Estratégias de marketing para empresa em expansão

Duas das mais importantes estratégias de marketing para alavancar as vendas e que ajudam duas empresas em conjunto. No entanto, o co-branding e co-marketing são muito confundidos por serem estratégias de marketing parecidas. Além de criar um buzz, melhora o reconhecimento de marca e do produto. Acaba sendo muito lucrativo para ambas as marcas, mas é importante se atentar aos objetivos para entender qual das estratégias de marketing se adequa ao seu negócio e ao seu objetivo

É preciso analisar os obstáculos de cada uma das estratégias de marketing e considerar se valem a pena. Pois se já é complexo e trabalhoso diferenciar uma marca, mensurando todos os dados e verificando todas as variáveis que afetam a empresa. Agora, imagine isso com duas marcas ou mais operando simultaneamente em conjunto? 

Para ser bem sucedido nessa estratégia de marketing é preciso avaliar qual marca tem o mesmo público consumidor que você, afinidade com a cultura da sua empresa, se é benéfico para os dois. Se a empresa lucrará mais operando com a marca sozinha ou em conjunto. Além disso, as marcas devem ter o mesmo nível de reconhecimento no mercado, senão, a marca de mais peso não terá retorno sobre investimento do negócio. Para que você possa entender suas diferenças e avaliar cada uma das estratégias, vamos te explicar os benefícios e os desafios de cada uma: 

 

Co-branding

É o conceito dado para a unificação de vários produtos ou de várias marcas em uma única campanha ou estratégia de marketing, essencialmente ligando vários produtos em um pacote.

Benefícios

Produtos ou marcas compartilhadas se beneficiam dos recursos conjuntos de uma única campanha. E uma aliança entre empresas tende a resultar em maior confiança, bem como risco compartilhado. As campanhas combinadas de marketing e publicidadeimpulsionadas por orçamentos maiores – obviamente oferecerão um grande potencial de alcance e, como resultado, a receita das vendas tenderá a ser maior.

 

Desafios

As marcas precisam estar extremamente sincronizadas com os objetivos, estratégia de marketing, visão e perfil público de cada uma. Caso contrário, a colaboração pode se tornar muito complexa, resultando em um produto ou campanha de marketing que é confuso e desinteressante.

Se as marcas não funcionarem bem juntas ou as próprias marcas não forem adequadas, a campanha não funcionará. Da mesma forma, os clientes que têm associações negativas com uma marca podem muito bem transferir essas associações para a outra marca, sendo ambas marcadas com o mesmo pincel.Você não precisa ir muito longe para ver ótimos exemplos de parcerias de co-branding.

A Dell e a Intel estabeleceram uma colaboração frutífera, combinando computadores pessoais e processadores com eficácia e sucesso.

Longe do mundo da tecnologia, Michael Jordan combinou sua marca pessoal com a imagem de roupas esportivas globais da Nike para criar os tênis Air Jordan. Essa oportunidade de co-branding, que foi lançada em 1984, ainda é extremamente comercial hoje.

Estratégias de marketing: co-branding e co-marketing
Estratégias de marketing: co-branding e co-marketing

Co-marketing 

Não é uma estratégia de marketing nova, mas, somente, agora, as marcas estão incorporando-o em de verdade suas estratégias de marketing. Mesmo assim, é um conceito pouco falado e que quase não tem artigos bons sobre.

Co-marketing é quando duas empresas colaboram em esforços promocionais para uma oferta conjunta. Em uma parceria de marketing conjunto, ambas as empresas promovem uma parte do conteúdo ou produto e compartilham os resultados dessa promoção. Ao alavancar o relacionamento e o alcance junto de um parceiro, as campanhas de marketing conjunto são projetadas para fornecer mais leads, buzz e conscientização, com menos trabalho e custo.

Quando você pensa sobre isso, o co-marketing faz todo o sentido. Duas empresas combinam seus recursos, habilidades, ideias e alcance para criar uma campanha poderosa que atinge um público muito mais amplo do que cada uma delas poderia atingir sozinha. O co-marketing pode se manifestar de muitas maneiras diferentes: uma postagem no blog, uma pesquisa, um bate-papo no Twitter, uma aquisição de uma storie no Instagram, um webinar ou até mesmo um evento virtual.

 

Benefícios da estratégia de marketing

Uma campanha de co-marketing bem-sucedida deve beneficiar ambas as partes. Oferece às empresas maiores a chance de reforçar a identidade de sua marca e fornece uma experiência consistente para um grande público. Para empresas menores, é um grande impulso em publicidade.

Se a sua empresa tem uma equipe de marketing pequena, de qualquer forma, a sua empresa cria conteúdo de graça. Aproveitar esse trabalho para construir relacionamento com outras marcas do setor, é um grande retorno com baixo custo. E você ainda tem a chance de levar seu conteúdo em direções diferentes: o que você cria para o público de outra marca não é, necessariamente, o que você criaria para o seu público. Além da sua equipe poder ter uma visão interessante sobre como outras equipes de marketing operam.

Ajuda a ‘preencher as lacunas’ de algumas habilidades ou recursos, pois a outra marca pode ter o orçamento ou a experiência que você não tem. E é muito mais fácil do que marketing de influência. As marcas tendem a serem mais abertas à proposta de co-marketing do que os influenciadores

Hoje em dia, está cada vez mais difícil se destacar online, o que significa que as marcas estão correndo mais riscos para serem notadas – gastando mais em anúncios, por exemplo. O co-marketing representa uma aposta mais segura e ainda altamente eficaz, já que se tem praticamente a garantia de atingir um público maior e, principalmente, o público certo para sua marca.

Desafios

É vital que as empresas envolvidas em uma campanha de co-marketing garantam que tenham acordos legais adequados em vigor para esclarecer seus direitos. E responsabilidades como parte de seus esforços conjuntos e para evitar quaisquer disputas potenciais. Também é crucial que as campanhas de co-marketing não violem nenhuma regra anticompetitiva.

Existem muitas estratégias de co-marketing nas quais as marcas podem fazer. Alguns tipos principais nas estratégias de marketing são:

  • Marketing de afiliados: uma forma de marketing digital em que as marcas colaboram com blogueiras, influenciadores ou outras marcas que têm um público semelhante para obter acesso a novos clientes.
  • Parceria de distribuição: este método envolve o empacotamento do produto de um parceiro com o seu, ou o fornecimento do seu produto ou serviço a outra marca.
  • Além das collabs nas redes sociais.
  • Patrocínios de eventos

Ao fazer uma estratégia que aumenta tanto o alcance é imprescindível ter um bom suporte, tanto para tirar as dúvidas dos leads na pré-venda, quanto na pós venda e até mesmo nas vendas. Já que o comércio eletrônico decolou! Nesses casos em que se tem uma demanda muito grande, principalmente de novos clientes. Se não for suporte que tenha chatbots e inteligência artificial, é certo que seus clientes ficarão esperando, vocês perderão a gestão de leads e a jornada do consumidor. 

Por isso, é importante ter um CRM completo e integrado, com a Chat2Desk, você tem atendimento 24 horas por dia, sem deixar o cliente esperando, além de utilizar chatbots para criar menus, enviar mensagens padrões e resolver problemas simples. Pode, também, ter todo o relatório com os dados organizados. Além de uma interface integrada, com todos os canais de comunicação. Otimizando o trabalho dos seus colaboradores e fazendo com que os seus clientes sejam atendidos mais rapidamente.

Estratégias de marketing: co-branding e co-marketing 1

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