Como o CRM pode melhorar os processos comerciais?

O uso da Customer  Relationship Management (CRM) é indispensável para tornar o processo comercial mais eficiente e completo.  E é através desse sistema que as equipes de vendas e de relacionamento com o cliente conseguem acompanhar  seus clientes e leads, em cada etapa do funil de vendas.  

Com os dados fornecidos pelo CRM é possível automatizar processos, que seriam muito mais trabalhosos caso a empresa não fizesse uso da ferramenta. Sem falar que esse sistema possibilita a escalabilidade das vendas e o uso de informações dos clientes de forma estratégica. Ajudando, também, na captação dos novos clientes ao oferecer relatórios avançados com informações estratégicas dos atendimentos e dos consumidores. Vamos saber um pouco mais sobre o CRM e como eles podem melhorar os processos comerciais?  Leia o post e fique por dentro!

 

CRM no processo comercial

É imprescindível saber em qual etapa do funil de vendas o seu cliente se encontra. E é preciso estar em contato com seus público em todas essas etapas da jornada do consumidor, educando-o e o conscientizando da importância da sua solução para resolver o problema dele. Afinal, serão essas interações que irão dar à equipe de vendas as informações necessárias para saber o quanto o cliente está próximo de fechar uma venda.

Assim, o closer saberá exatamente como deve abordar aquele cliente, além de já receber informações importantes para a negociação, como seus interesses, dores e desejos. Se o funil de vendas estiver bem elaborado, é possível ter uma visão clara, para saber se o cliente está engajado no processo ou não.

 

  • Por que sua empresa precisa de um CRM?

Atualmente, investir em CRM é essencial para qualquer negócio que deseja criar um relacionamento sólido com os seus clientes, que busca um posicionamento forte no seu mercado, estar entre as marcas tops of mind, construir uma comunidade engajada e ter recorrência de venda. Afinal, é possível alcançar alguns fatores através dessa ferramenta, entre eles:

  • Reconhecimento dos clientes;
  • Fortalecimento e notoriedade da sua marca;
  • Se manter competitivo no mercado;
  • Diminuição do custo por aquisição de cliente;
  • Fidelização de clientes.

Para que seja viável alcançar esse patamar no seu setor, é necessário obter um bom relacionamento com o cliente, um bom atendimento e se fazer presente no cotidiano do seu público. Além de se comunicar bem, é preciso trabalhar bem as “dores” e os desejos do seu público, o time de marketing e vendas deve trabalhar esses gatilhos de forma assertiva e precisa para levar o consumidor a ação.

Buscando focar em abordagens mais direcionadas, realizando boas vendas e acima de tudo conquistando a confiança do seu consumidor. É nesse quesito que o CRM ganha destaque, tornando-se um pilar para um bom relacionamento com o cliente, marketing e vendas. Mas além dessas estratégias, o CRM proporciona outros benefícios que iremos ver a seguir:

Como o CRM pode melhorar os processos comerciais?
Como o CRM pode melhorar os processos comerciais?
  • Rotina de trabalho mais produtiva

Os gestores precisam de concentração e organização de dados para mensurar como está a produtividade da sua equipe, quais estratégias vem gerando lucro, quais são os gargalos, o que precisa ser aprimorado e o que está dando errado para poder gerir com eficiência sua equipe.

Um sistema de CRM completo ajuda na entrega desses dados para essa análise sem ser necessário verificar inúmeras planilhas e documentos, pois um sistema de CRM já centraliza todas as informações em um relatório avançado. Chegou a hora de mudar essa burocracia! Com um sistema de CRM integrado fica mais fácil concentrar os dados dos consumidores em um mesmo lugar, gerando uma praticidade maior na rotina de trabalho da equipe de atendimento e, também, dos próprios gestores da equipe.

 

  • Otimização de tempo

É preciso ter ferramentas práticas que otimizem o tempo dos colaboradores, pois, hoje, podemos usar a tecnologia a nosso favor. Os colaboradores, então, podem programar lembretes de follow up, pegar informações no sistema para ter um atendimento personalizado, mandar e-mails conforme as últimas interações do lead ou cliente e outras ações de marketing. Tudo com rapidez e eficiência, sendo possível atender um número maior de clientes, pensar novas estratégias e direcionar bem a equipe.

 

  • Banco de dados rico e seguro

O segredo de um bom relacionamento com o cliente é conhecê-lo e entender todas as necessidades do seu consumidor. É imprescindível captar o maior número de informações. Mas não basta apenas colher os dados, é preciso deixá-los em um local seguro.

Com o CRM, sua empresa constrói uma rica base de dados, que se encontra sempre protegida, para não gerar nenhum problema à imagem da marca frente aos seus consumidores e garantir a segurança do cliente. Muitos sistemas de CRM, optam por fazer o armazenamento na nuvem. Isso evita, inclusive, a perda das informações caso os seus computadores quebrem, sejam furtados ou hackeados e etc.

 

  • Satisfação dos cliente

Ao ter mais precisão sobre os interesses, gostos e dores dos seus clientes, com a automação de marketing fica mais fácil entender as expectativas e entregar exatamente aquilo que o seu cliente espera. Dessa forma, se identifica ainda mais com a sua marca, enxergando valor agregado e se sentindo à vontade para realizar a compra de produtos ou serviços.

Cada vez mais os clientes desejam ver valores e identificação da sua personalidade e causas, naquilo que adquirem através de uma compra. Os consumidores estão cada vez mais atentos  a uma comunicação efetiva e a ter um relacionamento construtivo com suas marcas preferidas.

O que podemos concluir é que o sistema de CRM é uma ferramenta essencial que basicamente acompanha todo o processo de compra. O seu principal benefício é a construção de um banco de dados com uma gama de informações relevantes sobre os clientes, em qualquer momento do seu relacionamento com eles.

A qualidade de dados do CRM é fundamental para entender e melhorar os processos da empresa. Quando perdemos um cliente, devemos identificar três importantes informações: quando, onde e por que o perdemos. O motivo está muito além de perdemos um lead ou cliente. Mas, sim, a falta de capacidade em mantê-lo e aprimorar os processos da empresa para evitar a perda de outros.

Sistemas de CRM, como os da Chat2Desk, possuem interface integrada aos principais canais de comunicação do mercado digital. Além de colher e organizar os dados importantes dos clientes e apresentá-los nos relatórios avançados para fins estratégicos, podendo ser utilizado de forma efetiva pela equipe de vendas e de marketing. Além de oferecer comunicação híbrida, otimizando o trabalho dos atendentes. E, ainda possui uma base de dados integrada, facilitando o acesso rápido de informações concentrada em um único sistema

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