Analytics reinventou a análise de dados.

Essas tecnologias são chamadas de emergentes porque ainda não se consolidaram. Ou seja, nem todas as organizações podem utilizá-las no dia a dia para solucionar os seus problemas. Isso pode acontecer por muitos motivos, desde resistência à modificação dos processos internos de uma organização até a falta de orçamento para investir nas novas tecnologias.

Um dos maiores diferenciais das tecnologias emergentes é que podemos dar a elas um prazo de implementação entre 5 e 10 anos.

Uma tecnologia emergente é aquela que não impacta apenas o mundo dos negócios, mas também toda a sociedade. Se quiser um exemplo disso, basta olhar para a última década e ver como os smartphones modificaram a maneira como interagimos dentro e fora das empresas.

 

Quais são as principais tecnologias emergentes?

 

1. Internet das Coisas

A vida seria muito mais fácil se as coisas que utilizamos em nosso lar fossem todas automatizadas, não é mesmo? Essa é a ideia por trás da Internet das Coisas. Uma “coisa” pode ser qualquer tipo de dispositivo conectado à Internet, desde uma geladeira até uma assistente virtual como o Echo Dot ou Google Home.

Se no passado tudo isso não passava de sonho, hoje as coisas já começam a fazer parte das nossas residências na forma de assistentes, lâmpadas inteligentes, sistemas de segurança conectados com a internet e até chaveiros eletrônicos. Casas conectadas são a expectativa do mercado, e as facilidades que advêm dessa tecnologia são surpreendentes.

No futuro, mais dispositivos passarão a integrar a malha de coisas na sua casa, com o objetivo de simplificar o seu dia a dia.

Big Data e Data Analytics

Big Data e Data Analytics vem sendo utilizados cada vez mais pelas empresas para acumular, analisar e processar os dados de clientes e entender padrões entre eles. Atualmente, os recursos trabalham lado a lado com a Inteligência Artificial para ajudar softwares  a serem mais precisos e eficientes.

Wi-fi 6 e 5G

O 5G presente nos smartphones e o Wi-fi 6 presente na banda larga que utilizamos são uma realidade. Essas duas modalidades de conexão são moldadas para o novo mundo digital e estão prontas para receber múltiplas conexões — importante para funcionar com os objetos da Internet das coisas. Embora já estejam homologadas, ainda levarão um tempo para ganhar o mercado e a predileção dos consumidores.

 

Devemos estar atentos ao que essas tecnologias representam no nosso dia a dia, por isso partindo do pressuposto de que elas já são uma realidade, além de ter o poder de modificar as relações humanas. As empresas devem estar cada vez mais antenadas e implementá-las no ambiente de trabalho e oferecer um curso de capacitação aos seus colaboradores para que eles possam utilizar essas ferramentas da maneira correta e trazer mais benefícios para a organização e facilitar o dia a dia dos trabalhadores, proporcionando uma qualidade maior, agilizando os processos necessários. 

 

As tecnologias emergentes vão surgindo e tomando conta do mercado ao passar dos anos, a corporação deve sempre estar preparada e preparar seus funcionários para ela.

 

A Chat2Desk pode ajudar você nesse processo de comunicação com sua equipe, conheça nossos planos e facilite sua comunicação interna.

Solicite já uma demonstração e conheça todas as nossas funcionalidades!

 

 

Rolar para cima