Uma abordagem estratégica de comunicação 360 graus pode parecer confusa em um primeiro momento, mas que é muito simples na prática. Seu conceito é baseado em analisar seus clientes e seu público de forma tão criteriosa, que consegue usar inúmeras estratégias em vários canais simultaneamente. Considerando os interesses, gostos, dores, desejos, padrões comportamentais, formatos dos canais e atividades dos clientes.
O que é a estratégia de comunicação 360?
Tabela de conteúdo
A comunicação 360 tem como seu foco principal uma estratégia de marketing que busca atingir o maior número possível de consumidores por meio de várias ações e canais de comunicação. Isso pode ser feito de várias maneiras, neste artigo você irá ver umas sugestões de ações que pode aplicar na sua empresa em uma estratégia de comunicação 360.
Estratégias de SEO
As estatísticas mostram que 81% das experiências online começam com uma pesquisa usando o Google. Isso nos diz a importância de se investir em SEO como um meio de captação de clientes e, sobretudo, fidelização já que estatisticamente esse é o seu primeiro ponto de contato. Pois, com o objetivo de criar essa comunicação 360, é preciso estar no topo dos resultados de pesquisa, sendo crucial para a exposição inicial e, a interação, após esse primeiro contato.
Investir em mídia social
As redes sociais, também, são pontos essenciais de contato para garantir que esta comunicação 360 seja eficiente. Sabemos que, hoje, as redes sociais são uma vitrine para o mercado e para o público também. Segundo a pesquisa de Social Commerce da All In Social Miner, 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para pesquisa antes de realizar suas compras
Assim, sua empresa só vai se beneficiar ao utilizar as redes sociais como um meio de comunicação com o seu público e seus clientes, desempenhando um papel importante de conscientização dos clientes e de captação de dados estratégicos na estratégia de comunicação 360.
Implementando Melhores Estratégias de Comunicação
Embora tentar atrair o interesse de seus clientes seja um ótimo primeiro passo a ser dado para aumentar a captação de leads e aumentar o interesse do público na sua empresa, reter esse interesse é o principal ponto na comunicação 360. Ao garantir que seus clientes fiquem satisfeitos com os serviços que você oferece, é muito mais provável que você garanta venda recorrente com esse cliente fiel e ainda receba indicações. Resultando na diminuição do custo por aquisição de cliente.
Manter uma linha de comunicação clara entre sua empresa e sua base de clientes é extremamente importante para garantir que os clientes voltem e, assim, potencialmente atrair outros clientes. Uma experiência negativa pode ter um impacto devastador nas operações de negócios, sendo a satisfação do cliente uma estratégia prioritária a ser considerada.
Isso pode ser feito concentrando seus canais de comunicação, os conteúdos valiosos que agreguem valor para o cliente; a coleta de informações estratégicas dos seus clientes para ações futuras, como: interesses, gostos, personalidade, dores, desejos e necessidades.
E ter bons setores como sucesso e suporte do clientes, trabalhando em conjunto focados em melhoria contínua. Por exemplo, você pode considerar a implementação de pesquisas de NPS ou de preferência para os clientes descrever sua experiência com sua empresa. Esta é uma ação que vai ajudar não só a atrair clientes, mas, também, retê-los, ao melhorar as ações de acordo com o feedback. E, assim, implantando melhor a comunicação 360, promovendo ainda mais o seu negócio.
Aliás, as redes sociais podem até ajudar o setor de satisfação do cliente, já que é um ótimo lugar para ver como as pessoas estão se sentindo em relação às suas experiências com o produto, atendimento e entrega. Por exemplo, eles podem postar em suas próprias redes sociais relatando ter tido uma experiência positiva ou negativa com seu produto.
É importante, também, ter uma equipe responsável e preparada para parte de relações públicas, cuidando da imagem e promoção em eventos não só na mídia online como no mundo offline também. Sobretudo em lives, webinários e posicionamento em vídeos nas redes sociais é sempre importante ter um media training.
Isso pode ser um bom feedback que a equipe irá receber, vendo a necessidade de mudar sua comunicação. O que provavelmente irá melhorar a sua imagem perante os seus clientes, como uma empresa que ouve os seus clientes e faz as melhorias necessárias para ter uma excelente entrega.
Considerando a importância do seu site
Focar na experiência do usuário e do cliente em seu site, também, é importante em uma estratégia de comunicação 360. Ter um bom design, boa usabilidade, ser rápido e responsivo são essenciais para passar boa impressão e mostrar ao seu cliente que você se preocupa com o ele.
Além disso, ter um chat em seu site para tirar dúvidas em período integral é muito importante, pois, muitas vezes, o cliente tem dúvida na hora da compra e que precisam ser sanadas naquele momento. Sabemos, venda é emoção!
Investir em mídia paga, também, é imprescindível, as redes sociais já não possuem a entrega do conteúdo orgânico como antes. Por isso, as empresas precisam investir em anúncios para que tenham mais visibilidade e presença digital. Além disso, podem usar o recurso de remarketing e conteúdo segmentado de acordo com a etapa do cliente na jornada do consumidor. Sendo uma excelente ferramenta de direcionamento de ações estratégicas.
E, acima de tudo, o mais importante é ter um suporte ao cliente em todos os canais de comunicação, pois não adianta criar conteúdo com o propósito de alcançar mais pessoas e não criar conexões e interagir com elas, para que se tornem leads ou clientes. Por isso, toda empresa precisa estar disponível para ouvir e responder as dúvidas e reclamações dos seus clientes.
Empresas como a Chat2desk, oferecem um sistema de CRM completo, com integração em várias redes sociais e canais de comunicação. Permitindo um atendimento híbrido funcionando 24h por dia, 7 dias por semana devido o uso de chatbots, com inteligência artificial e machine learning. Que possibilita uma abordagem automática e personalizada, além da coleta, organização e criação de relatório com informações estratégicas dos clientes para ações futuras de marketing.