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Como encantar clientes em suas vendas online?

encantar clientes é muito importante no mercado atual

Surpreender e encantar clientes quando você vende centenas ou até milhares de produtos todos os dias é um pouco complicado. São muitos clientes para administrar e todos esses cuidados mais personalizados e pessoais, sabemos, não são escaláveis. É mais fácil quando se tem poucos clientes e você está apenas começando sua jornada no mundo digital. Um cartão de agradecimento escrito à mão aqui, uma mensagem personalizada ali. Essas são estratégias fantásticas quando você tem apenas um punhado de clientes.

Porém, não é impossível encantar clientes quando já se tem um bom market share. Existem algumas estratégias que permitem encantar clientes milhões de vezes ao mesmo tempo e dar todo esse toque de pessoalidade.

4 dicas para encantar clientes no mundo digital

Torne tudo o mais pessoal possível

Os clientes ficam maravilhados quando você dá a eles mais do que eles esperavam. Personalizar cada interação com o cliente, seja por e-mail ou em uma página do seu site, é uma ótima maneira de fazer isso.

No entanto, tenha cuidado quando se trata de personalização. Os clientes estão se frustrando até com o marketing personalizado. Isso porque muitas empresas dizem que personalizam sua comunicação quando tudo o que fazem é personalizar as linhas de assunto do e-mail. Ou usando uma linguagem mega robótica. Isso acaba sendo inautêntico.

Isso não significa que sua empresa não possa personalizar em escala, no entanto. A verdadeira personalização requer que você conheça melhor seus clientes e se comunique de uma forma que realmente os conecte.

Criar personas do cliente, mapear a jornada do cliente e fazer pesquisas aprofundadas sobre o cliente são táticas escalonáveis ​​que podem ajudá-lo a conhecer melhor seus clientes e, como resultado, adaptar suas comunicações.

Uma opção é criar uma oferta personalizada para os clientes após a compra. O truque é usar seus dados para criar uma oferta sob medida para eles, com os produtos que a sua empresa sabe que seus clientes gostam. Dessa forma, eles estarão muito mais inclinados a usá-lo

Mas não mande ofertas o tempo todo para os seus clientes. Se a sua empresa deseja tornar suas ofertas genuínas, significativas e memoráveis, utilize as ofertas em momentos estratégicos. Pois ao usar essa tática demais, ela parecerá apenas mais uma manobra de marketing.

Outra estratégia para encantar clientes é enviar um presente no aniversário dele, nem que seja um cartão ou um email. Os clientes sempre acham que as marcas não ligam pra isso, então esta é uma excelente maneira de encantar clientes e tornar seu dia um pouco mais especial. O melhor é que tudo isso pode ser automatizado. Não importa quantos clientes você tenha. Não é preciso nenhum esforço extra para enviar um desconto de aniversário personalizado.

 

Brindes são excelentes para encantar clientes

As embalagens são uma das formas econômicas mais populares de encantar clientes. A embalagem certa, bonita, estruturada, que parece um presente, faz com que o cliente se sinta especial e importante, o que, em troca, aumenta a fidelidade à marca. Não faltam coisas que você pode incluir em suas estratégias para encantar clientes. 

  • Ofertas de desconto
  • Amostras
  • Presentes
  • Cartões de agradecimento
  • Pedidos de revisão

Essas estratégias são econômicas e eficientes em termos de tempo. Marcas que desejam algo ainda mais significativo podem incluir um marcador de página ou uma etiqueta para presente.

 

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Encantar clientes com um serviço excepcional

Os clientes não esperam que as marcas tenham um atendimento ao cliente incrível. É por isso que surpreendê-los com uma experiência excepcional pode ser uma ótima estratégia para encantar clientes e transformá-los em fortes defensores da marca.

As marcas que investem pesado no suporte de atendimento surpreendem os clientes por darem respostas ridiculamente rápidas e resolverem os seus problemas. Por mais que esse seja um assunto recorrente no mercado, sabemos que as marcas demoram muito ainda a responder às solicitações dos seus clientes, isso quando não os deixam sem resposta. 

Mais importante que responder rapidamente, é fazer isso de forma personalizada e resolver problemas dos clientes. Pois é bem comum também, ter um atendimento rápido, porém ficar mandando o cliente para vários setores como se ele fosse uma peteca, coitado. Isso deixa qualquer pessoa frustrada.

No entanto, não adianta investir em uma única melhoria. O diferencial, geralmente, vem quando uma marca vai além do que é esperado. É esse o combinado que tem como resultado, roubar o coração do cliente (e sua carteira junto.

Ter um ótimo sistema de CRM

Encantar clientes com um suporte ao cliente excepcional só é possível em escala quando você capacita sua equipe de atendimento ao cliente para ter alta performance. E como já foi dito, será necessário dar autonomia a seus colaboradores para resolver as questões dos clientes.

Confiar na sua equipe é a chave para que sua empresa encantar clientes em grande escala. Isso não apenas ajudará seus atendentes de suporte a fazerem seu trabalho com mais eficácia, mas também evitará as burocracias e desperdício de tempo que é ter que pedir para um gerente ter que aprovar cada solicitação de reembolso ou crédito.

Uma forma de conseguir norteá-los é tendo boas ferramentas como no caso de se ter um bom sistema de CRM em que coleta as informações mais importantes, organize-as. Ajudando aos colaboradores e a própria empresa entender como encantar cada perfil de cliente, como fazer um bom atendimento e totalmente personalizado. ter um sistema integrado ajuda os atendentes, também, a oferecer um suporte mais ágil e completo aos clientes. Impedindo aquela situação em que parece que todos na empresa estão perdidos e não sabe qual direcionamento tomar.

Empresas como a Chat2Desk, possuem sistema em SaaS, inteligência artificial e machine learning, coletam e organizam os dados no sistema e em relatórios, sendo de grande valia para as estratégias das empresas.

Além disso, utilizam os chatbots, possibilitando a empresa ter atendimento 24h por dia de forma ininterrupta. Não tendo fila de espera, não deixando de responder o cliente e ainda auxilia o trabalho dos atendentes, já que os chatbots resolvem as questões mais simples para que os atendentes possam se dedicar às questões mais complexas.

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