Cultura de valores: base para gestão de vendas

Estamos vivendo grandes mudanças de formas tão abruptas e profundas que vamos precisar ainda vivê-las mais uns anos para nos adaptar aos novos hábitos de consumo e a nova realidade que temos após a pandemia. Essas questões afetou empresas no todo, não só com relação aos seus clientes, mas, também, com relação a sua equipe. É preciso uma forte cultura de valores para que todos que passem por isso não se sentam ameaçados. Quando buscamos os reais problemas de uma equipe comercial, geralmente nos deparamos com problemas do cotidiano:

  • indisciplina;
  • falta de motivação;
  • pessoas desfocadas;
  • e, principalmente, falta de dedicação o suficiente para cumprir um objetivo.

Nossos colaboradores muitas vezes não estão acostumados a monitorarem suas próprias metas e dar o valor que realmente tem todas as suas conquistas. Esse fato acaba gerando um embate em que a empresa não sabe qual é a melhor opção. Deixar as exigências das metas apenas com os cargos de gestão ou implantar uma cultura de valor que educa as pessoas, com bons valores, a superarem os seus obstáculos e fazerem suas próprias metas.

Porém, hoje, ter uma cultura de valores é uma verdadeira dicotomia entre a teoria e prática, tanto para os colaboradores quanto para os gestores. Então, resolvemos te ajudar a encontrar uma forma de superar esse desafio em gerir uma equipe em uma empresa que tem como base uma cultura de valores

 

O que significa uma cultura de valor?

Uma empresa que tem forte cultura de valores em sua gestão coloca o seu propósito como base para todas as suas ações. É preciso mais que o lucro para superar grandes problemas, como o caso do coronavírus. Superar tudo de forma otimista sem abalar o emocional é como um conto de fadas. Mas quando se tem uma gestão de vendas que tem como base a cultura de valores, isso não é impossível. Pois além de ser um grande incentivo e são um dos aspectos mais importantes para uma relação harmoniosa, fazendo com que a cultura organizacional possa respirar nos momentos difíceis. 

E, inicialmente, a cultura de valores é muito benéfica, já que todos ganham uma nova visão da gestão e uma nova forma de lidar com as relações humanas e seus desafios. Além de trazer mais oportunidade de crescimento na empresa e na carreira para os colaboradores. Tenha como um valor principal o aprendizado que levamos dos momentos difíceis. Dessa forma, todos os colaboradores passam, também, a cultivar a sede pelo aprendizado e pelo desenvolvimento não só como profissional, mas como ser humano, também, por si só.

Os 5 fatores fundamentais para uma cultura de valor que tornarão a sua equipe mais empenhada, disposta a mudanças e envolvidas com o propósito da organização são os que mencionaremos abaixo.

Equipe alinhando sua cultura de valores
Equipe alinhando sua cultura de valores

Os 6 fatores primordiais para a cultura de valores

1. Propósito social

Todos nós gostamos de nos sentir úteis, em colaborar para algo relevante. Queremos contribuir para um mundo melhor. Assim, mais do que atingir as metas do negócio e da equipe de vendas, é preciso que eles vejam que estão colaborando para algo maior, em prol do bem estar de todos. As pessoas querem se sentir úteis umas para as outras. Querem realizar coisas que contribuam com a sociedade.

2. Prazer decorrente do trabalho

O ambiente de trabalho, também, precisa incentivar de forma que as pessoas se dedicam totalmente as suas atividades. Os objetivos alcançados pelo time é uma consequência dessa realização pessoal. Uma cultura de valores busca alinhar os objetivos pessoais com os da empresa. Quando os colaboradores verem que sua participação é importante e que gera valor, essas conquistas se tornam pessoal também. 

 

3. Autonomia

As pessoas não gostam de apenas seguirem regras, gostam da liberdade e ter autonomia para solucionar os seus problemas e tomar suas próprias escolhas com relação ao seu trabalho. Em uma cultura de valores, as pessoas tomam suas próprias escolhas sobre suas tarefas e, por isso, elas se sentem pertencentes e responsáveis pelos resultados de seu trabalho. Isso gera um sentimento de pertencimento, pois veem como uma construção sua e, por isso, se dedicam mais.

 

4. Reconhecimento

Os colaboradores querem realizar tarefas que tenham a ver com suas habilidades pessoais e suas competências, além de ter reconhecimento pelos seus resultados. Por isso, é tão importante que a empresa sempre dê os feedbacks para que o colaborador possa entender que está realizando um bom trabalho. E não somente ser elogiado por isso, mas ser premiado também.

Os elogios frente a equipe, quando não tem exageros e dentro dos critérios específicos, incentivam todos da equipe, pois veem como podem ser, também, reconhecidos e premiados.

 

5. Relacionamentos positivos

Todos da empresas precisam ter uma relação de confiança e credibilidade para que se tenha uma harmonia e bom funcionamento do time. É importante entender que todos esses valores são comuns e universal. Quanto mais nos sentimos capazes de trabalhar em um projeto, mais estimulados ficamos e mais nos dedicamos a ele. Quanto mais uma empresa influencia a auto realização de um colaborador através de uma cultura de valores, mais retorno ele trará a ela e mais feliz ele ficará. 

É necessário de ajudar colaboradores serem mais forte e usar todo o seu potencial, pois esse é o fator mais importante para ter uma cultura de valores na sua empresa, precisando, também, alinhá-los com todos os colaboradores para ter uma boa gestão que tenha resultados acima da média.

 

6 – Comunique-se com sua equipe

Para manter a equipe dedicada durante os períodos de crise, o gestor precisa descobrir o que está deixando a equipe desmotivada. E maneira mais eficiente para que os gestores saibam tudo o que está acontecendo é ter uma boa comunicação com a equipe e incentivar a comunicação interna. Por isso, sempre converse com o seu time e busque saber tudo o que acontece, qual os seus problemas, sempre ouça o que eles tem a dizer e as suas sugestões.

Explique sempre a situação da empresa, a clareza é um fator importante na cultura de valores. Seja sincero sobre os momentos bons e ruins e os chamem para que possam comemorar ou ajudar a empresa superar um período ruim. Assim, a empresa estará mais unida e terá mais chances de ter forças suficientes para superar os momentos em que precisará de mais empenho da equipe para crescer. 

É imprescindível para qualquer empresa que tenha uma cultura de valores em sua gestão ter um bom suporte de atendimento ao cliente e que o atenda em todos os canais de comunicação que a marca está presente. Além disso, precisa ter um CRM realmente bom, que ajude, também, seus colaboradores. Otimizando seu tempo e integrando informações estratégicas. Empresas como a Chat2Desk, oferece um CRM completo, com interface integrada, que utiliza as informações de forma estratégica. Gera relatórios e ainda possui chatbots, funcionando 24 horas por dia, não deixando o cliente sem resposta ou esperando. 

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