Antes da pandemia, muitas empresas conseguiam crescer rapidamente nas redes sociais, criavam comunidades fortes e engajadas apenas no Instagram, Youtube e etc. Sem a necessidade de uma estratégia omnichannel. Porém, com o grande amadurecimento do mercado, houve uma inserção massiva dos negócios no mundo digital, gerando maior dificuldade em uma determinada empresa se destacar nas plataformas. Afinal, a quantidade de informações e opções aumentaram ao ponto de não conseguir reter a atenção das pessoas por muito tempo sem uma estratégia muito eficiente e uma presença digital muito forte.
Uma ferramenta boa que pode reverter esse quadro de dispersão da audiência é a estratégia omnichannel, ou seja, sua empresa está em qualquer lugar do mundo digital e do físico. Isso significa fornecer aos seus clientes uma experiência de compra totalmente integrada da loja física ao e-commerce, incluindo aplicativos e todas as possibilidades de comunicação oferecidas pelo mundo offline e online.
Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é uma estratégia omnichannel, bem como os requisitos básicos para poder implementá-la na sua empresa.
As regras do jogo mudaram
Tabela de conteúdo
O mercado não pode mais ignorar algumas das novas tendências que estão abalando todo o mundo: a revolução digital, a desconfiança e os hábitos de compra dos millennials, o surgimento das bigtechs, etc.
Por mais de 50 anos, temos conseguido resultados excelentes de vendas usando as mesmas estratégias de marketing e técnicas de negociação, mas, agora, é hora de atualizar, e uma comunicação e estratégia omnichannel para vendas, atendimento marketing será essencial.
Uma pesquisa da Harvard Business Review com mais de 46.000 compradores teve como seu resultado:
- 20% compravam apenas em lojas físicas.
- 7% compram apenas por plataformas online.
- 73% usaram vários canais de compra e de comunicação.
Da mesma forma, a CNDL/SPC Brasilrealizou dois estudos reveladores. Um mostrou que 97% dos consumidores fazem pesquisa pela internet antes de ir à loja física efetuar a compra e, outro, concluiu que 82% usaram o smartphone para fazer pesquisas na internet sobre as compras que estão prestes a fazer dentro da loja física.
Depois dessas informações, tem certeza de que deseja continuar com sua estratégia de vendas usual?
Vantagens de uma estratégia omnichannel de venda
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Melhores taxas de retenção de clientes
Os clientes desejam comprar da maneira que lhes for mais conveniente, portanto, a experiência de uma estratégia omnichannel é a melhor maneira de lidar com a variedade de canais de atendimento que temos à nossa disposição hoje. Pois, além de o cliente poder se comunicar com a sua empresa pelo canal de atendimento que mais costuma usar ou que mais gosta. Sua empresa estará presente em mais lugares, alcançando mais pessoas e podendo converter mais leads.
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Aumento da rotatividade
A mesma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mencionado antes mostra que os clientes omnichannel são 30% mais valiosos. Pois acompanham a marca em todo lugar costumam ser defensores da marca. Da mesma forma, vinculando-se à maior retenção de clientes, deve-se lembrar que clientes recorrentes, mesmo que representem apenas 8% da base total, geram 40% da receita.
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A estratégia omnichannel aumenta da satisfação do cliente
A estratégia omnichannel não foca somente em fazer vendas. Por outras palavras, os clientes verificam e compram, mas, também, esperam que lhes ofereça um bom serviço através de qualquer um dos canais de atendimento que decidam escolher para se comunicar com a marca em qualquer etapa da venda, inclusive no pós-venda.
- 64% dos clientes esperam receber suporte ao cliente em tempo real, independentemente do canal de comunicação;
- 75% dos clientes retornarão às empresas que consideram ter uma boa entrega.
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Melhoria do número de referências e recomendações
Independentemente de todo o dinheiro que sua empresa possa investir em marketing e publicidade, nada se compara ao boca a boca, seja online ou offline. A Forbes aponta uma pesquisa da Nielsen no qual se concluiu que 92% dos consumidores acreditam nas recomendações de amigos e familiares mais do que em todas as formas de publicidade.
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Melhor eficiência
Para oferecer aos clientes um atendimento eficaz e rápido, é necessário ter uma base de dados abrangente e centralizada, acessível em qualquer canal de comunicação. Isso significa aumentar a visibilidade de seus produtos e promoções, disponibilizando todas as informações de que precisam. Não se esqueça que 81% dos consumidores conferem e comparam as postagens de seus amigos e dos consumidores sobre determinada marca antes de irem à loja física.
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Melhor coleta de dados do cliente
A sua empresa poderá acompanhar os seus clientes em todos os canais de atendimento que utiliza e, desta forma, compreendê-los melhor, sabendo quais são as suas preferências: interesses, como consomem,as lista de produtos que consultaram, as ofertas em que clicaram, etc.
Isso permite uma comunicação e envio de promoções mais assertivas com cada cliente e que os farão se sentir especiais. Eles sentirão que você não os trata como qualquer pessoa, mas que os conhece e se preocupa com os seus clientes.
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Conectando a experiência offline e online
Hoje, não basta ter presença online e offline, tudo deve estar interligado. Seu objetivo final não deve ser gerar vendas em um canal de atendimento e vendas específico, mas permitir que as compras ocorram de forma natural e fluente no canal de atendimento e vendas que seu cliente escolher.
Algumas cadeias de fast food, como McDonald’s ou Bob’ s, oferecem descontos e promoções para seus clientes por meio de seus aplicativos, dos quais eles podem usar em suas lojas físicas, simplesmente mostrando-os em seus smartphones para a equipe de vendas. Esse tipo de interação em todos os níveis melhora o relacionamento com o cliente e faz com que ele participe e interaja com sua empresa voluntariamente
Uma interação é um sinal de que esse cliente irá percorrer seu pipeline de vendas da seguinte maneira: de cliente potencial para cliente, de cliente único para cliente recorrente, de cliente recorrente para cliente que o recomenda ativamente para seus conhecidos.
Por isso, toda empresa deve investir em sistema de CRM como os da Chat2desk, que além de ser omnichannel, permitem o uso de chatbots com inteligência artificial, facilitando e acelerando o atendimento de casos simples. Fazendo com que sua equipe se dedique aos casos que realmente demandam atenção, além disso, ajudam a personalizar todas as mensagens. E ainda geram relatórios com as informações estratégicas e importantes para criação de campanhas de marketing e boa comunicação com o cliente. E relatório de performance da equipe.